• Carregando...
Veja o calendário de pagamento |
Veja o calendário de pagamento| Foto:

A dupla caipira paranaense Nhô Belarmino & Nhá Gabriela estréia em breve no cinema. O cineasta Geraldo Pioli acaba de finalizar seu primeiro longa-metragem, rodado com os 184 mil reais recebidos da Secretaria da Cultura do estado em 2005. O filme, que leva o nome da dupla sem os "nhôs", traz vários depoimentos de pessoas que conviveram com os cantores, entre eles Nhá Quitéria, irmã de Belarmino, primeira a formar dupla com ele, ainda na infância.

Estrelando... 2

Geraldo Pioli pretende fazer a avant-première de "Belarmino e Gabriela" no Museu Oscar Niemeyer até o final de outubro e depois espalhar as cópias pelas 122 salas digitais do país. O filme foi captado em sistema digital. As cenas que reproduzem o início da carreira da dupla foram gravadas num circo mambembe montado especialmente para o filme, que tem participação dos dois filhos da dupla, Ivan e Rui Graciano, e do cantor e compositor Marinho Galera, além de outras pessoas.

Salvador Graciano, o Belarmino, morreu em 1984, e Júlia Alves Graciano, a Gabriela, em 1996.

Intermitências inspiradoras

O romance "As Intermitências da Morte", do português José Saramago, inspirou o jurista e professor Luiz Edson Fachin. Dia 30 de outubro ele lança, na sede da OAB-PR, um livro – "que consiste em um pequeno ensaio" – sobre direito de família a partir de uma paródia da obra de Saramago, que narra os conflitos provocados pela decisão da morte de abandonar sua atividade.

Overdose de pêssankas

O jornalista e escritor Eduardo Sganzerla acaba de retornar da Ucrânia, onde foi pesquisar, in loco, a milenar arte ucraniana de decorar ovos, tema de seu novo livro,"Pêssanka", que será lançado até o final de outubro. A obra resgata a tradição no Brasil e o trabalho dos artesãos descendentes de ucranianos no Paraná. Além da capital Kiev, Lviv, a maior cidade da Ucrânia Ocidental, ele esteve em Kolomyia, na província de Ivano-Frankivsk, quase na fronteira com a Romênia, onde está o maior acervo de pêssankas do mundo.

Pelo estômago

Um almoço amanhã, na sede da Associação Médica do Paraná, oferecido por seu presidente, José Fernando Macedo, deverá reunir deputados federais e senadores paranaenses. A intenção é obter o apoio da bancada para a regulamentação da Emenda Constitucional número 29, que assegura o repasse de – no mínimo – 12% do orçamento de estados e municípios para a Saúde.

Tucano do bico grosso

O deputado Gustavo Fruet (PSDB) é um dos 25 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo a opinião de seus pares na Câmara e no Senado. A indicação é resultado de levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Fazem parte da lista nomes como Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara Federal; Ciro Gomes, Michel Temer e Fernando Gabeira e os senadores Arthur Virgílio, José Sarney, Tasso Jereissati e Aloízio Mercadante.

rbessa@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]