• Carregando...

Receita

Mocotó

Ingredientes (para quatro pessoas): um quilo e meio de pata de boi (mocotó) serrada com mais ou menos 6 cm; duas cebolas picadinhas; cinco tomates sem sementes picadinhos; um maço de salsa e cebolinha; seis dentes de alho picadinho; uma colher de sobremesa de pimenta do reino moída; suco de dois limões; uma colher de sopa de alecrim; uma colher de sal (sopa); cinco gotas de pimenta malagueta ou comari; 200 gramas de bacon defumado picadinho miúdo, de preferência magro.

Como preparar: depois de lavado, o pé de boi deve ser esfregado com limão. Dê uma ligeira ferventada e jogue fora a água. Em nova água, em panela de pressão, que cubra os pedaços, deixe cozinhar por aproximadamente duas horas, em fogo lento. Se estiver soltando os ossos, deixe esfriar e desosse; reserve, inclusive o caldo.

Em um pouco de azeite de milho, frite pela ordem o bacon, o alho (sem queimar), a cebola e o tomate. Em seguida, coloque as partes sólidas do mocotó, refogue bem sem deixar queimar. Ponha o caldo e os temperos. Deixe cozinhar por mais meia hora. Acompanha, de preferência, arroz branco.

Pelos idos de 1943/44, a nossa Gazeta do Povo funcionava na Rua XV. E era de costume afixar os telegramas informando sobre o andamento da Segunda Guerra Mundial num mural defronte ao prédio. O sr. Afonso Melara, alfaiate, de origem italiana, pai do Carlos Melara e bisavô do publicitário Cláudio Loureiro, foi lá saber as últimas.

Como havia muita gente e ele não conseguia ler, perguntou, para um conhecido que tinha estado bem defronte aos telegramas, o que dizia o último despacho: "Os americanos invadiram a Sicília!"

"Que invadiram que nada! Sono tutti figli di italiani!", respondeu o Melara. E concluiu: "Deixaram eles entrar, isso sim!"

Mitch-Boy, o corretor

Ivan Marques, já falecido, anos atrás foi uma revelação do nosso futebol, mas abandonou cedo a prática e resolveu morar em Guaratuba. Era filho do procurador do Estado dr. Pedro Marques, um homem sisudo e muito reservado. Uma tarde, Ivan levou à sua casa o Mihai Nicolae, conhecidíssimo como "Mitch-Boy".

O dr. Pedro perguntou o que o Mitch fazia: "Corretor zoológico", foi a resposta. Depois que ele foi embora, o dr. Pedro indagou ao Ivan: "O que faz um corretor zoológico?"

"Corretor do jogo do bicho..."

A neta esperta

Um belo dia liguei para a minha filha Loize, em Toledo, e quem atendeu foi minha neta Brenda, na época com 3 aninhos. Ouço, ao fundo, o genro Rocha indagar a ela: "Quem é?"

"É o meu avô!"

"Deixe eu falar com o vô!"

"O Malu é meu avô! O teu já morreu..."

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]