Nicolas Behr faz de Brasilíada uma reinvenção poética da capital federal| Foto: Divulgação

Vindo da geração marginal, e de uma prisão, durante a ditadura militar, por porte de material pornográfico, isto é, por porte de poesia, Nicolas Behr (nascido em 1958) mantém-se fiel aos valores daquele período. Morando desde 1974 em Brasília, ele fez da margem uma forma de refundar a capital federal, num livro todo dedicado a ela: Brasilíada.

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À primeira vista, causa estranhamento que um poeta irreverente se dedique a cantar, num projeto épico, Brasília. Mas a referência à Ilíada, de Homero, cumpre uma função irônica em poemas que compõem uma narrativa fragmentária e corrosiva. As suas intenções são, portanto, antiépicas, e demarcam uma posição estética e política.

O livro cria um movimento antagônico de amor e ódio. Para o poeta, há uma cidade encoberta que precisa ser desenterrada. É nisto que ele está empenhado, em trazer de volta uma outra Brasília, vista a partir não dos monumentos e da sua mitologia modernista, mas da dor e do suor dos trabalhadores que a construíram, os calangos. Eis o surgimento de Braxília: lugar simbólico dos fracassados. Se a planta oficial tem a forma de um avião, esta outra planta, mítica, terá a forma de uma borboleta. Contra a imagem-máquina, própria dos valores concretistas – e do concreto armado que deu origem aos prédios – ele opõe uma imagem natural, em sintonia com o cerrado.

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O movimento do livro é duplo. Destruição da "cidade-mamata", da "cidade-autorama", e ressurreição da urbe subterrânea. Em poemas de uma simplicidade profunda e divertida, totalmente afastados do hermetismo de certa lírica contemporânea, Nicolas Behr opera a ressemantização de Brasília, fazendo saborosos jogos de linguagem. Assim, o anti-homem público é o homem-bico, o homem-bic, os trabalhadores informais e o poeta marginal, heróis dessa nova cruzada. Nicolas lembra que Brasília é maior do que os seus habitantes habituais:

os políticos são visitantes ocasionais e logo logo os expulsaremos (p.54)

Além desse ódio aos políticos, há ainda o ódio ao burocrata (definido magistralmente pelo poeta como um "ser meio homem meio carimbo"), todos irmanados pela vida fácil e pela vaidade. Num dos belos poemas do livro, ele relaciona o vazio urbanístico aos seus freqüentadores engravatados e similares:

em meio ao vazio do cerrado construiu-se uma cidade vazia habitada por pessoas vazias que circulam por avenidas vazias em carros vazios de pneus vazios mas cheias do vazio de si mesmas (p.36)

Seu amor e sua devoção são exercidos pela outra urbe, "viva, noturna, alternativa, rebelde, roqueira", e pelo cerrado – o autor é sócio-proprietário de um viveiro de plantas da região. Nesse processo, ele reverte o sentido daquele espaço, que deixa de ser uma referência da arquitetura moderna (e da corrupção) para que surja a cidade ecológica, construída diariamente pelos trabalhadores. Se o desejo de confronto que moveu a geração marginal amorteceu na grande maioria dos seus adeptos históricos, em Brasília, onde o poder é mais opressor, este impulso segue vivo na verve lírica e irônica de Nicolar Behr, o seu melhor tradutor: "o primeiro mito / de brasília / é jk // o segundo, renato russo // o terceiro mito sou eu // mas isso / vocês não sabem // porque ainda não morri" (p.25). Manter-se longe do poder, tanto do político quanto do literário, tem garantido a Nicolas Behr uma rara autenticidade na poesia brasileira.

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Serviço

Brasilíada, de Nicolas Behr. Língua Geral, 72 págs, R$ 30. Poesia.