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Fiscal verifica em um tablet o cadastro que o motorista fez por SMS ou ligação | Everson Bressan/SMCS
Fiscal verifica em um tablet o cadastro que o motorista fez por SMS ou ligação| Foto: Everson Bressan/SMCS

Localização

Ruas do Centro Cívico foram as escolhidas

O aplicativo da Pango Mobile será testado por um período de 90 dias, em 288 vagas de EstaR, espalhadas por sete trechos de ruas do Centro Cívico. Os dispositivos por meio dos quais os agentes de trânsito fiscalizarão os estacionamento foram entregues simbolicamente ontem, na prefeitura.

Para fazer uso do dispositivo, o usuário deve baixá-lo por meio do site www.mypango.com.br e, em seguida, se cadastrar no sistema. Os créditos podem ser comprados antecipadamente ou o usuário pode pagar o estacionamento pelo cartão de crédito. O custo da hora continua R$ 1,50. Quando o período estiver prestes a vencer, a pessoa receberá um aviso e poderá renovar o uso da vaga por mais uma hora.

Os agentes de trânsito fiscalizarão as vagas por meio de tablets. Eles digitarão a placa dos carros estacionados e receberão no aparelho, em tempo real, informações sobre o veículo e se o uso da vaga foi pago regularmente. Caso contrário, os fiscais podem imprimir na hora um auto de infração.

A eventual adoção oficial de um aplicativo para compra de créditos de EstaR não vai excluir os tradicionais talões. A ideia da Setran é que o sistema virtual seja uma opção ao usuário. Os cartões de papel serão vendidos normalmente nas casas lotéricas. "A única diferença é que os agentes de trânsito deixam de vender os talões e passam a se dedicar exclusivamente à fiscalização", diz a secretária Luiza Simonelli.

Vias

Conheça os trechos em que o sistema é testado

• Marginais da Avenida Cândido Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysímaco Ferreira das Costas (nos dois lados da via);

• Rua Senador Xavier, entre a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Mateus Leme (nos dois lados da via);

• Rua João XXIII, do início da Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da via);

• Rua Dr. Roberto Barrozo, entre Euclides Bandeira e Avenida Cândido de Abreu (nos dois lados da via);

• Rua Comendador Fontana, entre Avenida Cândido de Abreu e Rua Marechal Hermes (lado esquerdo da rua);

• Rua da Glória, entre Rua Acyr Camargo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito);

• Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua).

Curitiba começou, ontem, a testar um projeto piloto de pagamento virtual do estacionamento rotativo (EstaR). O aplicativo permite que o usuário compre créditos de estacionamento por meio de celulares ou tablets e que a fiscalização também seja feita a partir de dispositivos móveis. A adoção das tecnologias pode ser o primeiro passo para que a capital implante a cobrança fracionada do EstaR, em que o usuário só pagaria pelo tempo exato que utilizar a vaga. Hoje, a cobrança é feita pela hora cheia.

Assim que estacionar em uma vaga de EstaR, o motorista previamente cadastrado vai informar (pelo aplicativo, SMS ou ligação) a placa do veículo, a localização e a hora. Com o controle virtual, o aplicativo apontará o perío-do exato que ocupou a vaga. Ou seja, a tecnologia cria possibilidades para que o usuário pague um valor correspondente ao tempo em que seu veículo ficou no EstaR.

O dispositivo testado – desenvolvido pela empresa israelense Pango Mobile Parking – já é usado em mais de 50 cidades, de cinco países. Em todas elas, a cobrança do estacionamento rotativo é feita de forma fracionada. "Se a pessoa usar a vaga por 15 minutos, paga os 15 minutos", diz o diretor da Pango no Brasil, Daniel Cândido.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) adiantou que a implantação da cobrança fracionada do EstaR está nos planos da pasta, mas isso deve ocorrer somente a longo prazo. Para que a ideia saia do papel será preciso alterar o decreto que regulamenta o Estar, que fixa a cobrança pela hora cheia.

"Nós dependíamos de tecnologias para isso [a cobrança fracionada]. Mas temos interesse em fazer, porque isso otimizaria as vagas e os recursos do cidadão", diz a secretária Luiza Simonelli.

Prazo

O teste das tecnologias não deve ser concluído antes do ano que vem. Após a avaliação do dispositivo da Pango – que deve se estender pelos próximos 90 dias –, a Setran começará a analisar um aplicativo semelhante, desenvolvido por alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os testes ajudarão a definir o modelo ideal para Curitiba e a elaborar a licitação para contratar a empresa que vai operar o sistema, o que deve ocorrer em 2015.

Há dois anos e meio, Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, já tem estacionamento rotativo operacionalizado por aplicativos eletrônicos. Desde que o sistema foi implantado, a cobrança vem sendo feita fracionadamente. "O período médio de permanência em uma vaga é de 40 minutos. Então, é uma forma de utilizar o estacionamento rotativo de forma inteligente", diz o engenheiro de trânsito da prefeitura de Araucária, Luiz Antônio Gouveia.

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