• Carregando...
Na movimentação de Brasília, na semana passada, a ministra do STJ, Eliana Calmon, assumiu a Corregedo­ria do Conselho Nacional de Justiça. Na véspera, a elegante anfitriã, de preto, recebeu para o jantar em petit-comité, no qual pontificaram os amigos curitibanos Isabella Piá de Andrade e Luiz Roberto Pinho Borges | Divulgação.
Na movimentação de Brasília, na semana passada, a ministra do STJ, Eliana Calmon, assumiu a Corregedo­ria do Conselho Nacional de Justiça. Na véspera, a elegante anfitriã, de preto, recebeu para o jantar em petit-comité, no qual pontificaram os amigos curitibanos Isabella Piá de Andrade e Luiz Roberto Pinho Borges| Foto: Divulgação.
  • Em grande estilo, os cumprimentos de todas as direções chegam para saudar a colunista Iza Zilli, que soma hoje nova idade. Belo e elegante personagem do mundo tradicional paranaense, ela recebe em
  • Com a animação sempre em alta, refletindo o ritmo da campanha do advogado Joaquim Miró rumo à presidência do Clube Curitibano, com eleições dia 17 de outubro próximo, jantar no Edvino juntou grupo supersimpático na semana em torno do candidato da oposição, primeiro da esq. para a direita. Com Miró, Liamir Hauer, Maria Cristina Miró, Antonio Cezar Mendes dos Santos, Terezinha Abagge e Tuti Bauer

O faraó Tutancâmon é o tema da palestra que o médico Ari Leon Jurkiewicz profere dia 28 próximo, às 12 h no Picadinho Cultural da Academia Paranaense de Medicina. Mestre em filatelia, Jurkiewicz ilustrará sua apresentação com preciosos selos de sua coleção.

* * * * *

Jurista com rara competência, o advogado Osmann de Oliveira retornou de Portugual com mais lustro profissional. Na Universidade Lusíada de Lisboa, Oliveira participou de Seminário de Estudos Jurídicos, tendo como colegas de curso a esposa Dalmi; e suas filha, Wanessa e Waléria. Os diplomas vêm assinados pelo chanceler Antonio Martins da Cruz, enquanto a coordenação do seminário é respondida pelo ex-ministro do STF brasileiro Francisco Rezek.

* * * * *

Dos mais premiados atiradores do país, o curitibano Marcos Olsen participa na Espanha da Copa Rei Juan Carlos. Neste segundo semestre, Olsen tem pela frente campeonatos de tiro no Chile e Uruguai.

* * * * *

Maria José e Agostinho Hauer definiram a Casa Cor Rio com um banho do melhor bom gosto. O evento ocupou o Palacete no Cosme Velho, pertencente à família Modesto Leal, numa área de 7. mil m2. As notas mais altas eles deram para o ambiente de Chicô Gouvêa e os jardins com piscina e paisagismo, de impressionante beleza.

* * * * *

O Paraná, através de Carlos Eduardo Zimmermann, estará presente no livro que reunirá a coleção de Gilberto Chateaubriand, a mais importante do Brasil. Astro de primeira grandeza das nossas artes plásticas, Zimmermann está presente na coleção com 10 obras.

* * * * *

Maria do Rosário e Odin Amaral no rol de curitibanos que assistiram ao casamento de Bianca do Amaral Cezimbra com Fábio Damasceno, no Rio, semana passada. A cerimônia religiosa teve como cenário a bela capela de N.S.da Luz. A recepção em palacete no Alto da Boa Vista ganhou elogios gerais. Também presentes de Curitiba, Vera Lupion, Clio Amaral Virmond e Mara Amaral Egidio de Carvalho.

* * * * *

Em weekend carioca, Miriam Duda pesquisa novidades para a sua distinguida maison da Saldanha Marinho. Na programação, conferiu lançamentos como o Mara Mac, com showroom no Fasano e a supercoleção da Maria Bonita, com adereços e acessórios em couro.

* * * * *

De Bueno Aires, encantado com a limpeza da cidade, gastronomia, casas de shows e maisons de moda, retorna Roberto Soares. Viagem em família reuniu irmãs e sobrinhos.

* * * * *

Traz o design e sofisticação do estilista Gersoni de S.C. o modelo que Andressa Molinari Ciruelos se apresenta em sua festa de debutante hoje no Country Club. Filha de Simone Dutter Molinari e Luiz Emiliano Zagonel Ciruelos, comporá também o grande bouquet de debutantes do Clube Curitibano, dia 25 de setembro.

* * * * *

A Casa do Convite, leia-se Soraya Kós, foi uma das premiadas pela publicação Senap, no evento de quinta-feira, dia 16, na Mansão Bellini, Barigui.

