• Carregando...

Brasília – O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), divulgou ontem o nome dos novos 27 parlamentares (veja quadro) que serão investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na máfia dos sanguessugas.

A lista dos 27 novos inquéritos de parlamentares suspeitos de participação na máfia dos sanguessugas, pedidos pela Procuradoria-Geral da República e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, traz três deputados que a CPI dos Sanguessugas poupou no relatório que pediu abertura de processo contra 72 congressistas.

Feu Rosa (PP-ES), Gilberto Nascimento (PMDB-SP) e Helenildo Ribeiro (PSDB-AL) estavam entre os 18 deputados em relação a quem a CPI sugeriu o arquivamento, por falta de provas, das investigações.

A situação dos três pode mudar devido à sua inclusão na lista de 27 novos parlamentares investigados pela Procuradoria-Geral. "Eles poderão ser reinseridos no relatório se as provas forem suficientes", disse o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI.

Outra divergência se dá em relação à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A CPI pediu a cassação de seu mandato. Já a Procuradoria não abriu inquérito contra ela. Biscaia disse que a Procuradoria continua analisando casos e pode aumentar a lista.

Antes, a Procuradoria já realizava investigações contra 57 congressistas por suspeita de participação na fraude. Nesses primeiros, há 11 casos em que a CPI também pediu o arquivamento em seu relatório parcial. A reavaliação desses nomes é mais difícil, já que a comissão os inocentou sabendo da investigação em curso. Biscaia disse, entretanto, que pode reexaminar outros casos dependendo do que surgir de novidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]