• Carregando...
Uso do “volume morto” aumentou o nível do sistema Cantareira, mas medida pode ser suspensa se a falta de chuva persistir | Alex Falcão/ Folhapress
Uso do “volume morto” aumentou o nível do sistema Cantareira, mas medida pode ser suspensa se a falta de chuva persistir| Foto: Alex Falcão/ Folhapress

Se a estiagem for severa nos meses de inverno, o uso do "volume morto", a reserva para situações emergenciais do sistema Cantareira, poderá ser limitado pelos órgãos responsáveis por sua administração. Com o uso dessa reserva, retirada por bombas que ficam abaixo do ponto de captação das represas, o nível do sistema disparou de 8,2% para 26,7%. É a primeira vez que esse recurso foi usado para evitar um colapso no abastecimento.

Na prática, se a administração do sistema decidir pela redução da vazão de retirada da água para o abastecimento público pode faltar água na Grande São Paulo, mesmo com o uso do volume morto. A decisão sobre quanto a Sabesp pode retirar das seis represas do Cantareira está sendo revisada semanalmente.

Desde que a crise começou, a vazão teve que ser reduzida por duas vezes. A medida leva em consideração tanto os dados históricos de chuva e de consumo, quanto cenários para os próximos meses. Apesar do resultado positivo obtido pela obra emergencial de uso do volume morto, que consumiu R$ 80 milhões, vários grupos discordam do discurso otimista do governo estadual.

Segundo Patrick Thadeu Thomas, superintendente adjunto da Agência Nacional de Águas (ANA), uma das administradoras do sistema, pode ser que o volume morto não dure até novembro. "Se o cenário atual continuar, será necessário reduzir as vazões tanto para a bacia das regiões de Campinas e de Piracicaba, quanto para a região metropolitana de São Paulo, para que o volume morto dure até novembro", disse.

Para os técnicos da ANA, não existe outra palavra para definir a situação que não seja "gravíssima". Para os especialistas, mesmo que o volume morto dure até março, o risco passa a ser o inverno de 2015, caso o próximo verão não tenha chuvas acima da média.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]