• Carregando...

Na hora do hino já dava para adivinhar quem ia ganhar. Um hino era marcial, do tipo que impele os filhos da pátria para a glória ou para a morte. O outro era melancólico, quase plangente. Claro que ganhou o time do hino triste. Países como a Alemanha, que volta e meia invadia um vizinho, e a Inglaterra, que gostava de mandar seus soldados morrer e matar pelo império na terra dos outros, costumam ter hinos pastorais e pacíficos. Já países como a Costa Rica, que, eu acho, nunca invadiu ninguém ou teve um império – aliás, que nunca teve exército – costumam ter hinos guerreiros. Mas mesmo com seu hino hipócrita, a Alemanha não teve a facilidade para arrasar a Costa Rica de hino incongruente que se esperava, no primeiro jogo da Copa. Quem poderia esperar um jogador costa-riquenho chamado Wanchope fazendo o Klinsmann e outros milhares de alemães torcer para que o jogo acabasse logo?

Minha opinião: no primeiro gol da Costa Rica, o Wanchope não estava impedido. Tinha um alemão do lado de cá "dando condições", como se diz na linguagem específica do impedimento, esta ciência imprecisa. No segundo gol, estava. Foi um jogo que melhorou bastante no segundo tempo: de horroroso passou a chato. Valeu pelo Wanchope. E, claro, pelos gols do Lahm e do Frings, com formidáveis chutes de fora da área. Achei que Lahm foi um dos melhores jogadores da Alemanha, junto com o Podolski. Se eu estava torcendo pela Costa Rica? Claro. Não só pela camiseta vermelha mas pela possibilidade, sempre estimulante, de a Copa começar com um choque.

Liguei a televisão do quarto para ver se tinha alguma notícia sobre o horário da festa inaugural da Copa. A festa já tinha começado, mais de uma hora antes do jogo. Os alemães são meio duros em matéria de espetáculo, pelo menos os que não envolvem multidões arregimentadas e a precisão tem que ser complementada pela inventividade, mas a festa foi bonita, com um desfile de ex-campeões do mundo especialmente emocionante. No momento em que escrevo, o Equador ganha da Polônia por um a zero. Acabou o primeiro tempo. Não ouvi os hinos, antes do jogo. Mas acho que este também é um confronto entre hino sanguinário e hino depressivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]