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Avenida República Argentina, entre Avenida Iguaçu e Getúlio Vargas, quando foi asfaltada em 1952 | Acervo histórico CD
Avenida República Argentina, entre Avenida Iguaçu e Getúlio Vargas, quando foi asfaltada em 1952| Foto: Acervo histórico CD
  • A República Argentina sendo preparada para ser asfaltada nas imediações da Rua Santa Catarina. Os últimos bondes ainda circulavam. Foto de 1952
  • Outra foto da República Argentina pouco antes da Igreja do Portão, em 1952. Esse é um dos locais que o metrô estará a 17 metros abaixo da rua
  • Avenida Sete de Setembro em 1949. Por seu subsolo passarão os túneis do metrô. É de se imaginar o rebuliço que as obras vão promover
  • Praça do Capão Raso em obras, em 1958. Tanto em 1952 como na década de 1970, quando foram implantadas as canaletas, o comércio sofreu com as obras, com algumas lojas chegando a falir
  • Avenida República Argentina no Capão Raso, em frente ao Posto Gasparin, em 1958

Como ocorre todo o fim de semana, a Boca Maldita, ali na Avenida Luiz Xavier, ferve. Os grupos se reúnem e as notícias vão saltitando de uma rodinha para outra. Têm de tudo: boatos, notícias boas e más, mordedores, chatos e fofoqueiros de politicagens; enfim, uma fauna tagarela.

-Volta à pauta da construção do metrô. Agora um frequentador comenta a sabotagem da fala da presidente Dilma pela TV Educativa. O assíduo deputado das domingueiras do café tenta explicar que não foi bem assim. Ora veja! – comenta um delegado – A mulher trouxe um Bi de presente e não deixam que ela divulgue a sua benesse! É o fim da picada!

O jornalista, que sabe de tudo, acha que o dinheiro devia ser usado para melhorar as ruas dos bairros, que estão em petição de miséria. Todo mundo concorda. O papo vai esticando já por volta do meio-dia. Metrô pra cá, metrô pra lá e vem mais um botando a colher torta no assunto. Confesso que saí zonzo com tantos palpites. Resolvi saber mais sobre como será o dito transporte subterrâneo. Eis o que encontrei:

A primeira etapa vai ligar a Cidade Industrial até a Rua XV de Novembro, ali no Correio velho. Já tem até nome: Linha Azul. A extensão é de 14 mil e 200 metros com 13 estações, que, além do espaço para embarque de passageiros, vai ter amplo estacionamento para veículos e bicicletas. Vai ser composto de três pavimentos: o primeiro elevado com 2 mil e 200 metros, lá na CIC. Depois vem o subterrâneo com 17 metros de profundidade e pouco mais de 7 quilômetros de extensão, até a estação da Água Verde. Dali até a estação da Rua XV, no centro da cidade, a profundidade do túnel vai dos 17 até os 35 metros abaixo do solo.

Estão previstos 25 trens com 5 vagões cada um e com capacidade para 1.450 passageiros. Na parte de cima, onde hoje estão as canaletas dos expressos, será criado um Boulevard, coisa que jamais poderia faltar. Nesse dito espaço a transformação terá um calçadão para os pedestres, ornamentado com floreiras, árvores, fontes e espelhos d’água, sem faltar quiosques para lanchonetes e outras espécies de mercadorias. Uma maravilha!

O amigo leitor pode, tendo curiosidade é claro, ver na internet como serão as obras. Os desenhos das pranchas são tão sugestivos que nem parece que foram produzidos ali nas pranchetas dos gênios do Juvevê, mas sim nos Estúdios Walt Disney.

As fotos de hoje mostram alguns aspectos antigos por onde passará o metrô – metade dele, já que a outra metade, até o Bairro de Santa Cândida, está programado para 2017.

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