• Carregando...

A curiosidade dos leitores sobre o nosso acervo de imagens históricas, fotografias e negativos, é uma constante. As perguntas mais variadas surgem a todo o momento, como: Quantas fotografias têm em seu acervo? Dá para visitar e conhecer o que contém? São perguntas e perguntas, existe uma que é infalível: O que vai acontecer com todo este material quando você morrer?

Tentamos satisfazer a todas as indagações por mais estranhas que pareçam, como por exemplo: o acervo tem, em seu total, em torno de quinhentas mil imagens, contando aí fotografias físicas de Curitiba e várias cidades do Paraná velho, imagens de futebol e outros esportes fotografados durante meio século, aspectos sociais e políticos. Ao todo, estas fotos, conforme o assunto, cobrem o espaço dos últimos cento e quarenta anos vividos por estas plagas.

Quanto a conhecer o material existente no acervo, isto é definitivamente impossível, apesar de boa parte do mesmo já ter sido computadorizado, a maioria das imagens está em negativos originais, e acentuada percentagem destes negativos é em chapas de vidros, o que não permite um manuseio constante sob o risco de se ver perdido um registro histórico importante.

Sobre a indagação mais prosaica, podemos informar que o dito estoque, depois da nossa extinção, já tem seu destino delineado fazendo com que se conserve o aludido acervo colhido durante o espaço de meio século, contando até o momento. Junto às imagens estarão as informações sobre os fotógrafos, seus autores e suas biografias. Portanto, acreditamos que o apagamento da nossa vida só vá interessar aqui ao próprio escriba, que, vejam bem, pretende ficar mais um bom tempo sobre a crosta terrestre.

Obviamente, depois do escrito acima, não pretendemos apresentar imagens sobre um único assunto. Escolhemos quatro fotos aleatoriamente de contextos diversos e cujas legendas apresentamos a seguir:

A primeira fotografia mostra o Edifício Nossa Senhora da Luz, pertencente à Santa Casa, na Praça Tiradentes. A imagem foi tomada durante o término da construção do prédio, no início da década de 1940. Hoje o edifício passa por uma reforma radical onde será instalado, entre outras coisas, o museu da Cúria Metropolitana.

Já na segunda foto, estamos na Praça Rui Barbosa onde se instalara, em 1942, a Grande Exposição de Curitiba, onde se destacavam as realizações e as obras da ditadura de Getúlio Vargas no Paraná.

Alçamos um vôo rápido até a Colônia Afonso Pena, em São José dos Pinhais, onde acabara de se instalar o aeroporto, que ficou batizado com o nome da colônia. A foto foi feita logo em seguida ao início das operações das aeronaves naquele campo de pousos e decolagens, em julho de 1946.

Encerrando estes retalhos do passado, apresentamos a fotografia maior, também no Aeroporto de Afonso Pena, quando embarcava para uma disputa futebolística, na Bahia, a Seleção do Paraná. A foto é de 8 de março de 1952.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]