• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O inverno chegou mostrando a que veio em Curitiba: na terça-feira (21), primeira tarde após o início oficial da estação (mais precisamente às 19h34 de segunda-feira, quando ocorreu o solstício de inverno e a noite mais longa do ano), os termômetros da capital bateram novo recorde e marcaram a tarde mais fria de 2016 até agora, com 10° C e sensação térmica de 6,6° C, conforme medição do Simepar.

O Climatempo também destacou o recorde, segundo o site foi a tarde mais fria em Curitiba desde o dia 25 de julho de 2013, quando a temperatura máxima foi de apenas 9,1°C.

Para essa quarta-feira (22) – friorentos, encasacai-vos! –, o clima não muda muito: a presença de ar polar e o predomínio de céu nublado e ventos moderados não vão permitir que os termômetros ultrapassem os 12°C durante o dia em Curitiba. A chuvinha fina e constante também persiste.

De acordo com o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, o combo frio e chuva ocorre por causa da presença de uma frente fria que projetou o ar frio por camadas mais próximas da superfície, causando resfriamento rápido e chuvas abruptas. A frente fria é a “borda dianteira” de uma massa de ar fria, ou seja, depois dessa zona de transição chuvosa, a tendência é esfriar.

“Nós tivemos a entrada dessa frente fria pelo Leste e um fluxo de umidade vindo do Norte. Como consequência, temos céu encoberto e ar frio. Normalmente, uma coisa vem na sequência da outra, o ar frio chega depois do deslocamento da frente”, explicou.

No termômetro

Nessa quarta-feira (22) as temperaturas da capital oscilam entre 8° C e 12° C, com céu nublado e chuvisco ao longo de todo o dia. A mínima prevista para o Paraná fica com União da Vitória, onde pode fazer até 6° C; já a máxima fica com Foz do Iguaçu, onde os termômetros marcam 20° C durante a tarde.

Na quinta-feira (23), a chuvinha deve dar uma trégua. Com menos nebulosidade e a presença de um solzinho discreto, os termômetros já sobem: previsão para Curitiba é de máxima de 17° C; no Norte, Paranavaí marca 25° C e até mais ao Sul as temperaturas ficam mais agradáveis, com 19° C em Pato Branco e Francisco Beltrão.

Junho mais frio

Junho de 2016 ainda não acabou, mas concorre fortemente ao posto de “mês mais frio dos últimos 18 anos” – pelo menos em Curitiba e Região Metropolitana.

O Simepar comparou as médias mínimas registradas em 2015, nos últimos cinco anos, em 1998 (o ano mais frio desde que as estações meteorológicas foram inauguradas) e nesse ano. Conclusão: dentre todas as curvas analisadas, a temperatura mínima média desse friorento junho ficou bem abaixo das registradas até então.

O gráfico do Simepar mostra que em 2015 as médias mínimas registradas em junho e julho se mantiveram na casa dos 15° C. Desde que o instituto instalou a primeira estação meteorológica, em 1997, a temperatura mínima média mais baixa foi registrada no mês de maio de 1998, 11,6° C. Nesse ano, a temperatura mínima média foi de 11,4° C, em junho.

Porém, o Simepar destacou que esse “recorde” pode ser posto à prova porque o mês ainda não terminou. Ou seja, a média mínima ainda pode subir um pouquinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]