Em média uma vez por semana, os cerca de 600 estudantes do Colégio Estadual Olavo del Claro, no São Braz, em Curitiba, têm aulas no laboratório de informática, que conta com banda larga por fibra óptica da Copel, com 10 Mbps. Os professores agendam o uso da sala com computadores e levam os alunos para complementar o conteúdo ensinado em sala de aula. "É usado em todas as disciplinas e em reforço no contraturno para quem tem déficit de aprendizagem", explica a pedagoga Silene Mafezoli. Os alunos sentam-se em dupla nos computadores e trocam experiências. "Melhorou muito o desenvolvimento deles", diz Silene. Outra opção utilizada pelos professores também é baixar conteúdos para gravar em pen drives, que, nas salas de aula, são conectados às famosas tevês laranjas.
"Eu gosto de pedir para eles entrarem em sites de Matemática para fazer exercícios on-line", diz a professora de Patrícia Fick. "Como o exercício corrige tudo na hora, eles não ficam com vergonha de não saber, pois não têm de ficar perguntando", afirma. "Além disso, eles ficam entusiasmados quando têm aulas no laboratório de informática. É um momento mais lúdico", opina Patrícia.
Os alunos aprovam. "Como eu tenho dificuldade em Matemática é bom, porque posso ficar treinando", diz Anny Carolina Ribeiro de Andrade, 11 anos. No teste feito pela reportagem, foram necessários três segundos para carregar a página inicial do site da Gazeta do Povo nos computadores da escola.
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