• Carregando...

Matambre de panela

Matambre é a carne que cobre as costelas do boi. É dura, mas deliciosa quando bem preparada. Vamos a um tipo de matambre que pratico:

Limpe bem a parte interna, tirando a gordura. Corte em pedaços de 12 por 12 centímetros. Faça um tempero com sal, pimenta do reino, óleo de soja, dentes de alho amassados e tiras de bacon. Estenda as tiras de bacon e alguns dentes de alho e enrole junto com a carne, bem apertado. Amarre com linha grossa, fazendo nós a cada 3 centímetros. Doure em panela de pressão – obviamente sem tampa – e em seguida cubra com água fervente. Com uma hora de fogo na panela pressão fica macia. Retire e coloque numa forma. Ponha em cima uma tábua de carne com um peso. Deixe pressionando de um dia para outro e ficará como salame seco. Para aperitivo é inigualável. Pode ser feito na brasa, assado durante pelo menos 4 horas. Para acompanhar o aperitivo sugiro o vinho tinto português Quinta do Caxão.

A minha querida nora, a advogada Maria Isabel Centa Malucelli, conta esta:

Era o baile de debutantes da minha irmã e trabalhava na casa dos meus pais há pouco tempo um casal, ela cozinheira, a Leocádia, e ele motorista, chamado Batista.

A mãe pediu para Batista ir até o clube Graciosa "tirar" 2 mesas para o baile, explicou direitinho, pediu para ir cedo pois poderia ter fila. Deu o dinheiro e ele foi.

Chegando lá, um dos primeiros da fila, logo foi atendido, "comprou" as mesas e então começou o atrapalho. Passado um tempo a secretária do clube ligou para a casa da mãe e pediu que ela falasse com o Batista pois ele estava nervoso e não entendendo como que ele estava "comprando" as mesas mas não poderia levá-las. Ele dissera que não sairia dali sem as mesas! Como que ele se explicaria para a patroa, pagar tão caro pelas mesas e não poder levá-las!

A mãe não sabia se ria ou se morria de vergonha... Conversou com ele até que ele se acalmou e entendeu que as mesas ficariam no clube.

Os Templários

Os avós Ecléia-Joel Carneiro da Silva estudaram bastante a Ordem dos Templários para que pudessem passar alguns conhecimentos ao neto Pedro Henrique, de 6 anos, durante a visita que fizeram à cidade de Tomar, em Portugal. É lá que está situado o histórico monumento da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem dos Templários ou Ordem do Templo. Uma das mais famosas Ordens Militares, a organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, com o propósito original de assegurar segurança dos muitos cristãos que voltaram a fazer peregrinação a Jerusalém após sua conquista. Os cavaleiros templários, em seus característicos mantos brancos com a cruz vermelha, estavam entre Cruzadas.

Depois da visita e da aula, a Ecléia perguntou ao Pedro Henrique se ele havia entendido as explicações recebidas dela e do avô e se sabia quem eram os templários:

– Claro que entendi, vó. templários são homens que constroem templos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]