• Carregando...
 |
| Foto:

Poucos sabem que a garrafa de champagne de 5 litros é chamada Jeroboão, nome do rei judeu, sucessor de Salomão. Champagne Jeroboão foi escolhido por Felipe Massa para ser servido no sábado, em seu casamento em SP. O piloto encomendou à Moët et Chandon, dúzias deles, por sugestão da noiva. O preço é salgado, R$ 1.600, cada um. Mas ele está podendo, e merece. Já a garrafa de 12 litros de champagne celebra Balthazar, aquele outro rei bíblico do banquete onde a mão de Deus adverte: "Teus dias estão contados", e acaba com a festa. Sem medo da maldição bíblica, várias caixas de Moët Rose, tamanho Balthazar, serão usadas no casamento de Jacob, filho do banqueiro Moisés Safra, no The Waldorf Astoria de Nova Iorque, domingo. Pena que não fomos convidados. Aliás, daqui ninguém foi.

Há 200 anos...

Hoje, dois séculos da partida do rei dom João VI e toda sua corte, desde Lisboa sitiada por Napoleão, rumo ao Brasil, a 27 de novembro de 1807. A viagem mudou para melhor a nossa História. Desembarcaram na Bahia a 22 de janeiro de 1808. No Rio, só chegariam a 8 de março. Após a longa travessia, a rainha dona Carlota Joaquina e seu séquito, vítimas dos piolhos de bordo, para não desembarcarem carecas, improvisaram toucados de tecido, adornados de plumas. As mulheres do povo gostaram. Até hoje, as baianas usam turbantes. Conta o brasilianista australiano Patrick Wilckman no seu livro "Império à deriva", escrito a partir de relatos do serviço secreto inglês da época. Imperdível.

Dionisíaco néctar aos borbotões

Os champagnes de 15 litros são confiados à memória de Nabucodonosor, aquele dos vinhedos e jardins suspensos na Babilônia. Já Melchior, santo rei mago, nomina exagerados 18 litros. Encerra a série a "Grande Soberano", garrafa hiperbólica, com 25,5 litros. "Não lembraram Omar Kayyam, o poeta e astrônomo persa, marqueteiro do vinho já no ano 1.000 da era cristã", conclui o leitor Joaquim Portes, em carta para Zoom. Omar Kayyam (1048-1131) escreveu no seu poema "Rubayat": "Se os amantes do vinho e os devotos do amor vão para o inferno, então o paraíso deve estar vazio".

Champagne 1

Sábado, o primeiro do Advento, recepção de Florlinda e Nadim Andraus, no Nuvem de Coco, casamento Pericás/Fleischfresser, no Country, e os 35 anos do Goethe Institut e da Câmara de Comércio Brasil – Alemanha, no Concórdia. Wilson Andersen Ballão, Francisco Hopker, Claudia Rommelt Jahnel, Hans Schorer, Andreas Gohringer, convidam para champanhe com "vulcão de camarões", e prometem baile "até as 5 da manhã". "Prosit".

*** Gláucia Helena Natividade Seleme distribui os convites do casamento de sua filha Maria Seleme Antonello com Paulo Edson Medeiros Albuquerque, no Solar do Batel, dia 15.

*** A elegante designer Sílvia Döring abre loja de acessórios de luxo, na Augusto Stellfeld, e comemora.

*** No Barigüi, sexta, será aberta a Feira de Santa Rita, que brinda 25 anos.

*** Débora Decok surpreendeu o pai aniversariante Jean Paul, chegando de Paris pela Air France para o jantar regado, obviamente, a champagne Moët et Chandon rosé.

Champagne 2

Champanhe ao cair da tarde, no salão Portinari da velha Estação. Segunda, Hamilton Franck, Normando Baú, Fredy Chevalier, Gabriel Raad, Sérgio Motter brindam sua posse no Sinduscon.

*** No Rio, Angela Fragoso Pires prepara a "Nuit de Noël", nos magníficos salões do Copacabana Palace Hotel. Black tie, dia 6.

*** Walter Borges Carneiro brinda aniversário em Nova Iorque, ao lado de sua Marise no The Carlyle, onde o cantor Bob Short se fez lenda.

*** Dom Moacir Vitti também comemora. O presente dos sonhos do arcebispo é um casal de cisnes para o lago que mandou fazer diante de seu palácio no Mossunguê.

*** Roberval Pereira brinda o seu com jantar regado a Beaujolais Nouveau.

* * * * *

Zoom-Zoom

Banzai, banzai!

O aristocrático sinete do crisântemo sela o convite em comemoração ao aniversário de sua majestade o imperador do Japão. O cônsul e senhora Soichi Sato convidam para o brinde dia 4, na residência oficial do Los Angeles. Ali, em 1997, os imperadores do Sol Nascente jantaram, com 18 outros privilegiados convivas, sushi e sashimi do "Yumê". Aliás, o chef do simpático bistrô da Rua Leônico Correia, nativo da ilha de Okinawa, faz a melhor mesa oriental do Paraná, arrematada de ostras frescas e caviar. Imperdível.

* * * * *

É o que temos. Até terça. Hoje, festa de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. "Cobertos por seu manto protetor, os servos de Maria nunca perecerão", diz a oração. Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com

Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]