• Carregando...

Amanhã, dia 1.° de Maio, é mais um feriado que enfrentamos. Feriadão emendado com o fim de semana, o tempo aparentemente estará quente, sendo, portanto, mais um convite para uma esticada até as praias, costume que vem se acentuando desde que pinte um dia de vermelho no calendário, deixando de lado o domingo.

Dia do Trabalho. A comemoração surgiu nos Estados Unidos em 1884 e foi adotada a data na França em 1889. No Brasil, as comemorações iniciaram-se em 1905 através de movimentos operários, a data somente começou a ser comemorada pelo Estado a partir de 1930 quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder pela revolução.

Durante mais de trinta anos o Dia do Trabalho era comemorado festivamente, durante a ditadura eram promovidos desfiles dos operários da indústria e do comércio. Nessas paradas cívicas, os trabalhadores portavam estandartes, bandeiras e, principalmente, faixas com dísticos louvando Getúlio. Tais desfiles ocorriam pela manhã do dia 1.º sendo que o almoço era geralmente oferecido pelos patrões. Durante à tarde, eram desenvolvidas atividades esportivas se destacavam as pelejas futebolísticas.

Em outras ocasiões, eram oferecidas seções gratuitas em cinemas e circos, assim como eram realizadas partidas de futebol entre os times profissionais, com os estádios tendo os seus portões abertos ao povo em geral. Com o passar do tempo tais costumes foram desaparecendo, ainda, até a década de 1960, o Sesi promovia tais tipos de festas e quermesses, onde não faltava a Missa Campal.

Nesta véspera de feriado, a Nostalgia apresenta algumas fotografias ligadas ao movimento proletariado de antigamente em seu dia festivo. Os operários foram o sustentáculo de Getúlio Vargas durante os quinze anos de seu poder como ditador e, posteriormente, o elegeram presidente do Brasil em 1950. Vargas quando fazia um discurso o fazia com a exclamação que o tornou conhecido: Trabalhadores do Brasiiiiiilll!

Vamos às imagens: a foto número um apresenta o desfile de primeiro de Maio de 1939 onde aparecem, em primeiro plano, caminhões de empresas de transportes de carga de Curitiba. A fotografia foi tomada da Praça Ozório para a Avenida João Pessoa, tendo ao fundo a Rua XV de Novembro. João Pessoa foi o nome dado à Avenida Luiz Xavier por ocasião da Revolução de 1930.

As fotografias de números dois e três foram enviadas pelo leitor Francisco Backo e mostram a confraternização dos operários da Padaria Aurora e da Cristaleria Aurora, ambas as firmas pertenciam a Walter Becker. A festa foi realizada no bosque do arrabalde de São Lourenço no dia 1.° de Maio de 1945.

A quarta foto apresenta um grupo de políticos paranaenses, figuras de destaque do Partido Trabalhista Brasileiro local. Acima deles aparece o quadro do presidente Getúlio Vargas, criador do PTB. A imagem foi feita em princípio dos anos cinqüenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]