Em Curitiba, ato em defesa da mulher lembrou o caso de violência do rio de Janeiro| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Jurada de morte por traficantes do Morro da Barão, na zona oeste do Rio, a adolescente de 16 anos vítima de estupro na favela há 11 dias deixou nessa terça (31) o estado do Rio com a família. O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo, contou que ela está muito assustada, “disposta a mudar de vida”, e que não terá celular nem computador com internet, para que não entre em contato com pessoas que possam descobrir seu paradeiro.

CARREGANDO :)

Incluída no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, a jovem entrou em pânico ao saber da ira dos criminosos do morro, que decretaram sua execução. Isso porque a divulgação do crime, ocorrido depois de ela participar do baile funk da favela, na madrugada do dia 21, chamou a atenção da polícia para o bando.

A adolescente declarou, no primeiro depoimento à polícia, que procurara o “dono do tráfico” para reclamar que seu celular havia sido roubado e contar que havia sido estuprada. A exposição dos criminosos, que passaram a ser procurados, motivou a sentença de morte.

Publicidade

“Fiquei estupefato com a maturidade e a tranquilidade dela. Ela quis entrar sozinha na sala para falar comigo, e não com a avó. É inteligente, articulada e madura. Mas está assustada, recebeu ameaças de traficantes e até de gente de fora do estado. Estava com pressa de ir embora do Rio”, disse o secretário, que anteontem esteve com a vítima por uma hora. “Não perguntei sobre a vida sexual dela. Fazer sexo com menor é crime, divulgar imagem dela sendo bolinada é crime.”

Família

A adolescente já havia deixado o apartamento em que vivia com a mãe, o pai, o irmão, de 6 anos, e o filho, de 3 anos, na sexta passada. A família passou a ter escolta policial e, na terça-feira, foi transferida de vez. A avó materna foi junto. É ela quem tem estado com a adolescente nos contatos com policiais, advogados e defensoras públicas. O pai, idoso, tem dificuldade de fala e locomoção, sequela de um acidente vascular cerebral (AVC). A mãe cuida do neto.

A família morava num condomínio de classe média na Taquara, zona oeste, havia cerca de três anos. O prédio fica a 6 quilômetros do Morro da Barão, que a adolescente frequentava não só em noites e madrugadas de baile funk. Ela convivia com pessoas ligadas ao tráfico, a quem já conhecia: antes de se mudar para Jacarepaguá, a família viveu em Honório Gurgel, zona norte, perto do Morro Jorge Turco, cujo comércio de drogas era dominado pelo mesmo bando que hoje está no Barão.

O “chefe” local é Sergio Luiz da Silva Júnior, o Da Russa, gerente de Luiz Claudio Machado, o Marreta, preso em 2014 no Paraguai. Da Russa é um dos seis acusados do crime e está foragido. Marreta é um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

A vida escolar da garota foi atrapalhada pela gravidez precoce. Ela já não estuda. Evangélico, o pai tentava mantê-la em casa, mas ela fugia. “É uma menina que se criou sozinha. O pai prendia demais, botava de castigo, mas não adiantava. A filha fugia de casa, e um dia, apareceu grávida. Ela se destaca na comunidade, é bonita, e aquele passou a ser o mundo dela. Só que ao ser ameaçada, até mesmo de ser queimada viva, entrou em pânico”, descreveu um funcionário do estado que presenciou relatos da vítima.

Publicidade

Ela agora se comprometeu a não falar com pessoas do morro e a não dar entrevistas. Os pais receberão suporte financeiro por dois anos, tempo que dura o programa de proteção.

Presidente do inquérito, a delegada Cristina Bento voltou a interrogar ontem os acusados Raí de Souza e Lucas Perdomo Duarte dos Santos. O teor não foi divulgado. Ainda há quatro foragidos, entre eles Da Russa

Veja também
  • Senado aprova projeto de lei que tipifica estupro coletivo e aumenta pena
  • Câmara dos Deputados cria comissão externa para acompanhar caso de estupro coletivo no Rio
  • Temer admite onda de violência contra mulher e anuncia núcleo de proteção
  • Em conversa, delegado diz ter “fortes indícios” de que não houve estupro
  • Rede de assistência às vítimas de estupro enfrenta sobrecarga e estrutura insuficiente
  • Vítima de estupro coletivo entrará em programa federal de proteção à testemunha