Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aporte

Com contratação de novos funcionários, Hospital de Clínicas irá reabrir 20 leitos de UTI

 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
(Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, nesta sexta-feira (11), a contratação de 190 empregados públicos para atuar no Hospital de Clínicas (HC). Os novos funcionários possibilitarão a reabertura de 20 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI). Os trabalhadores foram aprovados em concurso público e serão contratados por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É uma ótima notícia, porque esses novos funcionários começam a trabalhar em 1.º de dezembro e vai possibilitar que a gente aumente a capacidade de algumas das UTIs do HC”, disse o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

Com a contratação, o número de leitos da UTI neonatal vai saltar de dez para 20. Na UTI cardiológica, as vagas passam de oito para 12. A UTI pediátrica, que dispõe de quatro leitos, passará a contar com dez. Com isso, o HC passa a atender condições apontadas pelo Conselho Regional de Medina (CRM-PR), que chegou a expedir um indicativo de interdição de alas da UTI do hospital.

Os novos empregados públicos contratados estão divididos nas seguintes áreas: 49 médicos, 28 enfermeiros, 51 técnicos de enfermagem e dez técnicos em saúde assistencial, além de 13 técnicos administrativos de nível superior e 16 de nível médio.

Com as contratações, o HC passará a contar com um quatro de 3297 funcionários. Desses, 626 são contratados via Ebserh, 839 via Fundação de Apoio da UFPR (Funpar) e 1832 servidores próprios.

Além das contratações o Ebserh também deve fazer um repasse de R$ 5 milhões para compra de insumos. No início do ano, o HC sofreu com a falta de itens básicos, como luvas, gazes e seringas. A empresa pública também há havia liberado R$ 1,2 milhão para a aquisição de equipamentos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.