• Carregando...

Receita

O "meu" bacalhau

Aprendi a fazer uma bacalhoada, não sei quando e nem por que chamo de "à espanhola"; é assim que faço a receita para quatro pessoas: Ingredientes: 800 gramas de lombo de bacalhau Imperial Porto, dividido em quatro pedaços, sem espinho e sem pele, devidamente demolhado com 24 horas de antecedência, sete águas, como ensinam os mestres lusos. Três horas antes de iniciar os trabalhos, retire a água, enxugue o bacalhau e deixe de molho em leite natural. Depois desse tempo, retire o leite, seque bem as quatro peças e comece os trabalhos. Cozinhe levemente meio quilo de batatas inglesas sem casca e fatie; três cebolas fatiadas e um pimentão vermelho picado; uma cabeça de alho moído; meio quilo de tomates maduros fatiados; 100 gramas de azeitonas verdes e outro tanto de pretas; duas xícaras de azeite de oliva; meia xícara de salsa e cebolinhas picadinhas; e uma pitada de pimenta do reino. Unte uma forma refratária com azeite, coloque pela ordem: as batatas, o pimentão, a cebola, o tomate, as azeitonas, a salsa e cebolinha, a pimenta e, por cima, os filés de bacalhau. Espalhe por cima dos filés o alho moído, regue com bastante azeite e leve ao forno. Assar por uma hora, aproximadamente. Para beber, ouso indicar um tinto português, que é um dos meus vinhos preferidos: Visconde de Borba.

Alguns anos atrás, em uma pescaria no Rio Paraguai, em Corumbá (Mato Grosso), alguns curitibanos alugaram um barco-hotel e formaram um animado grupo, segundo contou o Aguilar Silva, integrado por Sergio Prosdocimo, Pedro Gomes, Rubens Pinho, Carlos Eduardo Barrinuevo (Barrica), Daniel Rispoli, Cid Speranceta e Artur Lorio.

O dentista Rubens Pinho e o Barrica só aprontavam. Coincidentemente, quando os dois saíram para pescar em um barco pequeno, um grupo de policiais abordou o barco-hotel e chamou o Sergio Prosdocimo, que respondia pelo grupo. Depois de tudo verificado, documentação e licença em ordem, o Sergio convidou os fiscais para almoçar.

Durante a refeição, Sergio resolveu aprontar pra cima do Barrica e do Pinho. Pediu ao chefe dos fiscais, e ele topou, para que dessem um susto nos dois, pedindo documentos de pesca, nota fiscal dos molinetes e outros documentos.

Tão logo os dois chegaram, a turma de bordo ficou atenta, imaginando que os recém-chegados ficariam constrangidos. De cara, Barrica bateu continência para o chefão e, quando este lhe pediu os documentos, ele foi logo dizendo que pedissem a nota fiscal da filmadora do Aguilar e outros documentos dos demais integrantes do grupo.

Foi aí que a brincadeira acabou em gargalhadas.

A foto do Mingo

Contou Eric Hunzicker, um dedicado contador e colecionador de histórias de Morretes, que Domingos Malucelli (o Mingo) foi tirar carteira de motorista e o funcionário do Detran perguntou: "Tirou foto de perfil?" "Não! Só de lado..."

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]