Ele sempre pensou com seus botões: tio tem de ser tiozão; pais educam, tios deseducam – no bom sentido, é claro. E que melhor maneira de fugir das regras do que fazer brincadeiras, digamos, porquinhas? Vai por mim: as crianças adoram!

CARREGANDO :)

Da teoria à prática: o tio bobão e a sobrinha malandrinha brincavam de fazer cocô de mentirinha. Com direito a som de pum com a boca. A menina então pede:

“Quero fazê cocô!”

Publicidade

“Você já tá fazendo.”

“De verdade.”

“Então tá.”

O tio a põe no vaso sanitário. A patente parecia uma boca gigante que ia engoli-la – o mundo, afinal, é feito para adultos. Mas OK. Necessidades feitas sem nenhum incidente.

“Agora você me limpa”, diz a menina.

Publicidade

Humm! O tio nunca tinha passado por aquilo. Mistura de nojinho com medo de machucar o bumbunzinho da sobrinha ao usar muita força pra limpá-la. Marinheiro de primeira viagem. Fazer o quê?

“Peraí! O tio vai chamar o teu pai.”

“Por quê?”

“É porque o tio não sabe...”

Rápida no gatilho, ela dispara a desconcertante pergunta:

Publicidade

“Você não limpa o teu bumbum?”

O tio achou que estava implícito que ele só não sabia limpar uma criança. Mas crianças não entendem o que está subentendido. O pior é que muitas vezes nós achamos que aquilo que falamos está claro para todos – incluindo adultos. Mas não está. É quando ocorrem os grandes mal-entendidos. E aí não tem jeito: sempre dá caca. E não é de mentirinha.

***

Muitas vezes nós achamos que aquilo que falamos está claro para todos – mas não está

Veja também
  • Nós contra eles (5 de outubro de 2016)
  • “Mesmo no mais alto trono estamos sentados sobre o nosso traseiro” (28 de setembro de 2016)
Publicidade

Família reunida para o almoço de Páscoa. Conversa vai. Conversa vem. E alguém comenta ao alto sobre o verdadeiro significado da data: nada de coelhinho nem de ovos de chocolate. É aquela história: já não se faz mais Páscoa como antigamente. Mas quem falou não chega a concluir o pensamento – a ressurreição de Cristo, vocês sabem...

Curioso, o garoto pergunta ao tio:

“Por que, então, tem Páscoa?”

O tio tenta se redimir das brincadeirinhas escatológicas com os sobrinhos. De vez em quando tem de parecer sério. Essa é uma boa hora. Mas como explicar a ressurreição para uma criança? Ele titubeia um pouco, tentando achar o que dizer.

“Bem... É que Jesus... Você sabe quem, né?”

Publicidade

“Sei, diz o menino.”

Então o tio segue em frente. E dá a resposta, confiante:

“Bem, é que Jesus morreu. E depois viveu de novo no dia da Páscoa.”

Explicação perfeita, pensa o tio. Simples. Fácil de entender. Só que não! E vem a desconcertante pergunta (mais uma!):

“Então Jesus é um zumbi?”

Publicidade

Não, não vou pelo caminho fácil de dizer que os pais têm de ensinar religião aos filhos, que as crianças veem muita bobagem na internet, blablablá... Quero ir um pouco mais a fundo. Falar de fé. A fé, como se diz, é um salto no escuro: acreditar mesmo que a razão diga não. Crer com a inocência de uma criança. Não é simples tampouco fácil de entender. Parece um pouco com a ficção. OK, talvez histórias de zumbis não sejam o melhor exemplo... Mas quando vemos um bom filme ou lemos um livro que nos toca, encontramos algo de verdadeiro. E isso nos reacende a esperança. A fé – e essa é uma interpretação muito particular – age de modo semelhante dentro de nós.

***

Antes de começar, um aviso a pais, avós, tios: é muita maldade ter uma sala de estar cheia de bibelôs e proibir as crianças de brincar com eles. É como levá-las ao parque de diversões só pra comer maçã do amor e pipoca. Simplesmente não dá.

Agora, a história. Seduzido pela bailarina de gesso da sala da vó, o netinho pede:

“Pode?”

Publicidade

“Pode sim. Mas toma cuidado.”

Mais faceiro que um vira-lata no lixo, ele começa a brincar. Mergulha num mundo imaginário. Mas, de repente, um descuido. E ela cai. Como Maria Antonieta, a bailarina é decapitada. Desesperado, tenta grudar a cabeça no corpo. Uma. Duas. Três vezes. O guri percebe, então, que ela não é um brinquedo que pode ser remontado. Os olhos lacrimejam. O beiço vira uma tromba de elefante. E, então, explode em choro.

O garoto percebeu cedo que às vezes nós quebramos algumas coisas que podem não ter conserto. Tem gente que passa a vida sem aprender isso. Mas, se ele não tivesse ficado tão transtornado, iria perceber que pode ser que haja uma saída para o que parece insolúvel. A cabeça da bailarina foi colada. Quase não dá para perceber. E hoje ela continua lá, enfeitando a sala da avó.