• Carregando...
Há quase dez anos, a jornalista Neli Pereira saiu de Curitiba e ganhou o mundo: morou na Europa e hoje vive em São Paulo, onde é âncora de um programa nacional de rádio. Mas não deixa de vir se reabastecer com suas raízes locais. Entre passeios a pé, de carro e de ônibus, visitas a praças, feiras e cervejarias, Neli planeja voltar. “A cidade está crescendo de um jeito muito legal” | Mauro Campos
Há quase dez anos, a jornalista Neli Pereira saiu de Curitiba e ganhou o mundo: morou na Europa e hoje vive em São Paulo, onde é âncora de um programa nacional de rádio. Mas não deixa de vir se reabastecer com suas raízes locais. Entre passeios a pé, de carro e de ônibus, visitas a praças, feiras e cervejarias, Neli planeja voltar. “A cidade está crescendo de um jeito muito legal”| Foto: Mauro Campos

"Faço questão de puxar a brasa para a nossa sardinha mesmo! Todo mundo que ouve meu programa, todos os meus colegas e amigos sabem que eu sou de Curitiba e que sou atleticana. Tenho orgulho da minha cidade."

Neli Pereira, âncora de programa na rádio BandNews de São Paulo

Neli Pereira vive em São Paulo, morou em Londres, viajou pela Europa e tem a cabeça plugada no mundo. Mas o pezinho continua em Curitiba. Embora tenha perdido de vez o sotaque da cidade onde nasceu, a moça de rosto delicado e voz grave faz questão de manter-se conectada às raízes.

Neli é filha de Luiz Ernesto Pereira, veterano radialista da capital paranaense, que aos 72 anos continua na ativa. Aos quatro anos de idade, a menininha de olhos muito azuis já ia com o pai para a rádio. Acostumou-se aos estúdios e não deu outra: aos 17 anos, quando entrou na faculdade de Jornalismo, começou a trabalhar com Luiz Ernesto "dando uns pitacos no programa dele". O pai a estimulou com uma espécie de estágio remunerado. "Me dava R$ 120 por mês. Cento e vinte, imagina", ri.

Não parou mais. A voz bem modulada logo chamou a atenção de profissionais de outras rádios e Neli foi chamada para trabalhar "com salário de verdade". Entre 1997 e 2004 trabalhou na Rádio Educativa. Surgiu, então, a oportunidade de sair – talentosa e aplicada, Neli, que então já dava aulas, ganhou uma bolsa de estudos em Londres. "Deixei o emprego, larguei tudo e fui com meu marido, Renato Larini".

Em 2009, o casal voltou. Neli foi para a capital paulista pela rádio BBC, onde trabalhava em Londres. "Literalmente aterrisamos em São Paulo", recorda. Além do emprego para ela, havia outras possibilidades de trabalho e interesses para o casal: Renato tinha experiência com gastronomia, marcenaria e cinema. "No começo não gostei nem um pouco de São Paulo. Odiei mesmo! (risos). Mas a cidade vai te conquistando e meu trabalho é muito legal. Começamos a conhecer gente, fazer amigos..."

Logo Neli estava na bancada da BandNews FM. Desde abril do ano passado, apresenta o programa nacional de variedades Alta Freqüência, à tarde, onde dá vazão a seus vários talentos e interesses. Entrevista músicos, artistas e gente de profissões variadas, e recebe comentaristas para falar de assuntos que vão da gastronomia ao futebol.

Música e gastronomia, aliás, são peças-chave na vida de Neli. Ela e Renato abriram, há alguns meses, no bairro do Bixiga, o Espaço Zebra, com uma proposta parecida com a de muitos locais que conheceram em Londres. Além de abrigar esposições, pocket shows e eventos, serve comida, vinho e cervejas artesanais – que o casal vêm buscar em Curitiba. Essa, aliás, foi uma das prazerosas atividades da passagem recente de Neli pela cidade, aproveitando os últimos dias de férias: visitar cervejarias, "uma delícia".

Além das cervejas curitibanas "que os paulistanos adoram, piram com isso", Neli tem uma banda com conterrâneos. O próprio marido tocando baixo, os músicos Rubens K em outro baixo e Vital Pasquale na bateria e ela como vocalista compõem a Problematique Orquestra. "A banda é meu escape, uma terapia", revela.

Ao final da conversa na Praça do Japão, Neli se despede para encontrar o marido, almoçar com os pais e pegar a estrada para São Paulo. Acabaram-se as férias e ela retorna à bancada da rádio mais curitibana do que nunca. "Curitiba está linda e os curitibanos estão perdendo a caipirice (risos). Estão ocupando a cidade, tendo orgulho dela. Um dia eu volto de vez".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]