• Carregando...

Não é a primeira vez, nem a última que o povo curitibano se reúne para reclamar sobre algum acontecimento, quer de agrado ou de insatisfação. No começo do século passado, aconteceram fatos que botaram ilustres ancestrais no olho da rua. O primeiro grande movimento com apresentação de préstitos cívicos foi o movimento conhecido como a Campanha do Contestado, acontecimento que perdurou judicialmente por mais de trinta anos entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Entre 1912 e 1915, o Exército combateu os colonos revoltados da região. O Paraná perdeu um enorme território, que fazia divisa com o Rio Grande do Sul. Isto em 1916.

  • Trabalhadores desfilam pela Avenida João Pessoa no dia Primeiro de Maio de 1939.
  • Em 12 de janeiro de 1984, o povo se reuniu na Boca Maldita para exigir as Diretas Já
  • O Exército forneceu caminhões para transportar o povo na greve dos coletivos na década de 1960
  • O Senadinho , na Rua XV de Novembro, em 1945, era o ponto de encontro dos curitibanos, uma espécie de Boca Maldita da época
  • O Exército prestigiando a visita de Getúlio Vargas em 1944
  • Desfile operário em hora ao presidente Vargas, em 24 de janeiro de 1944

Em 1908, a juventude curitibana juntou-se como voluntária, fazendo inclusive manobras militares, em razão de a Argentina estar tentando tomar posse de boa parte do Oeste do Paraná. Felizmente, um julgamento internacional deu ganho de causa ao nosso estado através do presidente Cleveland, dos Estados Unidos.

Em 1930, o Paraná estava sob o mando do Partido Republicano que dominava o estado desde o governo de Vicente Machado, no final do século 19, os caciques do partido vinham fazendo revezamento no poder desde 1916 sendo que Affonso Camargo foi eleito pela segunda vez em 1928. Naquela época o Brasil já sentia o cheiro de mudanças no regime de governo. O Paraná estava saturado dos desmandos dos republicanos, principalmente os curitibanos funcionários públicos que estavam há meses sem receber seus ordenados. Assim que pintou a revolução no Rio Grande, o povo se juntou outra vez como voluntário e foi se alistar para tomar parte nas tropas revoltadas.

Curitiba sempre teve como tradição julgar severamente quem lhe trai. Os estudantes universitários sempre foram muito unidos em suas críticas, principalmente na época que a Universidade do Paraná era um cadinho de jovens brasileiros de todos os rincões da nação.

Vários foram os políticos, os artistas e demais atrações que conseguiram fazer o povo se aglomerar. Imbatível, no entanto, foi Getúlio Vargas. Na sua presença, a multidão ia ao delírio. Os dois maiores comícios realizados em Curitiba foram de Vargas, em 1944 e depois em campanha para a Presidência, em 1950.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]