• Carregando...

Lentilhada

A receita é de autoria do engenheiro civil João Suplicy de Lacerda. Ingredientes: 1 kg de lentilha em água, 1 kg de linguiça calabresa defumada, 1 kg de paio defumado, 1 kg de lombo defumado, 1 kg de costelinha de porco defumada, 4 cebolas médias, 4 dentes de alho e 3 folhas de louro e óleo.

Preparo:

Esquente o óleo e coloque as cebolas picadas e os dentes de alho amassados, até dourar. Adicione a lentilha que ficou na água desde a noite anterior. Acrescente água fervente. Em outra panela cozinhe as costelinhas de porco e após 15 minutos de fervura, acrescente o lombo e após mais 10 minutos coloque o paio e a calabresa. Quando os ingredientes e a lentilha estiverem cozidos, transporte as carnes para a panela da lentilha, com as três folhas de louro, e vá acrescentando a água da fervura das carnes e da lentilha, para ficar com a consistência de uma feijoada. Obs: não é necessário sal, e só o use conforme o gosto. Sirva com arroz e farinha de mandioca de Morretes.

Março de 1989. Jaime Lerner, em seu terceiro mandato de prefeito, nomeou o engenheiro Augusto Canto Neto para secretário de Obras Pú­­blicas. Por sua vez, Canto Neto nomeou o engenheiro David Goldbaum como superintendente e responsável pelo refeitório da SMOP, que atendia cerca de 1.500 refeições/dia, para funcionários. Certo dia, David teve a ideia de oferecer almoço ao pessoal do gabinete do prefeito, do vice, deputados e vereadores.

Constrangimento geral. Jaime Lerner, Henrique Naigeboren (chefe de gabinete), Henrique Goldestein (assessor especial e da agenda), Gerson Guelman e outros da colônia judaica não tocaram nos pratos, enquanto o deputado Aníbal Khury, ortodoxo-cristão, ao lado, comia satisfeito.

Canto Neto, discretamente, perguntou ao Henrique Naige­­boren o que estava acontecendo e ele, educadamente, explicou que pernil de porco, toucinho de porco com couve refogada com bacon, bisteca e joelho de porco, não fazem parte do cardápio judaico.

Canto Neto disse que quem organizara o cardápio fora o superintendente eng.º Henrique Goldbaum. Até hoje, Canto Neto não sabe qual foi a pena imposta ao David, perante a sinagoga e pelo rabino.

Sandálias e Sapatos

Maria Eduarda Groff e Pedro Meyer Groff, netos do Luiz Groff, e que moram em cidades diferentes, encontraram-se no apartamento de Caiobá. Vendo que o Pedro estava descalço, a Maria Eduarda, que tem apenas um ano e meio, foi até o quarto e, entre vários pares jogados no chão, pegou a sandália do Pedro e levou para ele. Surpreso que lembrasse do sapato do primo que não via há alguns meses, o Groff provocou:

– Agora vá buscar os sapatos da Bianca (filha de uma amiga que também estava na praia).

Maria Eduarda foi até o quarto e ficou olhando, indecisa, para a pilha de sapatos no chão. O Groff corrigiu:

– Não é sapato, é sandália.

Sem hesitar, Maria Eduarda pegou a sandália da Bianca e foi entregar à dona.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]