• Carregando...
Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, num dos espaços onde tudo começou há 18 anos, a Ópera de Arame.O Festival de Curitiba, que ocorre de 18 a 29 de março, está atingindo a maioridade este ano. A 18.a edição da mostra terá 400 espetáculos. Como em outros setores, a crise econômica também atingiu o festival. Faltando quase um mês para o início do mostra, um dos patrocinadores ainda não confirmou seu apoio, o que poderá fazer a organização cortar gastos. Leandro Knopfholz, diretor da mostra, fala sobre os reflexos da crise e antecipa para a coluna algumas novidades deste ano. | Mauro Campos
Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, num dos espaços onde tudo começou há 18 anos, a Ópera de Arame.O Festival de Curitiba, que ocorre de 18 a 29 de março, está atingindo a maioridade este ano. A 18.a edição da mostra terá 400 espetáculos. Como em outros setores, a crise econômica também atingiu o festival. Faltando quase um mês para o início do mostra, um dos patrocinadores ainda não confirmou seu apoio, o que poderá fazer a organização cortar gastos. Leandro Knopfholz, diretor da mostra, fala sobre os reflexos da crise e antecipa para a coluna algumas novidades deste ano.| Foto: Mauro Campos
  • A bela arquiteta Naiara Ceccon, que fez curso de modernismo em Paris sobre as obras de Le Corbusier, conferiu as últimas novidades da loja de móveis Perfacto.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) recebeu, no ano passado, 330 denúncias por erros médicos no estado. Os ginecologistas e obstetras foram os campeões de queixas. Em 2008, 56 pacientes procuraram o CRMPR para denunciar profissionais que atuam nessas especialidades. Em segundo e terceiro lugares, ficaram os clínicos médicos e os ortopedistas, respectivamente, com 53 e 43 queixas. Normalmente muito visados, os cirurgiões plásticos foram alvos de 13 pedidos de investigação.

Do total de denúncias em 2008, apenas 70 casos se transformaram em processos ético-profissionais e estão sendo apurados pelo CRMPR. A boa notícia é que houve uma queda de quase 10% no número de queixas no ano passado em comparação a 2007 (363 casos). O conselho tenta reduzir estes números com um constante trabalho de conscientização.

Para poucos

Vivian Catarin, gerente da área de relógios da Bergerson, acaba de retornar de Genebra, onde participou da feira do Grupo Richmont, dono de marcas de luxo como Baume&Mercier, Cartier e Montblanc. Entre as novidades que conferiu de perto está o novíssimo relógio Ballon Bleu de aço, lançamento da Cartier, que desembarca em março na Bergerson. Lá fora, este timepiece de luxo custa entre 3,2 mil euros (R$ 9,4 mil) e 29,5 mil euros (R$ 87 mil).

No páreo

Esquentou a eleição da nova diretoria 2009-2011 do Jockey Club do Paraná, que ocorre no dia 2 de março. O empresário Eraldo Palmerin entrou no páreo pela presidência da entidade. Ele lidera uma chapa de oposição ao atual presidente, Roberto Hasemann, que tenta a reeleição.

A crise econômica de alguma forma prejudicou o festival?

Sim. Ainda não fechamos o patrocínio com a Petrobrás. O apoio da empresa representa 20% do nosso orçamento.

Esse problema ameaça a realização da mostra?

De forma alguma. Nosso maior patrocinador é o Banco Itaú e ainda podemos contar com a bilheteria. Mas haverá redução de gastos com comunicação e relações públicas. Por exemplo, esperávamos trazer 15 "olheiros" internacionais (profissionais especializados em levar espetáculos do país para o exterior), mas deveremos trazer apenas cinco.

Haverá algum reflexo no número de espetáculos?

Não. Serão ao todo 400 espetáculos.

A edição deste ano terá muitas novidades?

O que não faltam são novidades. A Cia. dos Atores irá apresentar no Paiol o projeto Auto-Peças, que reúne quatro montagens, em que os integrantes da companhia literalmente trocam de papéis, com o figurinista virando o diretor e vice-versa, por exemplo. O Teatro Positivo irá receber o musical Rock’N’Roll, do dramaturgo inglês Tom Stoppard. No Guaíra, Tiago Lacerda vai encarnar Calígula e, na Reitoria, o grupo chileno Sin Sangre irá apresentar um espetáculo que une teatro e cinema.

Driblando a crise

Estreia na próxima terça-feira a nova coluna na Gazeta do Povo do headhunter Bernt Entschev. Além de escrever todos os domingos sobre crescimento profissional, o presidente da consultoria especializada em gestão de funcionários passará a orientar os leitores sobre como manter ou conquistar um espaço no mercado de trabalho neste momento de crise econômica. Entschev é fundador e presidente do Grupo De Bernt, que compreende as empresas De Bernt Entschev e RH Center. Também é vinculado à AIMS International, a maior rede do mundo especializada em Executive Search.

Toque selvagem

O chef Rodrigo Martins prepara para março novidades no cardápio do badalado restaurante Terra Madre. Antes disso, ele comanda a cozinha da casa para realizar, nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Festival Funghi Porcini. Trata-se de um menu degustação com entrada, três pratos e sobremesa – todos com o toque único deste cogumelo selvagem que nasce nas regiões montanhosas da Itália e não pode ser cultivado. O cardápio normal do restaurante também estará funcionando nestes dias.

Dose dupla

Dois eventos em benefício da Fundação Pró-Renal vão movimentar o Graciosa Country Club no dia 7 de março. Personalidades como Ronaldo Fenômeno, Rubens Barrichello e Hortência foram convidadas para a quarta edição do Pró-Renal Golf Day. Já no Jantar com os Chefs vão estar presentes grandes nomes da gastronomia paranaense, como Junior Durski, Fabrício Macedo, Geraldine Miraglia, Edson Nascimento e Alexandre Bresanelli.

rbessa@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]