Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reinaldo bessa

Babel brasileira

O secretário da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani (à esq.), o empresário João Carlos Ribeiro, a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e o curador Agnaldo Farias no evento de apresentação das obras selecionadas para compor o acervo do Museu Oscar Niemeyer, na noite de terça-feira, aos integrantes do programa “Sou Patrono”, criado pelo museu paranaense. | Kraw Penas
O secretário da Cultura do Paraná, João Luiz Fiani (à esq.), o empresário João Carlos Ribeiro, a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e o curador Agnaldo Farias no evento de apresentação das obras selecionadas para compor o acervo do Museu Oscar Niemeyer, na noite de terça-feira, aos integrantes do programa “Sou Patrono”, criado pelo museu paranaense. (Foto: Kraw Penas)

“Nós não temos alternativa, portanto, exceto nos perguntarmos até que ponto a crise atual vai levar as transformações que ela ocasionou. Essa crise é econômica e financeira, se olharmos para o que a desencadeou. No entanto, é também política, institucional e, consequentemente, cultural, se avaliarmos seu grande impacto cotidiano, que pode ser resumido da seguinte maneira: governos democráticos são instáveis porque tudo está fora de controle”. Algum sociólogo brasileiro avaliando a cassação de Dilma Rousseff? Nada disso. Trata-se do jornalista e escritor italiano Ezio Mauro, co-autor do livro Babel – Entre a incerteza e a esperança, que divide com o sociólogo polonês radicado na Inglaterra Zygmunt Bauman. Ambos estão falando da crise na União Europeia.

Cor nada neutra

Apesar da elogiada condução das sessões de votação do impeachment de Dilma Rousseff, por ambos os lados, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, chamou a atenção por um detalhe justo ontem, o Dia D: a gravata vermelha, mesma cor da usada pela maioria dos defensores da presidente cassada. Houve quem visse nisso um sinal.

Ele voltou

Depois de quase três anos fechado, o Bar dos Passarinhos está de volta. Seu proprietário, o chef Marco Dolabella, reabriu-o na Rua Desembargador Ermelino de Leão, no São Francisco, anexo ao escritório da sede da LATAM Travel. O bar fez sucesso desde sua abertura na Alameda Princesa Izabel, no Bigorrilho, a meia quadra da Igreja dos Passarinhos – daí o nome, que foi mantido. O cardápio também continua o mesmo, à base de frutos do mar.

Morte e ressurreição

A propósito da propalada morte política da ex-presidente Dilma Rousseff, a partir de seu impeachment, será aberta nesta sexta-feira, no MIS (Museu da Imagem e do Som), a exposição “Perséfone à Catrina – A Mulher e seu Divino”. A mostra reúne 16 trabalhos da fotógrafa curitibana Cida Demarchi sobre o mito de Perséfone, a Deusa dos Mortos da mitologia grega. O objetivo, diz ela, é buscar o reconhecimento deste mito na psique feminina retratando as inúmeras “mortes” e “renascimentos” que ocorrem nas várias fases da vida da mulher.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.