• Carregando...

Cartum num "Herald Tribune" recente: Dick Cheney tranqüiliza Sarah Palin. Se ela chegar a vice-presidente dos Estados Unidos, não precisará se preocupar em deixar sua família sem mãe. A Halliburton fará o trabalho de mãe por ela.

Exegese do cartum: Dick Cheney é vice-presidente dos Estados Unidos, mas, dizem muitos, superior hierárquico do Bush. Sarah Palin, companheira de John McCain na chapa republicana para as próximas eleições presidenciais, tem uma família grande e complicada que inclui uma filha prestes a ser mãe solteira e um filho com Síndrome de Down. Cheney foi executivo da Halliburton e ainda mantém ligação com a superempresa, que ganhou boa parte dos contratos sem licitação para reconstruir o Iraque depois da invasão americana. A Halliburton é apenas um exemplo das companhias americanas – como a Blackwater, de soldados de aluguel – que lucram com a guerra sem fim no Iraque, e que conquistaram o privilégio por influência política. No caso da Halliburton, influência óbvia do Cheney. Cartum bom é o que diz muitas coisas com uma estocada só. Ou uma estocada em muitos alvos.

Mas não haveria garantia de sucesso se a Halliburton assumisse, sem licitação, as funções de mãe da família Palin. O seu trabalho no Iraque não recomenda. Devido a, entre outras coisas, muita corrupção, a reconstrução lá está atrasada. Algumas áreas do país ainda não têm eletricidade. Li que uma das poucas obras que andam é a da embaixada americana em Bagdá. Vai ser a maior embaixada americana do mundo.

Sarah Palin é uma mulher interessante e a celebridade do momento nos Estados Unidos. Sua escolha energizou a campanha de McCain, que agora supera Obama em algumas pesquisas de intenção de voto. Foi um claro golpe oportunista para atrair o voto das despeitadas eleitoras da Hillary Clinton, mas principalmente um agrado ao lado mais conservador do Partido Republicano, já que Palin está à direita de McCain em tudo. Se McCain se eleger e tiver um troço, o que é previsível, já que tomará posse como um dos presidentes mais velhos da história do país e tem problemas de saúde, os Estados Unidos terão na presidência a direita mais direita desde... Bom, desde Bush.

Injustiça dizer que a intervenção do governo para salvar instituições financeiras prova que as leis do mercado não funcionam. A primeira lei do mercado é: quando em dificuldade, peça ajuda do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]