• Carregando...

A torcida agora é para que chova na Semana da Pátria. Normalmente, a grande reclamação sempre foi sobre os dias chuvosos nos feriados de setembro, quando todo mundo quer curtir uma esticada ao litoral. Neste ano os curitibanos estão pedindo água em abundância. Pelo que estamos vendo já nos primeiros dias do mês, chuva é que não vai faltar.

Chove chuva, chove sem parar. Enquanto despenca água nesta sexta-feira do dia 1.º de setembro, vamos aproveitar para dar um pulinho ao passado de Curitiba, quando ainda as viagens até as praias não eram nada comuns. Vamos curtir o ra-ta-plan dos bumbos e as sonoras marchas das bandas espetaculares que a cidade já possuiu.

A criançada acordava de madrugada para enfrentar o desfile cívico que partia da Praça Santos Andrade, pouco mais de 600 metros marcando compasso com os pés batendo no asfalto. Esquerdo, direito, esquerdo, direito! Todo mundo marchando com garbo, desde a piazada mais modesta das escolas públicas até a moçada paramentada dos colégios particulares.

Militares do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros entravam com a maior vibração na Parada Cívica. Infantaria, cavalaria e as viaturas especiais proporcionavam um espetáculo deslumbrante para a população, que acorria em massa para apreciar as quase três horas do desfile. Quem viu ou participou dessas festividades com as passagens esfuziantes pela velha Rua XV de Novembro e Avenida Luiz Xavier jamais esquece.

Para lembrar aqueles desfiles, vamos apelar para as antigas fotografias dos próprios, começando com a primeira imagem, feita em 7 de setembro de 1943, com as alunas da antiga Escola Normal vindo da Rua XV e entrando na avenida.

Na segunda foto, crianças de um grupo escolar uniformizadas com aventais brancos passam em frente do palanque oficial em direção à Praça Osório, em 7 de setembro de 1950.

A terceira foto também feita na Semana da Pátria, no dia 4 de setembro, cujo desfile era conhecido como do Dia da Raça, criado pela ditadura de Getúlio Vargas. A imagem foi tomada na Praça Osório em 1940 onde aparecem alunas do Grupo Escolar Xavier da Silva.

A quarta foto mostra dois caminhões do 5.º Regimento de Aviação, arma que ainda pertencia ao Exército. As metralhadoras antiaéreas apontavam para o céu em plena avenida, no Sete de Setembro de 1938. Por mera coincidência, estava passando no Cine Avenida o filme Feliz Aterrizagem.

Na quinta foto, vemos soldados desfilando ao som da banda do 20.° RI em plena avenida, em 1948.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]