• Carregando...

Lido com fotos antigas há mais de 40 anos e assim mesmo uma ou outra imagem me deixa a avaliar sobre o local em que foi executada. O tempo e a vivência com esse material foram proporcionando o adestramento visual necessário para reconhecer os mais diversos cantos da cidade em imagens do passado.

Quando conseguimos explicar o local fotografado aos que nos acompanham, tanto pela leitura deste jornal como pessoalmente, a satisfação é total. Sobretudo aos jovens, cujo interesse em saber como as coisas eram antes deles, temos o prazer de esclarecer detalhadamente o que conhecemos e também o que possuímos em nossa própria memória de existência.

"Era assim" tem o efeito daquele "era uma vez" dos velhos contos infantis que, por sinal, pouquíssimas crianças da atualidade conhecem. A viagem ao passado que nos proporciona um simples postal antigo nos apresenta detalhes da vida urbana nos tempos idos.

Para comprovar como as coisas mudam, algumas radicalmente e outras nem tanto, escolhemos quatro fotografias para ilustrar a Nostalgia deste domingo.

A primeira foto é da Rua Comendador Araújo esquina com a Rua Presidente Taunay feita em meados da década de 1920. Se observarmos bem se nota que as três primeiras construções da direita estão ainda lá, obviamente já maquiadas para os tempos modernos. O leito da rua então calçado com paralelepípedos foi recoberto por asfalto no começo dos anos 70. Os trilhos para os bondes, que iam e vinham aos bairros do Batel e do Seminário, foram retirados em 1939. O bonde da foto, dos primeiros elétricos que circularam em Curitiba, desapareceu em 1952.

Fotografia número dois: a Rua XV de Novembro vista da Rua Barão do Rio Branco para a Presidente Faria. Fim de tarde no outono de 1948. Os prédios que aparecem são quase todos os mesmos que lá ainda estão. À direita, vemos o edifício do Clube Curitibano em construção, o clube não está mais funcionando no local há décadas. Pouca coisa mudou naquele ambiente, entretanto a circulação de velhos automóveis e os trajes dos transeuntes nos levam a um passado de quase 60 anos.

Na terceira foto, estamos vendo os velhos sobrados da Praça Tiradentes em 1954. O ambiente mudou, as fachadas dos vetustos edifícios também foram maquiadas, o pinheiro à esquerda hoje, se ainda existir, deve estar frondoso. Sabemos que a foto é do mês de agosto, pois o ipê, cujos galhos estão floridos à direita, prenuncia a primavera. Impassível, a estátua do Marechal Floriano testemunha todas as mudanças ocorridas desde a sua inauguração, em 1904.

Marechal Floriano e Marechal Deodoro são as ruas que se cruzam na quarta fotografia, feita em 1947. Aí tudo se foi. Ambas as ruas foram alargadas em 1965, somente sobrou o prédio do 4.° Tabelião que já estava construído no futuro alinhamento. Tudo desapareceu, foi o começo da modernização do centro de Curitiba. Esta fotografia é uma imagem difícil de ser desvendada pelos mais jovens, pois a única referência existente é o prédio acima citado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]