• Carregando...

O único tomógrafo do Hospital Universitário Cajuru (HUC)– uma das três instituições de Curitiba que recebem casos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – será substituído. A confirmação, feita pelas secretarias municipal e estadual da Saúde, veio em resposta ao alerta feito na terça-feira (26) pelo próprio hospital, que advertiu para a possibilidade de restringir atendimentos por causa precariedade do aparelho usado atualmente.

Segundo o Cajuru, o tomógrafo da instituição está com a vida útil ultrapassada, e o fabricante não disponibiliza mais peças para reposição. O pedido para a aquisição de um novo aparelho foi feito aos governos do estado e do município no ano passado, mas, até então, não havia um retorno sobre o assunto. O aparelho é utilizado no diagnóstico de diferentes doenças, avaliação da gravidade e auxilio no tratamento de pacientes.

O diretor da área de saúde do grupo Marista, Álvaro Quintas, disse que o principal temor da instituição é de uma possível limitação nos atendimentos por causa de problemas que o aparelho possa apresentar. Segundo ele, falhas nos atendimentos em outros prontos-socorros da capital, como a que aconteceu nesta terça no Hospital Evangélico, deixam a situação mais delicada e podem afetar ainda mais o sistema de saúde público do município.

"Não tem como atender um politraumatizado sem esse tomógrafo. E se acontecer situações como esta, de um pronto-socorro fechar [em alusão ao fechamento do Hospital Evangélico] pode sobrecarregar o atendimento aqui. Então vem nossa preocupação, de que o nosso aparelho venha a parar também", declarou.

O Hospital Cajuru informou ainda que, há duas semanas, enviou um ofício para a Prefeitura de Curitiba para alertá-la quanto aos riscos de continuar com o velho tomógrafo.

Governo garante dois tomógrafos ao Cajuru

Procurada, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantiu que já iniciou a elaboração do edital para licitação de um tomógrafo computadorizado no HUC. Conforme o órgão, a medida atenderá à solicitação feita no último dia 15 de maio. A previsão é de que a licitação ocorra em 30 dias, mas a possibilidade de recursos que solicitem a impugnação do processo e o prazo de entrega solicitado pelas empresas fornecedoras podem adiar a entrega do equipamento.

Em dezembro do ano passado, os vereadores de Curitiba assinaram duas emendas para a Lei Orçamentária Anual do município para a compra de um tomógrafo computadorizado de 16 canais para o Hospital Cajuru. Juntas, as duas emendas somam R$ 1,08 milhões.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) também confirmou a aquisição de um tomógrafo para o Cajuru. De acordo com a pasta, já foi autorizado um convênio com a Associação Paranaense de Cultura (APC), responsável pela administração do Hospital Cajuru, para aquisição de um novo aparelho, que custará R$ 1,2 milhão.

Segundo a SMS, os dois tomógrafos que serão adquiridos serão usados para atendimentos diferentes. Um deles será exclusivo para casos eletivos, e o outro para situações de urgência e emergência.

Problemas no atendimento em Curitiba

Os setores de emergência em Curitiba não passam por um bom momento. Nesta terça-feira, no mesmo dia em que o pronto socorro do Hospital Evangélico teve que interromper temporariamente os atendimentos, o tomógrafo do Hospital do Trabalhador foi desativado para manutenção. O equipamento deverá voltar a ser usado na tarde desta quarta-feira (27).

Até a normalização dos serviços, a Sesa disse que pacientes que chegam em estado grave e precisam do exame são estabilizados e encaminhados para o Hospital do Idoso Zilda Arns, onde o aparelho funciona normalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]