• Carregando...
Claudio Edinger e Bianca Cutait | Fotos: Paulo Freitas
Claudio Edinger e Bianca Cutait| Foto: Fotos: Paulo Freitas
  • Cris Barros e Toninho Abdalla
  • Fernando e Beatriz Ferreira
  • Rosana Camargo de Arruda Botelho e Beatriz Pimenta Camargo
  • Nadia e Olavo Setubal Jr
  • Emanoel Araujo

Marília Maia e Andréa Muricy foram as madrinhas do evento Dia Rosa, escolhidas por Gisela Amaral – presença destaque e madrinha da campanha no Brasil – que elegante e segura deu depoimento pessoal e discorreu com naturalidade sobre o assunto.Organização nota 10, e prestígio idem, na quarta-feira dia 24, no Graciosa Country Clube, na conscientização sobre câncer de mama que realiza palestras e exposições para incentivar mulheres a reservar um dia rosa por ano para realizar sua mamografia.

Ponto alto foi a palestra do médico Evanius Wiermann, complementada com as palavras do médico Vinícius Budel e depoimento de Tânia Mary Gomez, que igualmente falou sobre sua experiência pessoal. Tânia é uma das fortes militantes pela causa e pioneira em nosso estado e profere palestras por todo o Brasil. É presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, que contribuiu em grande parte para o sucesso do evento.

Igualmente as palavras da presidente Walkyria Gaertner Boz, e a presença das senhoras, todas em rosa, da Rede Feminina de combate ao câncer, que desenvolve trabalho de respeito na área que conta hoje com aproximadamente 400 voluntárias.

Presenças da primeira-dama e secretária da Família e Ação Social, Fernanda Richa, que anunciou que o Palácio Iguaçu será iluminado na cor rosa para homenagear o Outubro Rosa, outra ação da campanha. Avani Slomp Rodrigues, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, seguiu o exemplo afirmando a participação da ACP com apoio das integrantes do Conselho da Mulher e sua presidente, Kazuco Akamine Ferraz, e igualmente da presidente do Conselho da Condição Feminina, Beth Maia. Mulheres Guerreiras.

A campanha do Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população de todo o mundo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento e reabilitação. Surgiu em 1997, na Califórnia e ganhou o mundo iluminando monumentos com holofotes rosa.

Nos salões lotados do Country Club, no evento organizado pela Roche, com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama, um único se não: a sala montada com produtos revertidos à campanha, ao lado do salão principal, não teve a visita da décima parte do público presente. Fica a dica: vamos prestar mais atenção às boas causas, especialmente em um evento totalmente patrocinado.

Orquestra de Blumenau no Fernanda Montenegro

Diplomata e escritor, João Almino ampliou sua galeria de lauréis ao vencer, na última segunda-feira, o 7.º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura, realizado em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, com o romance Cidade Livre, editado pela Record. O prêmio de 150 mil reais, conferido durante a Jornada Nacional de Literatura, é, na área, o 2.º maior do país. Casado com a artista plástica curitibana Bia Wouk, ele, que é detentor do Prêmio Casa de Las Américas, tem obras editadas em espanhol e inglês. ***** Igualmente detentor de vários prêmios literários, o meio paranaense Cristovão Tezza (nascido em Santa Catarina), deu o recado no último sábado, no Rio. Concluída a apresentação do espetáculo O Filho Eterno, no Teatro Oi Futuro Flamengo, o escritor discutiu com a plateia sobre o seu romance, que inspirou a peça encenada pela Cia Atores de Laura. ***** Com bagagem e reconhecimento internacional, o maestro Daniel Bortholossi se apresenta dia 30 de agosto, próxima terça, às 20h30 no Teatro Fernanda Montenegro, com a Orquestra de Câmara de Blumenau. Nascido em Curitiba, Bortholossi foi o primeiro brasileiro a dirigir concertos particulares para Sua Majestade sultão Qaboos bin Said em honra ao rei da Suécia, Carl Gustav e para o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

A longevidade dos Vilhena de Andrade

Figura estrelar da gastronomia curitibana, o chef Fabiano Marcolini sinaliza novo curso em seu Villa Marcolini, neste segundo semestre, a partir do dia 19 de setembro. Sopas e soufflés e festas de Natal, entre os temas da programação em aulas, com duração aproximada de 4 horas, seguidas de degustação. Informações: www.marcolini.com.br

***** De Porto de Galinhas, Pernambuco, retorna o pneumologista Ricardo Alves, que lá participou de congresso da área. ***** Os Vilhena de Andrade efusivamente preparam a comemoração dos 100 anos de Tamoio Vilhena de Andrade, que acontece dia 4 de setembro. De tradicional tronco de Minas Gerais, a família tem a longevidade como traço marcante em sua história de vida. Mestra dedicada, D. Diva Vilhena de Andrade Azevedo comemorou, domingo passado, com louvável lucidez, seus 94 anos. No fraterno grupo de nonagenários, que frequentemente se reúne, alinham-se Clara Vieira, com 98 anos, Tita Oliveira, com 92 anos. Com 88 e 85 anos, relacionam-se respectivamente, Ivone Reis e Mathias Vilhena de Andrade. Com saudades, são lembrados os irmãos que partiram para a eternidade, Lia Peixoto, Iolanda Lemes, Maria José Vieira (primeira esposa do banqueiro Avelino Vieira, fundador do extinto Bamerindus), e o mais jovem dos irmãos, o agradabilíssimo Germano Vilhena de Andrade, cujo porte e beleza muito lembravam o astro de Hollywood Clark Gable. Com sua Suely formava um dos casais marcantes do mundo social paranaense. ***** Em São Paulo, Toninho Mariutti abre salões neste domingo para homenagear com almoço o amigo Marcos Simão que estreia nova idade. ***** O neurologista Francisco Germiniani voou para Roma onde participa de Congresso Mundial de Epilepsia. Apresentará trabalho. ***** Ruth Rocha Loures passeia pela Europa. Tem a companhia da filha e do genro – Simone e Luiz Felipe Braga Cortes, e dos netos. ***** Rodrigo Barrozo soma nova idade hoje e estreia novo adress, recepcionando os mais íntimos com delícias do Buffet Marzia Lorenzetti. Na produção e organização do evento a maestria de Ruy Barrozo.

Salão de Arte do Clube A Hebraica

Colecionadores, admiradores e figuras de todas as direções compareceram ao coquetel inaugural do Salão de Arte do Clube A Hebraica, inaugurado na semana passada em São Paulo. De Portugal, Luis Alegria fez sucesso com suas antiguidades, como o serviço de jantar Companhia das Índias, de rara beleza, valendo alguns milhões de dólares. Do Rio, marcava presença a galerista Márcia Barrozo do Amaral. Tradicional participante daquele salão, o curitibano Waldir Simões de Assis Filho levou nomes dourados das artes nacionais, o que garante a melhor visitação. À frente do evento ganham aplausos a dupla Vera Chaccur Chadad e Joça Guanaes. Em tempo: primoroso texto do jornalista Cesar Giobbi abre o catálogo do evento.

* * * * *

REFLEXÃO

"Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente." (Provérbios 10:19)

"Nada se esquece mais lentamente que uma ofensa e nada mais rápido que um favor." (Martinho Lutero)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]