• Carregando...
Erva-de-passarinho se instala nas árvores e suga a seiva | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Erva-de-passarinho se instala nas árvores e suga a seiva| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

As epífitas – plantas que usam as árvores como suporte e indicam a qualidade do ambiente – não devem ser confundidas com parasitas, como a erva-de-passarinho. O alerta é do diretor do Departamento de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, Edélcio Marques dos Reis. Segundo ele, a erva-de-passarinho suga a seiva e precisa ser removida. Já as epífitas são benéficas. Liquens, musgos, orquídeas, bromélias e samambaias protegem a casca da árvore e contribuem para a retenção de umidade.

Com a proximidade do inverno e a queda das folhas das árvores, os parasitas vegetais ficam mais evidentes. Por isso, a partir de meados deste mês a prefeitura de Curitiba vai fazer podas de manutenção, a única forma de controle conhecida atualmente. Quando se instala na árvore, a erva-de-passarinho retira a seiva bruta e prejudica a planta, segundo Reis.

Um diagnóstico feito pela prefeitura, que avaliou cada uma das 98.625 árvores de 23 bairros da cidade, mostrou que 7,57% dessas árvores estavam atingidas pelo parasita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]