Chef Bondoux, fã dos Decock- A convite de Abdo Kudry, Marta e Marlus Moro vogaram no “La Bourgogne” de Buenos Aires, o jantar regado a Dom Pérignon, na comemoração dos 80 anos do jornalista. Ali, o famoso chef proprietário Jean Paul Bondoux, na foto, disse que sonha fazer festival gastronômico em Curitiba. E declarou sua admiração pela tradição gastronômica do Ile de France, comandado pelo compatriota Jean Paul Decock. Zoom fotografou| Foto:
Ego argentino- Única latino-americana retratada por Andy Warhol, Amália Lacroze Fortabat (foto) domina o mercado do cimento na Argentina. Ao comemorar seus 95 anos, quarta, Amália abriu em Buenos Aires o Museu Fortabat: 6 mil metros quadrados, em aço, vidro e cimento, obra do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, em Puerto Madero. Ali, Turner, Brueghel, Chagall, Dalí, Rodin e colossal tela de Uriburu,
Natal em Viena, anjos daqui- Maria Olívia Samek e Lúcia Arruda vogam na Áustria. Ali, a convite do embaixador do Brasil, Julinho Zellner, preparam mostra de artesanato do PR, num espaço da ONU. Na foto de Lina Faria, anjos em palha de milho da artesã Doralice, de Rio Negro, que ornamentam agora a árvore de natal da nossa embaixada, em Viena. Julinho é casado com a paranaense Marília Sardenberg, nossa embaixadora na Tunísia. O casal só se encontra nos fins de semana. Coisas do ofício

Reservado por Guido Mantega para o próximo fim de semana, o Teatro Municipal de SP vai receber os poderosos e perplexos ministros de Finanças do G7, o clube dos (ex) países mais ricos do mundo. Hoje em situação crítica, discutem estratégias de futuro com seus colegas do Brasil, Rússia, Índia, China - os Brics – economias ascendentes que formam uma espécie de cadeia da esperança. Resumo da ópera: calaram-se aqueles que antes só sabiam criticar o "risco Brasil". Nas esferas cósmicas, o velho profeta Isaías vê cumprir-se sua profecia: "Os pobres herdarão a Terra".

CARREGANDO :)

Paris é uma festa

João Carlos Ribeiro e sua Cristiane Debastiani, em Paris, vogaram na mostra Juarez Machado e depois, com vista para a catedral de Notre Dame, jantaram o famoso "pato laqueado e numerado", no Tour d’Argent.

Publicidade

*** Lena e Arthur Santos também ali adoraram a mostra "Picasso e seus mestres", no Grand Palais.

*** Lúcia Durães, executiva da Sial – feira mundial de alimentos, aplaudiu o Rigoletto, de Verdi, na futurista Ópera da Bastilha.

*** Raymonde Dias em sua casa parisiense recebeu o editor Cassiano Elek Machado, da Cosac Naif, que prepara o lançamento das "Memórias" do pintor pernambucano Cícero Dias. Não são poucas. Envolvem o casamento com Raymonde em Portugal e a fuga da França ocupada, com o poema "Liberdade", de Paul Elouard, costurado no forro do paletó. Depois, os versos libertários seriam lançados de avião, sobre a triste Paris de 1944, para incentivar a resistência aos nazistas. Parte dos arquivos de Cícero Dias é guardada em Curitiba, pela Simões de Assis.

*** Os publicitários Christine Brum e André Secundino casaram sábado no Palácio Garibaldi e vogam em lua-de-mel em Paris, entre árvores douradas pelo outono europeu.

"Corrientes, 348"

Publicidade

Em Buenos Aires, passageiros argentinos irritados com atrasos no aeroporto doméstico Aeropark, surraram atendentes da Aerolíneas Argentinas, na semana. O sururu durou seis horas. A Aerolíneas está sendo encampada pelo governo Kirchner.

*** Aliás, embarcar, desde o sucateado aeroporto internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, virou um martírio burocrático: filas, perguntas, carimbos, demoras demais e eficiência de menos. Mas, ainda assim, vale a pena.

*** Lá vogou Mestre Silvestre, em congresso de alfaiataria na Escola de Moda de Moron.

*** Também no vôo do tango, o casal Seme Raad mais a neta Laura.

*** Neusa e Marlus Coelho, no Hotel Faena, aplaudiram "Rosso Tango", que termina em nus artísticos. Na Cabaña Las Lílas, brindaram com vinho Nicolas Catena, diante da vista para o novo museu Fortabat. Ainda, passos dobles na milongueria "La Cumparsita".

Publicidade

Champagne

Sábado, Gabrielle Coelho de Macedo e Marcelo Salomão casam na igreja S. Francisco de Paula e recebem no salão azul do Curitibano.

*** Entre os que brindam aniversários: Marise Izique, Teresa Martins, Izabela Maciel, Nádia Aleixo, Hermínio Victorelli, César Muniz.

*** Sábado, em belo pavilhão montado em casa, Janjão Oliveira Franco leva ao altar a filha Ciça.

*** Champagne e romance para Marília Santos e Pedro Bório, agora nosso embaixador no Sri Lanka, ilha do Oceano Índico, ao sul do golfo de Bengala, antigo reino do Ceilão. O curitibano Bório agora vive em Colombo, a capital dos cingaleses.

Publicidade

*** Flávia e Waldirzinho Assis comemoraram aniversário de casamento, no Business, regado a belos vinhos. À sobremesa, trufas de bananas com cachaça de Morretes.

*** Champagne e novas togas para os recém empossados desembargadores Antonio Loyola Vieira, Francisco Luiz Macedo Jr., Mário Helton Jorge.

Vaivém

Imperdível. Promoção desta Gazeta: desde a longínqua Rússia, chega ao Teatro Guaira, quinta, pelas mãos de Verinha Walflor, o Ballet de Moscou, com "Cinderela", "Quebra Nozes", "Lago dos Cisnes".

*** Lopez, a imobiliária nacional, de olho na carteira de vendas de tradicional corretora curitibana, que atua também em SP e SC.

Publicidade

*** Em janeiro, Padre Ricardo Hoppers troca a igreja S. Francisco de Paula, da Saldanha Marinho em Curitiba, pelo Colégio Pio Brasileiro, em Roma. A comunidade vai sentir falta mas pode ser a sagrada rota para o episcopado.

*** Olga Kiun faz concerto na Capela Santa Maria, domingo. Bach e Chopin no programa.

*** Rosarinho e Odin Amaral voltam de esplêndido périplo pelos EUA: Miami, San Francisco, Las Vegas, Los Angeles e Nova Iorque. E dia 21, tem casamento na família: o filho Odin Neto casa com Juliana Brito.

*** Hoje, no bistrô Alberto Massuda,Dominique Blanchard, da Renault fala sobre a crise para a Câmara de Comércio franco-brasileira.

*** Amanhã, Regina Pessuti volta à ribalta do Guaíra, com a "A Dança dos Pavões" do balé Oriental de Eliane Fetzer. Diz a mulher do vice-governador: "realizo o antigo sonho de pisar o palco do Guaíra, agora, com sapatilha de ponta".

Publicidade

* * * * * * *

Serviço

Até terça. É o que temos. "Para quem está se afogando,até jacaré é tronco..." Diz , irreverente , a sabedoria popular brasileira.

Fale conosco, opine, mande notícias, pelo e-mail: margaritasan@msn.com.

Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

Publicidade