• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Um dos mais importantes carnavalescos do Brasil mora na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Ney Souza, que amanhã desfilará como destaque na escola carioca Imperatriz Leopoldinense, é uma lenda viva no Carnaval brasileiro.

Sua trajetória começou na década de 60, quando era estilista, dono de famoso atelier especializado em vestidos de debutantes e noivas. Nesta época, sem esperar, ganhou em Curitiba o prêmio máximo num baile de fantasias, o que o impulsionou a criar para o Carnaval.

Ele já perdeu as contas de quantas fantasias já fez e revela que apenas para uso próprio chegam a ser quatro num único ano. Em seu acervo particular, além destas criações, ele guarda outra preciosidade. São aproximadamente duas mil peças de moda desde o início do século passado. "Elas estão sendo preparadas para um futuro Museu da Moda e do Carnaval", conta ele. Acompanhe outros trechos da conversa:

O que é ser carnavalesco? Ney Souza – primeiro ser alegre, numa boa, mas nunca é ser folião de sair atrás do trio elétrico ou do banho de espuma. Tem muito trabalho, muita pesquisa, estudo, criar e desenhar, saber um pouco de tudo, até de engenharia para ir ao ferreiro onde tudo começa. Como surgiu a paixão pelo Carnaval? Para fugir do branco das debutantes e noivas que era o forte do atelier durante todo o ano. Como a paixão virou profissão? No Carnaval de 64 fui ao Baile Municipal no Clube Concórdia, fantasiado como pedia o convite. Ganhei o 1º lugar. Daí para o sucesso foi um pulo. Você é de uma família tradicional. Eles não foram contra no começo? No começo, claro. Costureiro não era profissão com anel de doutor. Mas, com o tempo, as coisas mudaram e até hoje vamos juntos ao Carnaval. É muito difícil ser carnavalesco em Curitiba? Quando fui carnavalesco no Rancho das Flores foi um sucesso, dizem que eram os anos de ouro. Já desfilou na avenida? Aqui poucas vezes. No Rio de Janeiro, até o ano passado. Já desfilei na Império Serrano, União da Ilha , Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense... Qual a sua melhor lembrança do Carnaval? Só coisas boas. Muitos primeiros lugares, o hours-concours, os melhores bailes, viagens pelo país e exterior, muitos amigos – chega!

Quantas fantasias você já criou ao longo destes anos? Muitas. Só para o meu uso, às vezes quatro por ano. Mais as dos manequins, mais as dos clientes... Qual a fantasia que você mais gosta? A do ano, a última criação. A que mais marcou em todos os sentidos foi Exaltação Gótica, dois anos de trabalho, a beleza, os muitos prêmios e o convite do Ministério das Relações Exteriores e Funarte. A fantasia está no Museu do Carnaval e da Máscara em Binche, na Bélgica. O que você seria se não fosse carnavalesco? Esta foi a minha opção de profissão... Se você pudesse mudar algo em Curitiba, o que mudaria? O Carnaval, com certeza. O que te deu ou dá prazer entre as suas atividades? Muitos figurinos para teatro, ópera e balet. Gratificante o desfile dos 300 Anos de Curitiba; grandioso os 500 Anos do Brasil, em Salvador; o mais lindo presépio nas escadarias da Universidade e a expectativa do próximo trabalho: a abertura e encerramento do Pan, no Rio de Janeiro no Estádio do Maracanã. Uma música. A boa música brasileira. Uma cor. Todas. Verde com marinho, vermelho com rosa, depende pra que... Você acha que o carnaval mudou muito desde que você começou? Claro, hoje é técnico, televisivo, um show para o mundo. Uma frase. Ter amor ao próximo

UFA!!! 1

Os 609 atletas amadores que participaram da 19.ª edição do Sesc Triathlon Caiobá fizeram a diferença na competição. Quem está todo prosa é o executivo Adalberto Scherer Filho, que em anos anteriores, conquistou sempre a 2.ª colocação e agora, conseguiu a a 1.ª em sua categoria (50/54 anos).

UFA!!! 2

Também foram campeões Gastão Gomes Santos (categoria 45/49 anos) e seu filho Felipe (15/19 anos) e Saulo Sanson (35/39 anos). Emerson Imbronizio, Renato Campos e Danilo Zacarias conseguiram resultados expressivos. Somente 31 atletas concorreram na categoria profissional.