* * * * *

No belo cenário da pousada do Estaleiro Guest House, hoje, às 17 h em Camboriú, SC, realiza-se o enlace de Adriana Carla de Souza e Gustavo Pereira Abagge. Respec­­tivamente filhos de Marcia Maria Maes e Dilnei José de Souza (em memória), Terezinha Pereira Abagge e Nicolau Abagge (em memória), os noivos receberão 150 convidados. No rol de padrinhos, estão Leida e Silvio Biaggi, Luiz Geraldo Dalcanale e Sra., Eurico Greca e Sra., Julio Heller e Sra., Paulo Roberto Pereira e Sra., entre outros. Vestindo a alta costura de Eleuther dos Guimarães Viana, modelo em tons verdes, Terezinha Abagge, mãe do noivo, terá a óbvia companhia do simpático Antonio Cezar Mendes do Santos.

* * * * *

Como nos anos anteriores, foi triunfante a presença da Galeria Simões de Assis, recentemente, no Salão da Hebraica, em São Paulo. Com público e clientes de porte, pelo espaço do marchand curitibano desfilaram Feffer, Safra, Almeida Braga. Quem lá esteve e saiu com peça de rara beleza do artista mineiro Benjamim foi o arquiteto e decorador Alberto Pinto. Requisitado pelo alto poder do jet mundial, Pinto escolheu o trabalho para um flat londrino, tendo já em vezes anteriores optado por trabalhos da Simões de Assis. Com cobertura na Vieira Souto, no Rio, e apartamento em Paris, vizinho do ex-presidente Chirac, de onde se tem a melhor vista do Louvre, Alberto Pinto tem duas grandes amigas ligadíssimas ao Brasil, a princesa Ira de Furstenberg e a baronesa Helene de Ludinghausen, que por anos foi diretora da alta costura da Maison Yves Saint Laurent em Paris, e cujo pai, o barão André de Ludinghausen, morou em Antonina, Paraná, e lá foi casado com a despojada e personalíssima Ieda, mãe de seus dois irmãos, Sandro e Miska, igualmente barões.

* * * * *

A sociedade paranaense perdeu no domingo passado uma de suas mais simpáticas e amáveis figuras, o empresário José Vieira de Godoy, "Juca Godoy". Casado com a supercompanheira Ediluz Vieira de Godoy, expressão da nossa mais alta elegância, deixou três filhos, Rosana, José e Ernesto. Aos meus amigos Vieira de Godoy o pesar profundo do colunista.

* * * * *

Dos executivos da Moet Hennessy, responsável pela direção de marketing para a América Latina, Sandro Francalacci França escolheu o litoral catarinense para curtir hoje seus 40 anos. Comemora com Kelen e os filhos Henrique e Julia.

Juridiquês

A belíssima deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), que informa a amigos meus ser leitora desta coluna – "para saber das coisas em Curitiba" – , é autora do projeto de lei aprovado na Câmara e em apreciação no Senado, que coloca fim ao juridiquês nas decisões judiciais. Tudo em busca de sentenças em linguagem coloquial. Pensa no interesse daquele que busca justiça e que não tem obrigação, por exemplo, de saber que abroquelar quer dizer fundamentar. Nem que ergástulo público é, simplesmente, cadeia, assim como indigitado significa somente réu. É o fim da proemia delatória que significa tão simplesmente denúncia.

Segurês

Consultei, sobre assunto paralelo, gente da área de seguros. Um deles, o jornalista Geraldo Bolda, que por anos, com Fabiano Campello, entre outros paranaenses, foi uma das peças-chave da Fenaseg – até abril presedida por João Elísio Ferraz de Campos. Bolda acha que não demorará também para que as empresas do setor venham abolir o "segurês". Será, então, o fim do "sinistro", que significa simplesmente acidente; e do "prêmio"que dará lugar a pagamento. Mas ressalta Bolda: "Isto é palpite, apenas, por ora".

Doutor Waltel

Waltel Branco, compositor de mil músicas, glória viva da MPB – compôs em parceria com gente como João Gilberto e o time inicial da bossa nova –, pode ganhar o título de Doutor Honoris Causa de uma instituição universitária estadual. A sugestão começa a ganhar força em hostes políticas presentes, com possibilidades de alcançar o futuro governo do Paraná.

Precaução

Nada comum num templo católico, há pelo menos dois meses um guarda armado, de empresa de vigilância, dá segurança aos fiéis e aos religiosos da Igreja Coração de Maria, na Praça Ouvidor Pardinho. Consta que um insano agrediu e fez ameaças a sacerdotes e frequentadores do espaço sagrado. Daí a medida de segurança.

* * * * *

Reflexão

" Bem-aventurados os misericordiosos,porque alcançarão misericórdia." ( Mateus 5:7 )

" O que se fala o vento leva,mas o que se escreve permanece para sempre." (Pompília Lopes dos Santos )

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]