• Carregando...

Inevitável. Um belo dia – não necessariamente chuvoso e num fim de semana propício para tomar o rumo do Água Verde ou do Municipal –, você também será chamado. Calma. Por enquanto, estamos falando da renovação da carteira de motorista, a Carteira Nacional de Habilitação, ou cê.êne.agá, como prefere o pessoal das auto-escolas.

Como tudo passa – sem trocadilho – no trânsito, a renovação da CNH exige uma reavaliação dos condutores. Normal. Somos de outra geração. Pelas resoluções 168/169, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os caboclos habilitados antes de 1998, quando entrou em vigor o Código de Trânsito Brasileiro, devem enfrentar 15 horas de curso de atualização.

No Paraná, o dito cujo pode ser feito em um Centro de Formação de Condutores (auto-escola) ou por conta própria, bastando, no caso, retirar o material didático da internet, no site do Denatran ou do Detran. Outra portaria determinou que o caboclo deverá fazer uma prova de 30 questões (22 de direção defensiva e 8 de primeiros socorros), realizada em qualquer Circunscrição de Trânsito, ou pela participação nos cursos de direção defensiva e primeiros socorros, na modalidade presencial...

– Epa! reage o Beronha, essa coisa de "modalidade presencial" não é modismo da coluna, está nos textos do Detran!

... retomando o que eu dizia antes de ser rudemente interrompido*, a modalidade presencial (que vá) é ministrada nos Centros de Formação de Condutores. É preciso acertar pelo menos 21 questões para ser aprovado.

Para quem acha que é bolinho, lançamos um repto: respondam a algumas questões elaboradas pelo Beronha e o Natureza Morta, que participaram do meu curso como "caronas-assistentes" e até cogitaram criar a Auto-Escola Beronha & Natureza, que teria como slogan "Aprovação garantida ou um desastre na certa". O teste (para concluir em 30 segundos):

– O que vem a ser passo longo?

– Quantos silvos (breves ou curtos) significam que você está sendo parado pelo agente de trânsito?

– O perímetro urbano é composto de quantas – e quais – vias?

– Dói injeção na via arterial?

– Via oral faz parte do perímetro urbano?

– E o perímetro rural, quantas vias tem?

– O que diferencia uma estrada de uma rodovia?

– Como contar dois segundos dirigindo na estrada, sem recorrer ao relógio ou pedir ajuda à sogra, que vai de carona?

– Destas perguntas, quantas são sérias e quantas são pura engazopação?

Respostas na próxima coluna.

Primeiros socorros. Na parte de respiração boca a boca, Beronha, entusiasmadíssimo com a instrutora (uma morenaça), insistiu em tomar parte ativa da aula prática.

Levou um pito (dois silvos longos – advertência) e perdeu 7 pontos na carteira por avançar o sinal (infração gravíssima).

* Homenagem a Fausto Wolff. Ao retornar à atividade jornalística (2005), começou o texto assim: "Como eu ia dizendo aqui no JB antes de ser rudemente interrompido por 20 anos de ditadura militar e 20 de ditadura branca"...

Francisco Camargo é jornalista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]