• Carregando...
 |
| Foto:

O carnaval curitibano já era. Acabou em primeiro lugar na rua, quando o palco da festa era a velha Rua XV de Novembro, onde o povo se reunia para festejar o dito tríduo momesco, desde o final do século dezenove. Mataram a rua que foi durante anos a passarela da cidade, não só para o carnaval como para uma série de comemorações e desfiles. O carnaval de salão, nos mais diferentes clubes, quem se encarregou de liquidá-lo foram as taxas impostas para a realização dos bailes.

O carnaval de rua da atualidade ficou preso a meia dúzia de "Escolas de Samba", que só vão para a Avenida Cândido de Abreu se pingar alguma verba de auxílio por parte da prefeitura, que, aliás, foi quem se encarregou de ir liquidando com a dita festa popular com o passar dos anos. O nosso carnaval realmente passou a ser nostalgia desde que a Rua XV foi fechada no início dos anos setenta.

Esta página vai, neste domingo de carnaval, mostrar um pouco dos antigos carnavais de rua, numa série de fotos feitas através dos anos.

Para tanto, começamos com a foto do corso realizado em 5 de março de 1912, onde vemos a multidão reunida em plena XV de Novembro assistindo ao espetáculo.

Na segunda foto, partimos para a Avenida João Pessoa (Luiz Xavier), no ano de 1937, na qual aparece o bloco "Gente do Morro"; e, em seguida, passamos para a terceira imagem, em que vemos o bloco "Apinagés", de Antonina, entrando para desfilar também na João Pessoa.

Na quarta foto, damos um salto para o ano de 1952, no dia 4 de fevereiro, onde se nota a decoração carnavalesca feita pela prefeitura na mesma avenida.

A quinta fotografia mostra o bloco "Brotos da Orgia", formado pela marmanjada do Ícaro Clube, a maioria pertencia à antiga Base Aérea do Bacacheri. O referido bloco aparece saindo da Rua XV e entrando na Avenida João Pessoa, no carnaval de 1945.

Na seqüência – sexta, sétima, oitava e nona fotos –, vemos o corso carnavalesco dos anos trinta, quando os foliões, principalmente as moças, saíam fantasiados para desfilar em carros abertos, o que facilitava bastante, pois os automóveis da época eram quase todos conversíveis, ou quando o grupo era maior ia sobre a carroceria, esta também devidamente enfeitada.

Confete, serpentina e lança-perfumes eram usados generosamente em profusão durante o corso, que era realizado sempre no domingo à tarde. Hoje, apenas as fotografias ficaram para lembrar que Curitiba já teve carnaval de rua, quando o povo realmente se divertia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]