• Carregando...
Vídeo | RPC TV
Vídeo| Foto: RPC TV

Estilo arrojado, texto impecável e eterna curiosidade sobre moda levaram a jornalista Ana Clara Garmendia a se transformar, aos pouquinhos, em referência no assunto. O que começou com notoriedade local, rompeu os limites e já ultrapassou o Oceano Atlântico. Na ponte-aérea Paris-Curitiba desde fevereiro de 2006, ela é credenciada junto à Câmara Francesa de Moda e acompanha os desfiles de alta-costura e prêt-à-porter na França.

Conhecida pela abordagem informal em seus textos, a jornalista abastece diariamente o seu blog – que já conta com 70 mil acessos – de comparativos dos grandes desfiles internacionais com a moda real, sempre com pitadas de street-fashion: fotos feitas em flagrante pela própria jornalista nas ruas de Paris, revelando as reais tendências das ruas na capital mundial da moda.

Acompanhe trechos do bate-papo de Ana Clara com a coluna, em sua mais recente passagem por Curitiba:

Como começou o seu interesse por moda?

Ana Clara Garmendia – Quando era bem pequena e tinha pesadelos, minha mãe dizia para eu sonhar que estava escolhendo um belo vestido para o medo passar. Desde então tenho na roupa um símbolo de coisas boas. Na moda não há tristezas. Você se sente mais gaúcha ou curitibana?

Gaúcha de nascença e curitibana por afinidade e devoção. Foi aqui que minha família se reergueu emocionalmente depois que meu pai faleceu.

Atualmente, qual o seu estado de espírito?

Leve, livre e solto. Qual a peça básica que todos devem ter no armário?

Mulheres, um bom vestido preto. Homens, um blazer preto. Quem é a pessoa mais elegante do mundo?

A que sabe usar o básico e o luxuoso com a mesma elegância e na hora certa.

E a mais mal vestida?

A que mesmo com todo dinheiro do mundo não reflete sua personalidade através da roupa. A moda deve ser levada à sério?

Sim. Ela é muito mais que vestir essa ou aquela roupa legal. É uma indústria que gera empregos e alimenta milhões de pessoas ao redor do mundo. É essa consciência que pode fazê-la se agigantar no Brasil, não a dos holofotes de desfiles de moda.

Na pele de quem gostaria de passar um dia?

Angelina Jolie.

Que talento mais gostaria de ter?

Saber cantar. Que qualidade mais valoriza nos amigos?

Fidelidade.

O que não pode faltar em seu guarda-roupas?

Um trench-coat, uma básica preta de gola alta, uma bota preta, uma sapatilha, um sapato de salto anabela, um jeans skinny ( no momento), um vestido preto, muitas camisetas decotadas e echarpes coloridas... Essa é a base.

E em sua bolsa?

Creme para as mãos da Caudalie, lixa de unhas, minhas agendas, minha nécessaire e um óculos bem bacana.

Qual o seu estilista preferido?

Karl Lagerfeld, pelo conjunto da obra. Um sonho de consumo...

Uma casa em Parati, no Rio de Janeiro.

Sua última compra...

Um vestido de malha estampado da Ellus.

Qual o melhor lugar do planeta?

Aquele em que meu coração fica tranqüilo e me deixa dormir oito horas ininterruptas de sono.

Do que menos gosta?

De gente hipócrita.

Uma recordação de infância...

O carinho de meus pais.

O que você considera a mais profunda miséria?

Ser mesquinho.

Qual o seu lema?

Prefiro o choro da verdade ao riso da hipocrisia.

Sua relação com o mundo virtual...

Total e absoluta. Como blogueira, tenho no meu lap-top quase que uma extensão do meu corpo.

O que você escreveria em sua lápide?

"Ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria"...

POP ART

Um painel elaborado com discos de vinil dos anos 60 é um dos destaques do Quarto da Menina, produzido pela designers Jane Rocha e Jeslayne Valente e pela arquiteta Cristiane Mangrich Dias, para a Casa Cor. A inspiração foi o movimento pop art dos anos 60 e 70.

