i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Normalização da pedofilia

Como parte da “agenda progressista” leva à aceitação da pedofilia

  • PorGabriel de Arruda Castro, especial para a Gazeta do Povo
  • 13/09/2020 21:09
Aceitação da pedofilia
| Foto: Bigstock

A Assembleia Estadual da Califórnia aprovou em 31 de agosto uma regra que, na prática, ameniza a punição para abusadores sexuais de menores de idade quando o autor é homossexual. A justificativa foi colocar os gays em situação de igualdade com os heterossexuais, já que as regras para homens que abusam de garotas eram diferentes. Mas a reação foi intensa. Mesmo alguns parlamentares democratas (do mesmo partido do autor da proposta) criticaram o texto.

A deputada democrata Lorena Gonzalez afirmou: “Eu não posso, em plena consciência, como mãe, compreender como sexo entre uma pessoa de 24 anos e uma de 14 poderia ser consensual. Como isso poderia não ser uma ofensa registrável?”, indagou a parlamentar.

O caso trouxe à tona o debate sobre a normalização da pedofilia. Em um campo nebuloso, fértil para o surgimento de teorias conspiratórias, é preciso navegar com cautela. Mas é fato que existem dois movimentos claramente delineados e que, intencionalmente ou não, podem resultar na exposição de crianças e adolescentes a predadores sexuais. Um é o que pretende modificar a linguagem para enfatizar que os pedófilos não são abusadores, mas apenas pessoas com um tipo de inclinação irreversível – que pode ser vista como doença. O segundo é o dos movimentos que pedem abertamente a legalização da relação sexual com crianças ou adolescentes.

Hoje, a pedofilia consta na CID-10, a classificação de referência da Organização Mundial de Saúde. A definição do termo é esta: “Preferência sexual por crianças, garotos ou garotas ou ambos, normalmente de idade pré-púbere ou no início da puberdade”. Apesar de falar em crimes como estupro de vulnerável e a divulgação de imagens de crianças com teor sexual, o Código Penal do Brasil não usa a palavra “pedofilia”. Juntando um fato com o outro, alguns militantes progressistas afirmam que “pedofilia não é crime”. Mas isso não é verdade.

Nem a Medicina nem o Direito detêm o monopólio da linguagem. A palavra “psicopata”, por exemplo, possui um sentido específico na Psiquiatria, e nem mesmo aparece no Código Penal. Mas, na linguagem comum, o termo “psicopata” é claramente atribuído a assassinos que não demonstram qualquer remorso e, se não forem contidos, cometem crimes em série. Da mesma forma, o termo “pedófilo” tem, para o público, uma conotação que pode divergir daquela atribuída pela Medicina: a da pessoa que abusa ou pretende abusar de menores de idade. De fato, o dicionário Michaelis inclui “ato sexual de adulto com crianças” como um dos significados de pedofilia. Por isso, muitos veem na tentativa de modificar a linguagem um esforço para normalizar a prática. Amenizar a carga negativa do termo “pedófilo” ajudaria, então, a legitimar o próprio abuso sexual de crianças.

Em outros países, diferentes iniciativas têm ido na mesma direção. Em inglês, tem ganhado força o termo “Minor-Attracted Persons” (“Pessoas Atraídas por Menores”), sintetizado na sigla MAP. Algumas entidades já usam o termo. Uma delas é a “The Global Prevention Project”, que afirma, em sua página na internet, ser “uma rede de apoio privada e confidencial para MAPs”. O grupo oferece um fórum cujo objetivo é “reduzir o estigma atrelado à pedofilia ao fazer as pessoas saberem que um número substancial de pedófilos NÃO molesta crianças”.

A justificativa utilizada por esses grupos é a de que, agindo assim, será possível reduzir o número de criminosos que cometem abuso sexual contra crianças. Ou seja: para proteger as crianças da pedofilia, eles argumentam que é preciso reduzir o estigma contra os pedófilos. O raciocínio falha ao ignorar o papel que esse estigma, atrelado ao medo da lei, exerce sobre potenciais estupradores.

Mas o debate semântico não seria tão importante se não fosse acompanhado de outros sinais preocupantes que apontam para uma flexibilização da censura legal e moral às relações sexuais envolvendo crianças ou jovens no início da adolescência.

Lobby pró-pedofilia

Ainda mais grave do que a tentativa de sequestrar o significado da palavra “pedofilia” é o esforço para modificar a legislação, para que a prática deixe de ser crime. E, embora numericamente reduzida, essa corrente existe há décadas. Nos anos 1970 e 1980, o lobby oficial era mais visível. Em 1972, a convenção da Coalizão Nacional de Organizações Gays dos Estados Unidos aprovou uma plataforma que incluía, entre outros itens, a “revogação de todas as leis regulando a idade de consentimento sexual”.

