• Carregando...
 |
| Foto:

Enquanto SP elimina a poluição visual da cidade, a prefeitura de Curitiba propõe lei com painéis gigantescos, nas empenas dos prédios, no melhor estilo Ciudad del Este, no Paraguai, ou no modelito Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Em edição desta Gazeta, dia 26, na primeira página, lado a lado, a notícia da liberação das futuras megaplacas, e a foto de dois torcedores vitimados por placas caídas ao vento, no estádio do Atlético. Mero acaso, ou um aviso para o prefeito voltar atrás?

O chá sai do buleE das xícaras e invade a cosmética. São vários os lançamentos de perfumes que usam a erva, originária da Índia e da China. Bulgari lança novo perfume "Té Rosso", baseado no chá vermelho, misturado com pimenta-rosa, bergamota e laranja. Já a sua "Eau Parfumée" tem gotas de chá verde, misturadas ao chá branco. Elizabeth Arden tem também o seu "Green Tea", à base de chá verde, como bem diz o nome. Aqui, criada por Debora Gil e Suelene Feltrin, a Essenciall Brasil apropria a erva-mate para cosméticos e perfumes. Sem dizer que a antiga sabedoria serve-se da camomila em compressas para aliviar tensão e cansaço ocular, receita do saudoso oftalmologista, doutor Bernardo Pericás, da antiga Ótica Americana, na velha Rua XV.

Vaivém 1Quinta, o presidente dos EUA, George W. Bush, chega ao Brasil. O Departamento de Estado reservou todos os aposentos de três redes norte-americanas de hotéis. Provavelmente Bush ficará no Hilton, próximo ao Palácio Bandeirantes. O hotel não confirma, nem desmente. A alimentação e os cozinheiros do presidente virão dos EUA, bem como sua segurança. *** Yeda e Gilberto Pedreira de Freitas Sá vieram de Salvador, onde residem em mansão na colina da igrejinha de Santo Antônio da Barra, diante de esplêndido panorama. Pedreira, conselheiro da Odebrecht, preside a Fundação Pierre Verger, dedicada à memória do grande fotógrafo francês, apaixonado pela baianidade yorubá e o candomblé. *** A revoada de governadores do PMDB ao Rio, terça-feira, a convite de Sérgio Cabral, irritou os moradores do Parque Guinle. Explica-se: o governador do Rio manda buscar, de helicóptero, cada excelência que visita o palácio Laranjeiras. O trânsito aéreo intenso perturba o sossego dos vizinhos, dizem amigos desta coluna, que ali vivem.

O pescador e a sereiaA vida de um pescador muda quando o acaso aprisiona em sua rede uma bela sereia. Apaixonado, vê-se obrigado a abandonar sua alma, única forma de concretizar o mítico amor. O conto de Oscar Wilde é argumento para a ópera "O Pescador e sua Alma", de Marcos Lucas. Em cartaz no Rio, no Teatro Banco do Brasil. O solista é o curitibano Paulo Mestre, dono de raro timbre de voz, que revela: "Esta é a primeira ópera composta com papel para contratenor".

ChampagneNasceu Gisele Amaral Pedroso, a primeira herdeira de Maria Elisa e Carlos Tiago Pedroso, alegria também de seus avós Rosarinho e Odin Amaral. *** Ana Maria e Hermas Brandão brindaram a posse dele no Tribunal de Contas. O ex-deputado, já tendo deposto seu manto com papo de tucano. *** Brindam aniversários: Nelson Baraúna Moreira, Orlando Pessuti, Waldemar Niclevicz, Carlos Eduardo Zimmermann. *** O médico Massao Sugisawa, liderando seus dois irmãos, entre 21 médicos do clã, comemora a transformação de sua clínica em hospital geral, e brinda a abertura, no saguão do hospital, de original bistrô japonês, o prato de sushis oferecido a dez reais. *** Engenheiros brindam sexta, a inauguração da nova sede do seu sindicato, no Centro Comercial Itália. *** O Country comemorou com champagne, a ampliação do restaurante do Golf, quinta. Na mesma noite, o UnicenP abriu a mostra "World Press Photo", 205 imagens jornalísticas, escolhidas durante 2005.

Vaivém 2Luís Carlos Veiga Lopes e o filho voltam de rally turístico no Chile, pelo árido deserto do Atacama, as areias em tons de azul e lilás, aos pés da branca Cordilheira dos Andes. *** Lucy e Luiz Carlos Barreto voltam ao Rio, depois de longa temporada na Lapinha. Ali mostraram seus dois novos filmes, em pré-estréia. "Corpo", documentário sobre os gloriosos 30 anos do balé de Belo Horizonte, com cenas de "Maria, Maria", "Bach" e "Onkotô", que em dialeto mineiro quer dizer "onde que eu estou?". O outro filme dos Barreto, "Caixa Dois", refere a um desvio de 50 milhões de reais que, desde Brasília, acaba na conta de uma humilde professorinha primária. Estréia na Páscoa. *** Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente nacional da OAB, famoso advogado de Sérgio Motta e FH, veio ao Paraná. Trouxe sua Fátima para rever a Curitiba natal. Ela é da tradicional família do comendador Araújo, clã com raízes nos campos de Palmas.

Zoom zoom

Pelo menos no sopro, o Cindacta II tirou nota dez. Embora seus colegas ainda cometam trapalhadas no comando do tráfego aéreo, o Quarteto de Saxofone da agremiação mereceu aplausos, em concerto no Centro de Letras, a convite do presidente Luiz Renato Pedroso. *** Cassiana Lacerda escreve, desde a Lapa, para registrar o falecimento de ervateiro Alexandre Weinhardt Silveira, fabricante da famosa "Herva-Mate Legendária". *** Amanhã, Nego Miranda e Teresa Urban lançam "Morretes, Meu Pé de Serra", no BRDE. *** Carlos Dorlass, o novo diretor das Escolas Positivo. *** Cai o pano para a grande Lala Schneider, sufragada pelos seus irmãos de ribalta entre antigas máscaras, cenários e figurinos do Teatro Guaíra. Ecoa uníssono aplauso para seu imortal talento. *** Nossa notícia, em primeira mão, sobre a pesquisa de túneis urbanos, empreendida por Marcos Juliano e Alexandre Nascimento, aqui revelada ano passado, em 26 de dezembro, intitulada "Enigma dos túneis", pautou esta Gazeta em interessante matéria de primeira página, na última sexta-feira. *** Susana Balbo, uma das grandes enólogas argentinas vogou aqui, ontem, com o marido, Pedro Marchevsky, viticultor. A importadora Cantu passa a comercializar os famosos vinhos Crios, BenMarco, Susana Balbo, Brioso. Refinada, Balbo tem no Ile de France seu restaurante favorito, aqui.

É o que temos. Até terça. "Será lembrado pelos seus feitos, por mais que se canse a inveja em escurecê-los e a malícia em ocultá-los". Miguel de Cervantes, no imortal Dom Quixote.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com. Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41) 3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]