• Carregando...

Como diria o Natureza Morta, no outrora obrigatório "nariz de cera", ecos de Pequim. Todos sabem, ou patrioticamente deveriam saber, que Maurren Maggi tornou-se a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro individual em Olimpíadas – em todos os tempos. Cravou 7,04 metros. Foi também a primeira medalha do atletismo feminino do país na história da competição. A prata ficou com Tatyana Lebedeva, da Rússia, que saltou 7,03 m. Ou seja, papamos a medalha por um centímetro de diferença.

Uma doce vingança – milimetricamente preparada pelo destino. Como lembra o Natureza, já perdemos um ambicionado título mundial por causa dela, a bendita ou maldita medida, dependendo do caso. Explicando: Maria Martha Hacker Rocha, ou simplesmente Martha Rocha, foi Miss Brasil 1954 e, no mesmo ano, disputou nos Estados Unidos o concurso Miss Universo. Pelas pesquisas, Martha, 18 anos, já estava eleita. Ao fundo, o coro famoso: "Já ganhou/já ganhou". Mas eis que acaba miseravelmente derrotada pela americana Miriam Stevenson. Alegação dos jurados: tinha duas polegadas a mais nos quadris.

Duas polegadas? Isso, duas polegadas. A propósito, um breve intervalo para um teste: uma polegada tem quantos centímetros? Resposta na seqüência... *

Mas a nossa representante virou referência de beleza.

Daí a "doce vingança" invocada pelo Natureza:

– Uma perdeu por duas polegadas. A outra, conquistou o mundo graças a um centímetro.

Em tempo: o caso Martha Rocha rendeu até uma marchinha carnavalesca, de Acir e Pedro Caetano.

Por duas polegadas a mais/

passaram a baiana pra trás.

Por duas polegadas/

E logo nos quadris.

Tem dó, tem dó, seu juiz

Beronha volta apressado da biblioteca e intervém:

– E tem mais! Polegada vem de polegar. É uma medida inglesa. Uma polegada é mais ou menos igual ao comprimento da segunda falange do polegar.

– Falange, minha senhora? Não, por favor, não estamos falando da Guerra Civil Espanhola, ou Guerra de Espanha, mas dos pequenos ossos dos dedos. Não, minha senhora; sim, minha senhora, existiu a Falange franquista, mas essa é outra história. Vamos nos limitar à falange, à falanginha (segundo ossinho dos dedos) e à falangeta (última falange, a que carrega a unha).

* Resposta do teste: uma polegada corresponde a 2,54 centímetros. Ou, para quem insiste em não pensar grande, 25,4 milímetros.

Resolva-se

Seja uma pessoa feliz com as pílulas (gratuitas) do Beronha.

• Para vencer a timidez: vire distribuidor de panfletos na XV.

• Para entrar em forma para a Olimpíada de 2012: arrume emprego de recolhedor de sacos de lixo no carro-caçamba noturno da prefeitura.

• Para largar a bebida: tome dois porres seguidos de saquê. Ou um porrezinho de licor de ovo.

• Para sobreviver na multidão: mantenha a melancia no pescoço.

• Para não se corromper na profissão: bem, aí talvez só dê jeito a terapia do joelhaço, do Analista de Bagé.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]