• Carregando...

Os da minha geração sabem que o melhor Tarzan de todos os tempos, no cinema, foi Johnny Weissmuller. Desde o primeiro filme da série, nos anos vinte, até o último, acho que nos anos sessenta, vários atores com o tórax du role interpretaram o personagem, mas nenhum se igualou a Weissmuller. Só havia um problema. Como ele se tornara conhecido e ganhara o papel porque era um campeão de natação, todos os filmes de Tarzan tinham que ter pelo menos uma cena em que ele mergulhava no rio para dar umas braçadas. E todos da minha geração sabiam o que aconteceria em seguida. Era Tarzan cair na água e a gente pensava: lá vem o jacaré. Pois, para que a cena não fosse apenas uma gratuita exibição de Weissmuller mostrando o que sabia fazer melhor, era preciso lhe dar densidade dramática. O que signficava que todos os filmes da série, na época, continham uma previsível luta de Tarzan com um jacaré.

Pensando na insistência do Parreira com o Ronaldo me lembrei do Johnny Weissmuller. Escalar o Ronaldo equivalia a escalar o célebre nadador como Tarzan. Ninguém melhor para o papel, mas algumas exigências do script se tornavam inevitáveis. Era preciso prever cenas na água e, prevendo a água, prever o jacaré. E ficou parecendo que, fora confiar nos lançamentos pelo meio do Ronaldinho, que raramente aconteceram, e nas suas próprias arrancadas para o gol, que também foram escassas, não prepararam um script adequado para o Ronaldo. As cruzadas da linha de fundo não vieram porque os laterais veteranos quase nunca chegaram lá. Resultado: Ronaldo ficou parecendo um Weissmuller fora d´água. Nem nadou nem matou jacaré. Script errado.

A verdade é que o Brasil começou a perder esta Copa quando ganhou a Copa das Confederações. Aquela vitória nos deu – o "nos" aí inclui eu, você, o time e o Parreira – tamanha confiança que nenhuma mudança parecia necessária. Ninguém se deu conta de que aqui o filme seria outro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]