i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Reinaldo Bessa

Luz e segurança

  • Porrbessa@gazetadopovo.com.br/ Bia Moraes ­– interina
  • 07/09/2009 21:10
Expert em moda, a empresária Fernanda Cavalcanti (à esquerda) recebeu as amigas Gisele Toffol e Ana Flávia Albuquerque para lançamento de coleções primavera-verão em sua boutique multimarcas | Soraia Vieira
Expert em moda, a empresária Fernanda Cavalcanti (à esquerda) recebeu as amigas Gisele Toffol e Ana Flávia Albuquerque para lançamento de coleções primavera-verão em sua boutique multimarcas| Foto: Soraia Vieira
  • Os pilotos paranaenses Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel não perderam a oportunidade de conferir a exposição Vitória, em homenagem a Ayrton Senna, no shopping Palladium. Aberta ao público, a mostra segue até 19 de setembro
  • O médico paranaense Aristides de Athayde Neto recebeu homenagem de João Agostini Neto no Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Belo Horizonte, pelo seu extenso trabalho na área médica

Aparece uma luz no fim do túnel para resolver a péssima condição da rua Padre Júlio de Campos – a pequena travessa que fica atrás da Catedral, em permanente estado de abandono, degradação e mau cheiro. O vice-prefeito Luciano Ducci visitou recentemente o arcebispo metropolitano, dom Moacir Vitti, para falar das intervenções que a prefeitura pretende fazer ali em breve. A rua vem sendo utilizada como mictório, ponto de prostituição e de uso de drogas. Além de revitalizar o local, a prefeitura prometeu reforçar a iluminação pública ao redor da Catedral e instalar câmeras de monitoramento. Já não era sem tempo.

Incógnita

Por enquanto, está envolto em mistério o destino de um imóvel de grande valor histórico de Curitiba. O Palacete do Batel, vizinho ao Castelo, ostenta, há alguns dias, uma placa anunciando restauro do interior e dos jardins do local. Porém o aviso não traz maiores informações sobre quem está fazendo a reforma – nem o porquê da iniciativa. Há comentários na cidade de que um empresário está negociando o imóvel para ali implantar um novo negócio.

Consultada pela coluna, a construtora Thá não dá declarações sobre o assunto. Há quinze anos, o Palacete, perten­­cente à construtora, sediou edição da mostra Casa Cor Paraná.

Saúde da população 1

O psiquiatra Dirceu Zorzetto Filho, membro da Diretoria da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, comemora: sua tese de doutorado sobre depressão acaba de ser aprovada. Ele já era mestre em Ciências Médicas, e agora ganha o título de doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo. Para realizar a pes­­quisa, o especialista acom­panhou o atendimento clínico em uma unidade de saúde municipal, no bairro Cachoeira.

Saúde da população 2

Na tese de doutorado, o psiquiatra mostra a relevância de diversos sintomas físicos apresentados por pacientes da unidade Vila Leonice, onde trabalhou na pesquisa. As queixas, muitas vezes difusas, podem levar ao correto diagnóstico e tratamento da depressão – mal que acomete até 10% da população. Referência no tratamento dos transtornos do humor, Zorzetto é professor assistente em Medicina Forense e Psiquiatria na UFPR e também de Psiquiatria, no curso de Medicina da PUCPR.

Conversa verde

O cônsul honorário da Dinamarca, Victor Barbosa, é quem recebe hoje o recém-nomeado embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend Roed Nielsen, em sua primeira visita à capital paranaense. O assunto em pauta é a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a COP 15 – que acontece em dezem­bro em Copenhagen. Curitiba foi uma das cidades brasileiras escolhidas para sediar um seminário preparatório para a Convenção, onde se pretende debater as melhores soluções tecnológicas sustentáveis em tecnologia limpa.

Barbosa e Nielsen vão, também, compartilhar interesses comuns entre o Brasil e a Dinamarca na área ambiental.

Zapeando

- Dentro da mostra "Vencedores do Festival de Toronto", o Instituto Cultural Cinevídeo exibe hoje o filme Cyrano de Bergerac, de 1990, às 19 h, com entrada gratuita.

- As bandas Andalucia e Bardot em Coma sobem ao palco do Sláinte Irish Pub hoje, a partir de 21 h, dentro do projeto Indie Rock Tuesday.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.