• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

O transporte ferroviário de passageiros no Brasil praticamente desapareceu. A linha SP–Rio, a mais movimentada do país, está desativada por alegada – e discutível – falta de viabilidade econômica. O governo federal vai liberar R$ 2 bilhões para a construção de 13 linhas regionais até 2009, via BNDES, além de indústrias de peças e equipamentos para trens com veículos mais leves e mais velozes.

Melhor que avião

Trens de turistas seriam uma bênção para este Brasil de apagões aéreos, de passageiros estressados, de controladores descontrolados, de colapso anunciado pela Agência Nacional de Transportes Aéreos (ANTA). Sem falar da diminuição de custos nos trechos menos longos, tipo SP–Rio, 70% menor.

Sonhar não é proibido

O primeiro obstáculo aos trens de passageiros vem das próprias concessionárias de ferrovias, preocupadas, apenas e, tão somente, com o transporte de cargas. Somem-se os caminhos, saturados, trechos destruídos, e a infra-estrutura sucateada, criminosamente arrancada. Estamos longe da maravilha turística de linhas qual a do Orient Express, que liga Londres a Veneza – na rota de Istambul, ou Bangcoc a Miamar – no sul da Ásia. Mas, sonhar não é proibido.

Galápagos e Darwin, na internet

Cinqüenta mil páginas e quarenta mil imagens que compõem a obra completa do naturalista inglês Charles Darwin estão sendo inseridas na internet. A partir de 2009 – o ano que marca o bicentenário do nascimento do naturalista – o portal poderá ser acessado, incluindo a obra mais famosa "A origem das espécies", que vai completar seus 150 anos de publicação, também naquela data, fruto da lendária expedição do mestre às ilhas Galápagos, no Equador, que, aliás, passeio imperdível, recomendado pela coluna. Mas haja preparo físico para enfrentar a superlativa natureza. Não desista!

Vôo das araras

Estréia dia 1.º de outubro o vôo São Paulo-Dubay, da Emirates Airlines. Superlativo, dura 15 horas, no Boeing 777-200 LR, que possui na primeira classe, oito suítes, na classe executiva, 42 poltronas-cama, e 216 na econômica. Os passageiros estão interligados a 60 canais de entretenimento e ainda podem trocar e-mails e mensagens de texto. As comissárias usam um barrete vermelho e um véu de mousseline branca, a velar-lhes o rosto.

Réplica das igrejas de peroba-rosa

Uma capela, em pedra cor-de-rosa, talhada à mão, réplica das primeiras igrejas de peroba-rosa do Norte do Paraná, está sendo erguida em Mauá da Serra, na região de Apucarana, às margens da Rodovia do Café, por Frederico e Baronesi Gerber, proprietários do restaurante-parador "Holandesa".

O templo, despojado de imagens, com uma única cruz vazada, a revelar a mata do seu entorno, será endereço de casamentos elegantes da região, onde, certamente, não faltarão doces típicos e as deliciosas lascas confeitadas de laranja azeda, receita das cortes européias, que Baronesi primorosamente confecciona.

Professor Dacheux

Consternada a sociedade paranaense com o falecimento do singular engenheiro rodoviário, professor emérito de Cálculo Numérico da Universidade Federal do Paraná, o fidalgo dr. Eurico Dacheux de Macedo, que semeou bondade e amigos por onde passou e conheceu como ninguém os caminhos do Paraná. Possam os anjos velar-lhes o sono com cânticos de glória.

A missa será realizada hoje, às 19 horas, na Igreja São Francisco de Paula, Rua Desembargador Motta, 2.500, esquina com Saldanha Marinho.

Champagne

A Argentina, para desenvolver o deserto da Patagônia, investe no refinado trinômio turismo enogastronômico e ecológico.

*** Brindam aniversários: João Klas, José Lupion Neto, Luiz Alberto Machado, Irmã Vilma Geopato, Terezinha Scalco, Yvone Kümmel, Walmor Santos, Yvone Pimentel Mussi, Márcia Cardoso de Almeida.

*** Recém-casados, Kelly e o publicitário Sílvio Vicente vogam em Buenos Aires, em lua-de-mel, hóspedes do elegante hotel Alvear. E brindam sua felicidade, com champagne, já no café da manhã, no L’Orangerie, pavilhão envidraçado, um dos mais lindos do mundo, as mesas com profusão de framboesas, cerejas, morangos e frutas silvestres vermelhas, dos bosques austrais.

*** Cristine Varela e André Fantin vogam, em lua-de-mel, entre Roma, Nápoles e Amalfi.

*** Osvaldo Schiachetti lidera grupo de peregrinos da paróquia do Hugo Lange, em visita a Roma, Fátima e outros santuários europeus.

Zoom-Zoom

Os Correios lançaram um original programa de selos personalizados, também para clientes especiais.

*** Produtores de milho de Castro estão começando a exportar palha de milho excedente para o México. Após beneficiada, a palha vai servir como invólucro para o "tamal", típica comida mexicana, parecida com a pamonha brasileira. O negócio deve render uma receita extra para os produtores dos Campos Gerais.

*** O Instituto de Oncologia Mário Negri, de Milão, concluiu que é possível a prevenção de tumores através da boa mesa. Um bom cardápio pode propiciar certas substâncias fitoquímicas na nossa dieta, evitando todos os tipos de câncer, dos seios aos intestinos, da próstata aos pulmões. Entre os alimentos recomendados, o curry, tempero indiano, a couve-flor, o chá verde, e o bagaço de uvas vermelhas.

*** Marcelo Bergerson e Ivana Faust, atentos diretores de marketing da Bergerson, têm agora perfumada parceria com a L’Occitane en Provence.

*** Em setembro, o Paraná participa em Paris, de duas importantes feiras internacionais: a TexWord, voltada ao setor têxtil de maquinários e acessórios, e a Première Vision, feira de tecidos. Em 2006, o Paraná foi o segundo estado brasileiro que mais exportou para a França, gerando receita de US$ 350 milhões. Na pauta das exportações, madeiras e artigos de marcenaria, resíduos sólidos, óleo e grãos de soja, acessórios para veículos, motores de explosão e fios de seda.

*** O celular estressa, irrita e vicia, confirmam pesquisadores da Universidade de Staffordshire, na Grã-Bretanha. Nós já sabemos.

É o que temos. Até terça.

"Procurando o bem para nossos semelhantes encontramos o nosso." (Platão).

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom: (41) 3324-4000 Fax: (41)3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]