• Carregando...

Após uma semana cheia de problemas por conta da queda do sistema responsável pela emissão de passaportes em todo o Brasil, a Polícia Federal não registrou novas panes nesta sexta-feira (1) e o serviço retomou o ritmo normal em Curitiba. A superintendência da Polícia Federal do município informou que foram realizados 254 atendimentos e 230 entregas de passaporte, além da solicitação de sete passaportes de emergência, nesta sexta.

Se o sistema não apresentar novas falhas, a expectativa é que todos os atendimentos prejudicados sejam realizados até o fim da próxima semana, segundo o chefe do setor de passaporte da PF em Curitiba, Edson Carlos da Silva. "Acredito que teremos uma semana apertada, mas vamos realizar todos os esforços para normalizar a situação até a próxima semana", diz.

Silva descartou, para este fim de semana, a possibilidade do trabalho de emissão de passaportes ser realizada no sábado. "Para amanhã (sábado) infelizmente é inviável porque os funcionários estarão envolvidos na cobertura das eleições, mas para o próximo fim de semana, dependendo da demanda, vamos analisar a necessidade", explica.

Nesta sexta-feira, os sete equipamentos de Curitiba operaram normalmente. Para tentar impedir novas falhas, técnicos irão trabalhar, em Brasília, no fim de semana para descobrir possíveis problemas técnicos e monitorar o sistema.

Um dos sete equipamentos foi disponibilizado para as pessoas que precisam fazer o passaporte de urgência. Esse documento tem validade de um ano e fica pronto em 24 horas. É preciso levar um documento, como a passagem marcada, para comprovar a urgência. O custo do passaporte de urgência é de R$ 202,87. Já o passaporte normal tem a validade de cinco anos, custa R$ 156,07 e o prazo para ficar pronto é de seis dias úteis.

Falhas

Após três dias fora do ar, o sistema tinha voltado a operar na manhã de quinta-feira (30), às 9 horas. Durante a manhã e parte da tarde a população foi atendida normalmente. Silva disse que aproximadamente 190 documentos foram expedidos e 150 foram entregues na quinta-feira (30).

A superintendência da PF no Paraná afirmou que uma nova queda do sistema ocorreu por volta das 16 horas da quinta-feira. A PF de Brasília não informou qual foi o motivo da falha técnica da quinta-feira, segundo Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]