i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curitiba

Comemoração do Dia da Mulher é antecipada

  • PorPaola Carriel
  • 03/03/2009 21:07
Balão da cegonha foi atração na abertura da Semana da Mulher em Curitiba | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Balão da cegonha foi atração na abertura da Semana da Mulher em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Programação

Confira a programação do Dia Internacional da Mulher:

6 de março, 10h: inauguração do Jardinete La Aun Engel. Rua Padre Agostinho, esquina com a Av. Manoel Ribas.

7 de março, 9h: Caminhada dos Movimentos de Mulheres. Praça Santos Andrade (concentração).

9 de março, 08h30: palestras "Feminilidade – A Mulher Feminina", com a psicóloga Emilisa Curi de Macedo e ‘"Mulheres X Desafios: Pobreza, Violência e Trabalho" com Sônia Maria Coelho Gomes Orellana, integrante da Marcha Mundial de Mulheres. Auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba.

9 de março, 20h: sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Palácio do Rio Branco da Câmara Municipal de Curitiba

10 a 12 de março, 8h30 às 20h30: Especial Saúde da Mulher. Expo Unimed Curitiba, Universidade Positivo: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300.

O vôo de um balão de cegonha abriu a semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher em Curitiba. A cegonha é símbolo da campanha Maternidade e Paternidade Responsável, que tem como objetivo conscientizar homens e mulheres sobre a importância do planejamento familiar. A apresentação ocorreu no Parque Barigui. Em seguida, 450 adolescentes da rede municipal de ensino assistiram a uma palestra sobre sexualidade. A Câmara Municipal de Curitiba e a prefeitura vão promover uma série de eventos até o dia 9 de março para celebrar a data (veja programação).

O idealizador da campanha é o médico Karam Abou Saab. O balão em formato de cegonha tem 55 metros e é o maior do mundo neste formato. O médico atua em duas frentes. A primeira é o trabalho com a prevenção da gravidez na adolescência. A segunda busca conscientizar mulheres em idade fértil. Para Saab, a saúde ainda é uma grande questão a ser resolvida para as brasileiras. Na palestra, os jovens puderam se informar sobre formas de exercer a sexualidade de uma maneira saudável e métodos contraceptivos. A psicóloga Emilisa Curi de Macedo também conversou com os adolescentes. "A principal dificuldade da mulher é se posicionar nos vários papéis que ela tem de exercer. Este também será o tema da minha palestra na segunda-feira (dia 9) na Câmara", diz a psicóloga.

A bancada feminina da Câmara foi a responsável por organizar a semana de comemorações, que inclui palestras, caminhada do Movimento de Mulheres e uma sessão solene. "Nossa ideia é trazer informações em relação às mulheres e incentivá-las a refletir sobre esta data. Na sessão solene, cada vereadora vai homenagear cinco mulheres curitibanas que têm trabalhos relevantes", diz a vereadora Noêmia Rocha.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.