i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Zoom

Em busca do saber produtivo

  • Pormargarita sansone • margaritasan@msn.com
  • 22/09/2008 21:03
Bioengenharia, boa esperança- Mildred Helcke, professora de Engenharia do Centro Politécnico da UFPR, pesquisa em Curitiba os limites de resistência dos ossos humanos em próteses terapêuticas. Helcke aplica na recuperação do nosso frágil corpo o mesmo modelo matemático que define estruturas e resistência dos materiais, saberes básicos da engenharia civil. Foto de Pablito Pereira mostra Mildred entre seus alunos |
Bioengenharia, boa esperança- Mildred Helcke, professora de Engenharia do Centro Politécnico da UFPR, pesquisa em Curitiba os limites de resistência dos ossos humanos em próteses terapêuticas. Helcke aplica na recuperação do nosso frágil corpo o mesmo modelo matemático que define estruturas e resistência dos materiais, saberes básicos da engenharia civil. Foto de Pablito Pereira mostra Mildred entre seus alunos| Foto:
  • Redescobriu a pólvora- O criativo artista plástico Cai Guo-Qiang, que abriu e fechou a Olimpíada de Pequim com belos espetáculos pirotécnicos, adora brincar com fogo. Em suas telas, em vez de cores, Guo-Qiang usa pólvora. Seus trabalhos, literalmente, explodiram em preços astronômicos, depois que o Museu Guggenheim de Nova Iorque dedicou-lhe retrospectiva, em maio
  • Objeto de desejo feminino- A

Já circulam no Paraná seis automóveis inovadores Fiat Palio, com motores elétricos desenvolvidos em parceria com a Copel, a Itaipu e a suíça KWO, capazes de percorrer até 120 km, gastando apenas cinco reais em energia. O Brasil precisa de inovações e até de universidades voltadas para o tema. Hoje, o engenheiro urbanista Rafael Greca fala sobre "Pesquisa e Inovação", no curso de Engenharia da PUCPR. Amanhã, Rodrigo Rocha Loures, da Fiep, discorre também sobre o assunto, e Maurício Campos, da CNI, aborda "Universidade e Indústria". A Feira de Saber Produtivo, aberta na PUC, contempla 160 projetos, que vão da energia à biotecnologia. Vale a visita.

Casas por um euro, na Itália

A prefeitura da pequena cidade de Saleme, vila de origem grega, embora o nome sarraceno, está oferecendo casas por um euro. Danificada por um terremoto há 40 anos, a cidade siciliana ficou praticamente vazia e arrasada. O prefeito Vittorio Sgarbi quer fazê-la renascer. Os novos proprietários terão de restaurar a casa, respeitando a arquitetura original. O presidente da Inter de Milão já comprou a sua. Peter Gabriel, da banda Gênesis, também. A nota, curiosa, enviada pela leitora Regina Lambros, em conexão. Quem se habilita?

Champagne

Hoje, Flora Munhoz da Rocha recebe no Country duplos cumprimentos, pelo aniversário e posse na Academia de Letras.

*** Fernando Capoani comemora o sucesso de seu Café Capoani. Danio Braga, único chef brasileiro citado no livro Les Grandes Tables du Monde, proprietário do famoso Locanda de La Mimosa de Petrópolis, assina os menus. Cristina Bernardo é a cuidadosa hôtesse. Pedro Fraletti, charmoso engenheiro presidente da CR-Almeida, é "habitué".

*** Dom Jeremias Ferens comemora 75 anos da Catedral Ortodoxa de São Demétrio, em Curitiba.

*** Sábado, coquetel Thá e Rossi, em lançamento de novo "home resort".

*** O antiquário Alberto Machado recebeu para elegante jantar. Só arquitetos e decoradores compartilharam as mesas bem postas , o serviço Limoges e os bons vinhos. Machado colocou em promoção "girandoles" e arandelas em bronze e cristais franceses, evocação das glórias de Versailles.

Soprano em sopro de sorte

A soprano curitibana Marília Vargas aceitou o desafio de substituir a diva alemã Dorothee Jansen, acometida de afonia, num dos quatro papéis solo do oratório sinfônico "Messias", de Haendel, na sala São Paulo, com o aval do maestro Cláudio Cruz. Os pais de Marília, que mantêm em Curitiba a Fígaro, antiguidades e livros raros, lamentaram não ter tido tempo de voar até SP para aplaudir a "virtuose".

Vaivém

Hoje, flores, desfiles e champagne, no lançamento das novas coleções primavera-verão, do Palladium. O anfitrião Aníbal Tacla abriu a promoção no Madero, comandado pelo chef Durski, com agradável jantar "privé" regado a vinho Catena Alta. Peras com framboesas à sobremesa.

*** Janete Zeni volta de Roma, com novidades para seu café. Já Marzia Lorenzetti aplaudiu Cher, em Las Vegas.

*** O triatleta e advogado Luiz Lamaur esteve na Argentina, correndo a Meia-Maratona de Buenos Aires.

*** Enquanto Ernani Buchmann lança o livro O Bogart Curitibano, a Natura apresenta seu novo perfume, "Biografia-volume 2", com toques florais cítricos, sândalo e rosas, para todas as horas, José Carlos Veiga Lopes autografa Icatuporangatuba, a história de Piraquara.

*** Antonia Rocha Loures volta dos EUA. Em Montana, foi hóspede da filha Ana Emília e do genro Jason, proprietários da fábrica de chocolates Posch, merecedora neste ano de oito prêmios de qualidade, na Feira do Chocolate de Seatle. Depois vogou entre os vinhedos ensolarados da Califórnia, em Mendoncino, onde fez atelier de pintura ao ar livre com a artista plástica Hope Stevenson.

*** O diretor da Pluna, Gonzalo Gilmet, e seu gerente, Roberto de Oliveira, mais o secretário de Turismo, Celso Caron, comemoram o sucesso do vôo diário Curitiba-Montevidéu: "Foram mil embarques em dois meses de serviço".

* * * * * *

Serviço

Até terça. É o que temos. "Quando a inveja casa com o orgulho, nasce a infelicidade", lembra o jesuíta Leonardo Sapienza.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com. Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.