• Carregando...
Vídeo | TV Paranaense
Vídeo| Foto: TV Paranaense

Esta Páscoa, em tórridas vésperas, calor de derreter, impróprio no outono, traz ao mercado brasileiro de luxo a novidade dos "chocolates de origem". Delícias de cacau cultivado em Java, Tanzânia, Madagáscar, São Tomé e Príncipe, Santo Domingo, Equador, Papua-Nova Guiné. Chocolate aromatizado com baunilhas, bananas, flores, azeitonas, especiarias, e até tabaco. No Brasil, o ouro negro chegou em sementes, mandadas trazer por dom João VI, de outros pontos do império ultramarino, ao fundar o Jardim Botânico do Rio e promover o seu famoso "passeio das plantas", entre os vários continentes.

Beatíssimos banquetes

Enquanto o Papa Pio V (+1513) comia perdizes recheadas com pinhões e torta de marzipan, o Papa Pio X (+1914) apreciava polenta e cogumelos. Já João XXIII (+1963) preferia ossobuco ao vinho branco. João Paulo II adorava a cozinha polonesa, mas o torrone romano era a sobremesa favorita. Bento XVI aprecia a cozinha sofisticada. Em sua dieta saudável – aí vai a dica para as freirinhas chefs de SP –, não faltam o sorvete de tangerina e o pudim de abacaxi caramelizado. Revela a escritora espanhola Eva Celada, no livro "A Cozinha Secreta dos Papas". Segundo Eva, o prato mais tentador era privilégio da mesa dos papas Farnese: ovos beneditinos sobre leito de bacalhau. Que tal a delícia?

Vaivém

* Monsenhor Aleixo de Souza deixa a matriz do Senhor Bom Jesus da Coluna, no Rio Negro e assume, no domingo de Páscoa, a Catedral de S. José dos Pinhais. *** Para dar água na boca: Alex Atala apresenta na França, no festival de gastronomia de Toulouse, capuccino de cogumelos em óleo de trufas, "foie gras" ao molho de jabuticaba. *** Páscoa gulosa mesmo é provar no Bistrô Charlô, em SP, as delícias do chef lisboeta Braz Lopes: bacalhau com broa de milho, e um bolo de chocolate, nada modesto, chamado de "o melhor do mundo". *** Costantino Costantini voga em Beijing, em congresso de cardiologia, que reúne 3 mil cirurgiões intervencionistas. *** Nílson Pohl Ribas vai sozinho para Brasília, assessorar o ministro Stephanes. Maria Elisa fica em Curitiba, onde dirige o curso de Biologia do UnicenP.

O grande Torres García

A arte universal do uruguaio Torres García é atração no MON. Revela seus incomparáveis brinquedos pintados à mão e telas do universalismo construtivo. Os bisnetos do artista, Jimena Perera e Alejandro Díaz, curadores, vieram de Montevidéu. Raríssima oportunidade. A coleção poucas vezes viaja, desde que, emprestada para o MAM do Rio, ardeu num lamentável incêndio. A perda irreparável, desde então, traumatizou a família Torres García e o mundo das artes plásticas. Em outra sala do MON, retrospectiva de Luiz Carlos de Andrade Lima (1933–1998), seus herdeiros também marcados pelo desaparecimento, até hoje não explicado, de uma das 15 telas que compõem a Via-Sacra, sob a guarda da Mitra Arquidiocesana de Curitiba, na reitoria da Igreja da Ordem e da Fundação Cultural de Curitiba.

Chocolate de origem

Nas grandes "bonbonnières" de SP, o quilo do "chocolat d’origine" está cotado a 400 reais. O preço é imperial, capaz de derreter qualquer bolso. Os astecas, quando descobriram o cacau e dele criaram o "xocolatl", jamais imaginariam o sucesso. Até Colombo, o navegador e cartógrafo genovês, quando provou a delícia, adorou. E pode ter levado uma cestinha de cacau para a financiadora de sua expedição marítima, a rainha Isabel de Espanha. Os cozinheiros da rainha prepararam a iguaria. Provavelmente assim, o chocolate mudou de império e ganhou a Europa.

Zoom-zoom

A designer alagoana Martha Medeiros abre as janelas do mundo para as rendas brasileiras: a renascença, a richelieu, as rendas de bilro. Nova Iorque foi o cenário do lançamento. Alguns vestidos de noite levam seis meses para serem confeccionados e podem ser usados com sapatos rendados, de Fernando Pires. Márcia Almeida trouxe para a Bazaar. *** Com som ao vivo, de MPB, abre o "041 Café Curitibano". Vânia Antoni comanda os quitutes que acompanham as bebidinhas, nas Mercês. *** Cidadão curitibano, revoltado com a sujeira no centro da cidade de Curitiba, reclama: "O belo petit-pavé da Praça Rui Barbosa está encardido. Danuta Lisicki Abreu convida para a "Swieconka" – bênção polonesa de alimentos de Páscoa –, sábado de Aleluia, no Bosque do Papa. *** A atitude do prefeito, padre Válter Pegorer, de Apucarana, ao fichar na polícia e banir pessoas humildes e excluídas que perambulavam pelas ruas, além de inconstitucional, envergonhou os paranaenses. Mais lamentável ainda, por ter partido de um padre. A missão do governante é erguer o povo, acolher, curar, ensinar, vesti-lo, para que ele possa buscar emprego. É dar condições de cidadania, não é bani-lo do convívio social. *** A Esquadrilha da Fumaça da nossa Força Aérea, que voará sobre Curitiba no domingo, tem em seus quadros o capitão aviador Gil Eduardo de Lima e Silva, curitibano comandante do avião n.º 5, contam, orgulhosos, os pais do aviador, Maria Olinda e Antônio Carlos Lima e Silva.

É o que temos. Até terça. É tempo da Paixão e Morte, mas também é o tempo da Páscoa da Ressurreição, que traz o Fogo Novo:

"Livrai-nos, Senhor, de toda aflição, ira, perigo e adversidade".

Fale conosco pelo Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41) 3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]