Até 1994, a NAMBLA, uma organização abertamente favorável à pedofilia, fazia parte da ILGA, uma associação internacional criada para representar gays, lésbicas, transexuais e intersexuais – o grupo é tão importante que hoje integra o Conselho Econômico e Nacional das Nações Unidas.

Uma consequência da revolução sexual dos anos 1960 foi a ideia de que as preferências sexuais, por mais excêntricas que sejam, são inatas, não podem ser modificadas e devem ser abraçadas. Era apenas uma questão de tempo até que os pedófilos passassem a reivindicar o status de orientação sexual. Hoje, a tese encontra eco na academia. Em 2010, por exemplo, um estudo da Universidade de Harvard concluiu que “a pedofilia é uma orientação sexual e é improvável que ela seja modificada”. O raciocínio se baseia em uma espécie de determinismo, segundo o qual os pedófilos não têm responsabilidade por serem pedófilos. Essa posição tem consequências graves. Um exemplo: em muitos países, a “orientação sexual” é protegida por leis “antidiscriminação”. Se a pedofilia for considerada uma orientação sexual, portanto, terá a mesma proteção legal de lésbicas e gays.

“Dada a compreensão questionável de que [a pedofilia] é uma orientação [sexual], especialmente em homens, passa a ser entendida como imutável e, portanto, como não merecedora de tratamento. E, para isso, são utilizados os mesmos argumentos aplicados aos homossexuais”, escreveu J. Paul Fedoroff, professor da Universidade de Ottawa, em um artigo publicado em junho deste ano pelo Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law.

Até 2003, havia leis nos Estados Unidos proibindo a sodomia. Essas regras há muito não eram aplicadas, mas simbolizavam uma certa censura moral e o reconhecimento de que a relação heterossexual, por ser a mais adequada aos propósitos da natureza e a única com potencial de gerar filhos, merece um reconhecimento especial do Estado. Mesmo na Grécia, onde a homossexualidade era de alguma forma tolerada, jamais houve algo como o casamento gay. Platão, por exemplo, afirma em seu livro “As Leis” que a relação homossexual deve ser coibida porque não está “de acordo com a natureza”.

Mas este paradigma mudou radicalmente. Na academia, a tese predominante é a de que não existe qualquer diferença essencial entre heterossexuais e homossexuais, transgêneros e “cisgêneros”, monogâmicos e poligâmicos. Tudo é válido, desde que seja consentido. Como consequência lógica, o consentimento é a única barreira contra a legitimação da pedofilia: de forma geral, pressupõe-se que a criança não tem condições de dar um consentimento verdadeiro a um ato sexual.

Mas também essa barreira vem sendo destruída rapidamente. O fenômeno das crianças e adolescentes “transgênero” são o exemplo mais significativo disso. Garotos e garotas ainda na infância estão sendo submetidos a terapias irreversíveis simplesmente porque acreditam pertencer ao sexo oposto. Entidades médicas e autoridades públicas em muitos países não só toleram esse procedimento como o incentivam.

Em muitos casos, as mudanças são ainda mais profundas. A Bélgica permite, desde 2014, a eutanásia infantil. A premissa é a de que a criança tem, sim, a capacidade de fazer escolhas dessa importância por si própria. É pertinente lembrar que um princípio universal do Direito (e da própria lógica argumentativa) é o “a maiori, ad minus” – geralmente citado no português como “quem pode o mais, pode o menos”. Por que uma criança que pode mudar de sexo e até decidir sobre o fim da própria vida não poderia dar seu consentimento a uma relação sexual?

As duas premissas, portanto, estão dadas. A primeira: qualquer relação sexual consentida é tão legítima quanto as outras. A segunda: a criança tem condições de tomar decisões sobre a própria sexualidade. Uma vez que se aceitam as premissas, a aceitação da pedofilia se torna uma conclusão inevitável.

Embora pareçam novas, portanto, essas ideias são fruto de sementes plantadas há quatro ou cinco décadas. Uma das expoentes do movimento feminista radical, a pioneira feminista Shulamith Firestone lançou em 1971 o livro “A Dialética do Sexo”, no qual ela utiliza o marxismo para pregar uma espécie de revolução sexual que incluiria a liberação absoluta do incesto e da pedofilia: “Sem o tabu do incesto, adultos podem retornar dentro de algumas gerações a uma sexualidade polimórfica mais natural (...). Relações com crianças incluiriam tanto sexo genital quanto a criança fosse capaz – provavelmente, bem mais do que nós cremos agora", ela propõe, em suas conclusões. Esse livro é hoje definido pela Oxford Review, da Universidade de Oxford, como uma obra que “permanece um marco crucial no campo dos estudos de gênero”.

É necessário enfatizar que apenas uma minoria das feministas e militantes de esquerda defende, explicitamente ou conscientemente, a pedofilia. Mas uma parte considerável deles defende as premissas que, se aplicadas completamente, abririam espaço para a redução da proteção legal a crianças e adolescentes. Além disso, ao elevarem figuras como Shulamith Firestone ou Simone de Beauvoir (que assinou manifestos públicos contra regras impedindo o sexo entre adolescentes e adultos na França), eles acabam legitimando essas mesmas vozes que argumentam em favor da legalização da pedofilia.