OUTRAS LEITURAS

Nesta quarta-feira, vale a pena reservar um livro não-didático, que é a entrada para assistir no Teatro da Caixa, ao projeto Outras Leituras. Para iniciar o ciclo, o autor escolhido foi Guimarães Rosa, em contos do livro Tutaméia. No palco, textos e fragmentos da obra literária de Rosa serão apresentados pelos atores Luis Melo e Gilda Elisa, com direção de Marcio Abreu. A curadoria dos textos é do poeta e professor Mario Domingues e a idealizadora geral do projeto é a atriz e produtora cultural Nena Inoue.

PARA CASAIS

Márcia Almeida, Andréa El Omeire e Solange Elias promovem amanhã em sua Bazaar Fashion evento para celebrar o Dia dos Namorados. O coquetel será a partir das 18 horas e contará com a apresentação da primeira grife masculina a ser comercializada pela multimarcas, a Hackamore. Simone Porate, que representa a grife de jóias Monalisa em Curitiba, selecionou para o evento uma linha mais casual da marca.

FIM DA PEDRA

Exatamente um ano após a inauguração da única livraria especializada em autores e cultura paranaense, a Pedra da Gazeta fecha suas portas. Seu fundador, Anthony Leahy, alega que não recebeu suficiente apoio de parte da sociedade e nem mesmo dos autores do Paraná. Uma pena, pois a proposta era nobre e merecia seguir adiante. Apesar das dificuldades, a livraria funcionou bravamente durante um ano.

P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A

• Mirian Duda esteve em São Paulo, onde já foi conhecer a coleção Primavera/Verão.

• José Américo Baggio e Blanca Baggio comandam nesta terça-feira o lançamento da 7.ª edição da revista institucional Casa Sul – J.A. Baggio. Será na Florense da Av. Getúlio Vargas, a partir das 19 horas.

• O fotógrafo e cineasta Tiomkim inaugura amanhã a exposição Cine Imaginário Sonoro, uma mostra de fotografia experimental. Será na Galeria do Sesc Centro, às 19 horas.

• Vilma Schmidt, da Status Quo Maison, e Maria das Neves Turmina, da Camilo Joalheiros, promovem nesta terça-feira coquetel de apresentação de suas novas coleções, no Shopping Crystal, às 19 horas.

• Ary Sudan, Hélio Bampi e Natal Lachi recebem amanhã, às 19h30, a comenda Medalha do Mérito Industrial do Paraná. Será no Cietep.

• Carlos Grocoske, do Garden Curitiba Hotel, celebrou os dois anos do hotel com lançamento do Cartão Postal Garden, com fotos de pontos turísticos da cidade.

• O médico Marcelo Oliveira está em Chicago, onde participa, até terça-feira, do 43.º Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

P-A-R-A-B-É-N-S

Hoje (3): Aida Zattar, Aníbal Tacla, Eunapio Torres, Gláucio Bley Filho, Hélio Freire, Luís Antônio Scarpin, Rodrigo Esteves Trombini.

Segunda (4): Acrisio Cançado, Carlos André Moreira, Dib Mehl, Márcia Toccafondo, Mauro Fuzzo, Ricardo Tacla.

Terça (5): Carlos Alberto Gloger, David Deutscher, Débora Dias, Eduardo Akaki, Emerson Jabur, Gláucio Geara, Jane Dequech Domingues, José Américo Baggio, Maria Tereza Cid, Rachid Fatuch Neto.

Quarta (6): Claudia Roveda, Denise Machuca, Ítalo Trombini Filho, José Carlos Gomes de Carvalho Jr, Suzana Maranhão Faria.

Quinta (7): Dora Pizzatto, Eloi Zanetti, George Gomm, Heloisa Slaviero Leal, Margarita Sansone, Maria Luiza Knolpholz, Rose Dequech, Tomeyo Yomizo, Vilma Régia Rezende.

Sexta (8): Anselmo Michelotto, Carmen Puppi Moro, Jayme Guelmann, Luiza Terezinha Uady, Patrícia Farracha, Rubens Pinho, Sibele Miraglia.

Sábado (9): Clarice Farfus dos Santos, Elizabeth Jobim Castor, Leila Miranda, Marcos Pessoa, Sami Goldentein.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]