• Carregando...

Receita

Bacalhau Witeli

Wilson Teixeira Lima, mestre nas artes culinárias, fez essa receita no Jantar das Estrelas, anos atrás, no Clube Curitibano, uma promoção em favor do Lar O Bom Caminho, dirigido pelo médico Julio Gomel.

• Ingredientes: 1 kg de bacalhau; 300 g de vagem verde; 300 g de cenoura; 2 kg de batata-inglesa; dois pimentões médios; cinco dentes de alho; uma noz-moscada ralada; três folhas de louro; um maço médio de cheiro verde; um copo de leite (200 ml); um copo de azeite de oliva (200 ml); 150 g de azeitonas pretas médias; quatro ovos cozidos cortados em cubo; e duas gemas.

• Preparo: dessalgue o bacalhau com três águas, cozinhe e desfie. Corte a vagem em pedaços de 1 cm e cozinhe; corte a cenoura em cubos e cozinhe; cozinhe as batatas descascadas; corte os pimentões em quadradinhos; separe a metade das batatas, corte em fatias e misture aos demais ingredientes já cozidos e arrume numa travessa refratária. Bata no liquidificador o leite, o azeite, o alho, a cebola, o cheiro verde, e derrame sobre a travessa; pincele com a gema e leve ao forno por 40 minutos.

Em meados da década de 1960, depois de defender o Operário Ferroviário (de Ponta Grossa) e o Londrina, o meia-armador Leocádio Cônsul teve uma rápida passagem pela Ferroviária de Araraquara. Numa bela tarde de domingo, num jogo contra o Corinthians, no Pacaembu, o Leocádio abriu o marcador com um golaço.

O famoso locutor da Bandeirantes Fiori Giglioti deu cores brilhantes ao feito: "Gol da Ferroviária, time da Morada do Sol! Gol de Leocádio, o moço que veio de Portugal". O festejado narrador confundiu a pequenina Mafra (SC) com o convento de Portugal.

Um chá diferente

Um amigo apelidado de Déco, que, como quase todos nós, gosta de um aperitivo no fim de tarde, um bom papo e uma comidinha esperta, ficou indignado injustamente quando recebeu um convite e entendeu que estava sendo censurado.

Ele entendeu mais ou menos assim um recado de uma "secretária" não muito afeita ao vernáculo: "É pro senhor não esquecê deixá de bebê!"

Só que o recado era um convite para ele "não esquecer do chá do bebê" que sua filha grávida estava promovendo dias antes do parto.

Julio Gomel, o Rei do Abraço

O médico Julio Gomel, que hoje dedica boa parte do seu tempo para cuidar do Lar O Bom Caminho, entidade que cuida de crianças de 1 a 5 anos, é extremamente popular, pois atende todo mundo e é um verdadeiro "pau de enchente", como se diz na gíria, para quem vai de um lado para outro cumprimentando as pessoas.

Conta um dos seus amigos que, tempos atrás, ia chegando ao prédio onde o Julio tem consultório quando o viu saindo e, logo em seguida, abraçar dois supostos amigos. Julio foi embora e o amigo, que estava alguns passos atrás, teve tempo de ouvir os dois dialogando: "Quem é o teu amigo tão simpático?" "Não sei! Pensei que era teu amigo."

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]