AGENDA CHEIA

Mais três grandes shows estão confirmados para os próximos meses em Curitiba: Skank e O Rappa nos dias 16 e 24 de março, respectivamente, e Os Paralamas do Sucesso, dia 28 de abril. Todos acontecem no palco do Curitiba Master Hall, com assinatura local da RW7, do produtor Rubinho Wagner.

TACADA

O jovem golfista Máximo João Kopp participa entre os dias 26 e 31 de março do Campeonato Sul-Americano Juvenil 2007, que será realizado no campo do Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. O campeonato reunirá os melhores jogadores juvenis de 10 países da América do Sul. Kopp foi o 16.º colocado no Mundial Amador de 2006.

EM SAMPA

Após anos comandando a gerência de Marketing Eventos da Phillip Morris em Curitiba, Ana Paula Kuba Ide está agora residindo em São Paulo, para trabalhar numas das mais importantes agências de publicidade, a F/Nazca, onde é a gerente de atendimento da Nike.

P-A-R-A-B-É-N-S

Hoje (18): Carlos Henrique Gusso, Cida Borghetti, Cristiane Ribinski, Dilmar Archegas, João Komuchena, Leandro Jabur, Leonor Albuquerque Maranhão, Luiz Renato Pedroso, Maria Alborghetti, Maria Manzochi, Marília Malucelli, Moacir Lazzarotto de Oliveira Filho, Paulo Tabajara de Oliveira, Regina Volpi Malucelli, Solange Isfer.

Amanhã (19): Agostinho Creplive Filho, Andrea Bertocco, Constantino Viaro, Deni Schwartz, Egon José de Assis, Fabianne Brandalise, Gal Czerny, Giovanni Muffone, Idemar Froldi, Kyrlei Boff, Leilah Bufrem, Luiz Forte Netto, Maiz Ribas, Marco Túlio Vargas, Sérgio Bronfman, Tânia Groff, Zorah Dalcanale.

Terça (20): Aglae Portugal, Airton Hack, Alexandre Behring Costa, Alzeli Macedo, Amílcar Rafael Greca, Ana Maria Brandão, Camilo Amatuzzi Neto, Gil Caron, Luiza Helena Leão Camargo, Marlene Conte, Ricardo Maranhão, Vitor Kaminski.

Quarta (21): Ana Luísa Bevervanso Franzak, Aramis Serpa, Daniela Almeida Farracha de Castro, Francisco Macedo Júnior, Gastão Doring, Mário Lopes dos Santos, Osvaldo Marochi, Rosani Erichsen, Sandra Mara Gusso de Souza, Wilson de Araújo Bueno, Zelinda De Bona.

Quinta (22): Cássio Chamecki, Cláudia Malucelli Manfrinato, Patrícia Galiano Formazzari, Viviane Follador.

Sexta (23): Fernando Augusto Mello Guimarães, Hiroshi Inoe, Izabel Hoffmann, Louise Liu Rigo, Mª Cristina Sebrão de Oliveira, Salmo Raskin, Tatiana de Paula Cesar, Vivian de Oliveira.

Sábado (24): Adriane Taques, Avelino Vieira Neto, Cláudia Vieira Villela, Celso Rotoli de Macedo, Celso Sausen, Deógenes Lopes, gêmeas Daniela e Isabela Formighieri, Jayme Canet Neto, João Roberto Lupion Mello.

P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A

• O casal Apoline e Guilberto Minguetti está que é só alegria com o nascimento de Rafaela, que vem fazer companhia ao irmãozinho Bruno.Gerson Zafalon Martins assumiu a presidência do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

• Alessandro Weber agendou para os 9, 10 e 11 de março o tradicional bazar Achados do Batel. Serão 34 espaços, além de uma central de cartões de crédito.

• Os odontólogos Alexandre Schlemm e Anna Silva Setti da Rocha inauguraram o DFI – Diagnóstico Facial por Imagem.

• O catarinense Fernando José Alves inaugurou a cantina italiana Casa do Bepe, na Vicente Machado. O ambiente é bem típico.

nadyesda@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]