i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Marleth Silva

O coração bate forte

  • Pormarleth@gazetadopovo.com.br
  • 11/10/2013 21:03
 | Ilustração: Felipe Lima
| Foto: Ilustração: Felipe Lima

"Já escolheu uma profissão?" – perguntam ao menino ao meu lado. O olhar se torna vago e ele gagueja algo. Seja lá o que for que sonha ser, aposto que ele acredita que será um sucesso, que será especial.

Os jovens têm todas as possibilidades do mundo. Um garoto de 15 anos pode sonhar em ser médico, escritor, chefe de cozinha, jogador de futebol, músico, advogado, ambientalista, presidente da República, terrorista – qualquer coisa. O que torna a juventude tão valorizada é isso: as possibilidades, o tempo disponível para viver, a distância da morte.

Fui rápido demais ao ponto final. Na essência tudo se resume ao nosso medo da morte. Quanto mais longe acreditamos que estamos dela, mais fortes nos achamos. Mas voltemos ao raciocínio que eu deixei para trás.

O jovem é dono de todas as possibilidades porque tem tempo e está livre das amarras que as experiências vão grudando em nós. A experiência em si é uma amarra. Faz refletir e evitar certas situações. Os bens que acumulamos são amarras. As contas a pagar são amarras. Os filhos são amarras. Os sucessos são amarras. As derrotas são amarras. A responsabilidade é amarra. A profissão na qual você consumiu anos da vida se torna uma amarra. Largá-la para começar outra nova e deixar todo o tempo investido para trás? É preciso uma coragem que poucos têm.

O jovem investiu pouco. Daí a possibilidade de sonhar. Crescer é limitar-se, é amarrar-se. Até o ponto em que as perdas acumuladas mostrem que dá para ser livre de novo. Pessoas maduras dizem isso. Depois de certa idade, quando as expectativas diminuem, se sentem mais livres.

Na adolescência e na juventude cabem todas as expectativas imagináveis. Na maturidade cabem as expectativas essenciais. É assim mesmo? Faz sentido para mim.

Longe dos extremos, a vida é uma confusão. Na chamada "fase produtiva" da vida as pessoas estão sempre ocupadas. Têm de correr para conseguir um lugar ao sol, para criar os filhos, para mostrar a que vieram, para provar seus talentos, para conquistar amores, para se recuperar da perda de amores, para juntar dinheiro para a aposentadoria. É uma lista infindável de tarefas que mantém os produtivos ocupados. Quando nos damos conta, vemos que o tempo está passando e que não dá mais para se iludir pensando que podemos tudo. A velha arrogância/inocência não faz mais sentido.

Diariamente uma pessoa aparece no nosso espelho para reafirmar isso. Um dia ela surge mais bem disposta, no outro parece esgotada como um centenário. Todo dia ela grita: "Reinventa-me ou te devoro. Dispa-se das ilusões, mas deixe os sonhos".

Deixe os sonhos, deixe a fome, a sede, a vontade de respirar. A morte pode parecer mais real e mais próxima, mas o coração ainda bate.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.