• Carregando...

Curitiba – O Paraná está entre os estados com o menor índice de funcionários públicos que ocupam cargos comissionados em relação ao número de servidores concursados. O levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo indica que dos 146.300 funcionários públicos do governo paranaense, 3.600 possuem esse tipo de colocação.

Eles representam 2,46% do funcionalismo público do estado. Essa parcela do serviço público estadual consome R$ 7,7 milhões da folha de pagamento do governo. O valor corresponde a 2,4% dos R$ 318,3 milhões mensais que o estado destina aos salários dos funcionários na ativa.

A pesquisa coloca o Paraná em quarto lugar no ranking das unidades da federação que têm, proporcionalmente, menos funcionários com cargos em comissão. São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocupam a primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. Os estados de Tocantins e Amapá estão na outra ponta da lista. "No poder público, mais especificamente no Executivo do Paraná, os cargos em comissão são para funções de chefia, gerência, diretoria e assessoria. Essas funções estão em diversos órgãos da administração pública, desde secretarias e seus departamentos, até fundações e autarquias vinculadas", explica a secretária de Administração e da Previdência do estado, Maria Marta Lunardon.

Segundo informações da assessoria de imprensa do governo do Paraná, cerca de 60% dos cargos em comissão pertencem a pessoas que não serviam ao estado anteriormente. Os outros 40% dos comissionados – aproximadamente 1, 4 mil – são funcionários de carreira que hoje estão em cargos de chefia ou assessoria. "Nas áreas em que as exigências técnicas são muito mais acentuadas, de um elevado grau técnico, cada vez mais os cargos em comissão são ocupados por pessoal de carreira", informa Maria Marta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]