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Segurança

Pais têm de ficar alertas para a regulamentação do transporte escolar

Veículos que prestam serviço de transporte escolar precisam ser regulamentados no município, por determinação federal. Em Curitiba, o primeiro sinal de que um veículo é licenciado para transportar estudantes é um selo da Urbs, com a validade das vistorias, que deve estar afixado no para-brisas. Atualmente, 602 ônibus, 257 vans, 260 micro-ônibus e quatro utilitários têm licenciamento para prestar esse serviço na capital.

Para saber se um prestador de serviço está dentro das normas, basta dirigir-se à Urbs, na rodoviária, ou consultar o site www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Na aba vermelha "Transporte", há o item "Transporte Escolar", com uma relação por bairros de transportadores, número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.

A rede

Curitiba conta com 189 escolas municipais e 198 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com um total de 142 mil alunos e 18 mil professores. São 203 colégios estaduais, com 160 mil alunos e 10,5 mil professores. A rede particular é formada por 589 instituições, com mais de 117 mil matriculados. Além das redes municipais, a segunda-feira deve marcar a volta de mais de 400 mil estudantes das 2,6 mil escolas privadas e de 1,2 milhão de alunos distribuídos nos 2,5 mil colégios estaduais paranaenses.

Trânsito

Setran fará operação de conscientização no entorno de 18 escolas

Para evitar problemas no entorno das escolas e conscientizar pais e alunos, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) planeja uma operação nos primeiros 20 dias do ano letivo, em parceria com a Guarda Municipal e a Urbs. Na impossibilidade de garantir atendimento em toda a rede, 18 escolas municipais – duas em cada regional – foram selecionadas para abordagem de motoristas e pedestres. "Faremos a fiscalização de estacionamento, parada em faixa dupla, além de orientação dos pais, principalmente na saída, orientando sobre comportamentos seguros", explica o diretor da Escola Pública de Trânsito da Setran, Cassiano Novo.

A operação também inclui a entrega de cartas de boas-vindas, com dicas de segurança da Vó Gertrudes, para 87 mil alunos do ensino fundamental e 30 mil da educação infantil. "Nos primeiros minutos de aula, os professores trabalharão com essa atividade." Cada local de abordagem contará com 10 agentes de trânsito, guardas municipais e mirins.

Entre as orientações de segurança estão respeitar os limites de velocidade de 30km/h perto de escolas, atravessar a rua em linha reta, nunca em diagonal, em locais com semáforo, faixas ou travessias de faixas elevadas. Também é importante que crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas de adultos e sejam seguras pelo pulso. Em vias sem calçada, a orientação é andar em fila indiana, em sentido contrário aos veículos.

      A partir de hoje, Curitiba dará adeus ao trânsito aparentemente mais tranquilo das férias. A volta às aulas de quase 600 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino deve recolocar 300 mil veículos nas ruas, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Além de milhares de carros particulares e quase mil veículos de transporte escolar que voltam a circular na cidade, a Urbs retomará a tabela normal dos ônibus, cuja redução em períodos de férias é de 4%. O impacto desses números no meio ambiente e na saúde da população é alto, segundo especialistas. Mas difícil de ser calculado.

      "Aumenta a emissão de CO², benzeno, tolueno. Nas férias, quando você retira 300 mil carros da rua, ocorre a redução de poluição e, segundo pesquisas, também diminuem as internações por problemas respiratórios, por exemplo", afirma o professor Ricardo Godoi, do Departamento de Engenharia Ambiental da UFPR.

      Pesquisador do Labo­ratório de Poluição Atmos­férica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o engenheiro Paulo Afonso de André explica que o cálculo do impacto ambiental precisa levar em conta fatores como a idade e a composição da frota – porcentagem de veículos movidos a etanol, gasolina e diesel. "Mas 300 mil veículos a mais impactam significativamente em qualquer lugar. É mais escapamento soltando porcaria e as vias não estão preparadas para absorver essa massa de veículos em um fluxo tranquilo. Com os congestionamentos, é mais tempo funcionando, e mais poluição", resume.

      Calendário

      O início do ano letivo da educação infantil, ensinos fundamental e médio de instituições privadas e particulares na mesma data é uma situação atípica motivada pela Copa do Mundo. Neste ano, as aulas na rede pública têm início no dia 10 de fevereiro e terminam em 17 de dezembro. Já as férias de inverno ocorrerão a partir de 30 de junho. No mês de junho, escolas municipais da capital farão recesso nos dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26, em função de jogos da Copa.

      As redes estadual e particular de Curitiba, cidade-sede de jogos, têm um calendário de recessos em junho um pouco diferenciado do restante do estado. Enquanto na capital não haverá aulas no dia 12, nem de 16 a 23 e também no dia 26 de junho, no interior e demais cidades da RMC os recessos da Copa serão apenas nos dias 12, 17 e 23. Embora as escolas da rede particular tenham autonomia para fazer seus calendários, o Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná (Sinepe/PR) sugere que o ano letivo se encerre em 12 de dezembro. Já as férias de inverno devem ocorrer entre 30 de junho e 21 de julho.

      Escola reabre com salas improvisadas

      A rede estadual de ensino começará o ano letivo com 150 novas salas de aula distribuídas pelo Paraná. Em Curitiba, são 13 obras de reconstrução e ampliação de escolas, com o objetivo de criar 3 mil vagas ao longo de 2014. No Colégio Estadual Yvone Pimentel, no Novo Mundo, as aulas recomeçarão da mesma forma que terminaram no ano passado: em salas improvisadas na quadra poliesportiva. Segundo a Seed, a obra de R$ 5 milhões é a maior em andamento na região e deve dobrar a atual capacidade da unidade escolar.

      A diretora Adriana Kampa conta que o que era para ser uma reforma de ampliação teve de começar praticamente do zero, por causa das más condições da edificação de 1966, onde a escola funcionava até março de 2012. "Era uma estrutura que não foi feita para a área educacional, mas foi sendo adaptada informalmente ao longo dos anos. Além da falta de acessibilidade, havia muitas goteiras que não se resolviam com a troca de telhas, ‘n’ problemas", recorda.

      A opção de colocar os cerca mil alunos – de 300 a 400 por turno – na quadra recém-construída partiu da comunidade. Para isso, foram feitas 15 salas com paredes de alvenaria, divisórias e forros. "Todos optaram ficar por aqui, era melhor do que mudar os alunos de escola, então, as limitações fazem parte do momento. O colégio está ficando bonito, para dia 10 conseguiremos liberar cozinha, refeitório, banheiros, duas salas de aula e laboratórios, que não tínhamos há muito tempo. Vai ajudar na qualidade." Segundo Adriana, as obras têm conclusão prevista para maio, mas deve haver prorrogação, decorrente de atrasos na parte burocrática do contrato e na própria condição da estrutura antiga.

      Já a rede municipal de ensino de Curitiba informa que, durante os meses de férias, R$ 1,5 milhão foi investido em reformas e manutenções de escolas. As obras, que fazem parte de um plano para construir, reformar e transformar 40 unidades ainda nesta gestão, devem ser concluídas nos próximos dias.

      Também está em andamento a construção de nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com verbas do programa ProInfância – PAC 2, do Governo Federal. Nesta primeira fase, com conclusão prevista para o segundo semestre, serão abertas 1.650 novas vagas para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos na educação infantil. O investimento é de R$18,7 milhões. Outros 25 CMEIs devem ser construídos dentro do programa.

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