Jean-Marie Lambert, professor aposentado da PUC de Goiás e especialista no assunto, afirma que o avanço da agenda pró-pedofilia é planejado. “Uma decisão judicial ou do Legislativo que legaliza um determinado comportamento se torna um trampolim para buscar um passo a mais. O que está em jogo aqui é o desmonte da família via o desmonte do pátrio poder”, explica. O professor coleciona citações de feministas radicais e ideólogos de esquerda que defendiam o fim das restrições de idade para relações sexuais “consentidas”.

A aprovação da Lei na Califórnia, portanto, está longe de ser um episódio isolado. E há poucos indícios de que será a última vez que o assunto virá à tona.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • W

    Wander

    ± 12 dias

    Assim começam as mudanças, um dia feministas lutaram ferrenhamente pra que mulheres trans, tivessem seus direitos reconhecidos. Na atualidade estas "mulheres" estão ingressando nos esportes de alto rendimento como vôlei e atletismo, causando injustiças nunca antes imaginadas... para atletas mulheres. Se temos hoje defensores da pedofilia, sob argumento que seria uma das tantas vertentes do desejo sexual humano, amanhã poderemos ter defensores dos estupradores. Afinal não seriam estes só mais componentes de mais uma das tantas vertentes de "desejos sexuais humanos"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 13 dias

    Parece que a GAZETA DO POVO tem um editor progressista. Porque este excelente artigo, sobre um tema importantíssimo, gravíssimo, ficou por pouquíssimo tempo na primeira página da GP, e logo sumiram com ele. Tive dificuldade para encontrá-lo - e fazer este comentário. Enquanto assuntos muito menos relevantes e tratados por seus autores com a atenção (pouca) que merecem continuam expostos na primeira página.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 13 dias

    Progressistas são os novos comunistas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 13 dias

    Olavo de Carvalho escreve sobre uma passagem de Victor Hugo (socialista) que "recebeu" um espírito que dizia:" A verdadeira religião proclama uma imensa ternura pelos ferozes, pelos infames e pelos bandidos. No que depender da esquerda. está se cumprindo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 13 dias

    Que HIPOCRISIA a militância esquerdista vir aqui defender sua turma, como se não defendessem, há anos, a banalização da pedofilia, e como se não defendessem HÁ DÉCADAS, ABERTA E CLARAMENTE, que não aceitam opinião contrária, que oponente bom é oponente morto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 13 dias

    Há uns 10 anos mais ou menos, um blogueiro importante disse que a inteligentsia brasileira não cria nada, só reproduz pautas vindas prontas da Europa e dos EUA. Ou seja, os pensadores esquerdistas NÃO PENSAM!!! Mas como fingem bem, kkk. Naquela época, a questão incipiente era a identitária, que veio a se tornar majoritária, e hoje os vermelhinhos só falam disso. O blogueiro alertou que a próxima moda, que já estaria sendo gestada na Europa e EUA no começo dos anos 2000, seria a BANALIZAÇÃO DA PEDOFILIA!!! BINGO!!! E não é que, o cara acertou? A vermelhada verde-amarela não cria, só copia, kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Agajan Der Bedrossian

    ± 13 dias

    Análise muito boa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 13 dias

    Progressistas esquerdopatas são uns câncer!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 13 dias

    ARTIGO MEMORÁVEL, GAZETA DO POVO! O problema é real, evidente e gravíssimo. Só não vê quem é obtuso ou cúmplice. Incrível (e trágico) como ainda existe quem ignore que a esquerda progressista mira a destruição da família, que tem nas agendas de gênero, abortista e pró-pedofilia suas principais armas para essa empreitada. Embora eu tenha escrito “agendas”, no plural, essas três agendas da esquerda progressista somam suas forças amiúde, atuando como uma só. O caso citado da Califórnia onde a agenda de gênero serviu de mote para alavancar a agenda pró-pedofilia é um exemplo disso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 13 dias

    Os únicos revoltados com a matéria são os suspeitos de sempre. E agora, querendo limpar a barra da esquerda, fingindo que a pedofilia não é uma de suas bandeiras. Já foi mais discreta, mas hoje em dia está escancarada. É só vermos quem está envolvido: João de Deus (guru de Ministros do STF, políticos e artistas nacionais e internacionais), Mariana Abramovic (idem), Tom Hanks (democrata, que acaba de apagar três anos de postagens do seu twitter, muitas com fotografias de luvas e sapatos infantis como a que ilustra esta matéria), Bill e Hillary Clinton, Barack e Michael Obama, todos frequentadores da ilha de Brian Epstein e envolvidos no Obama Gate.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio

    ± 13 dias

    No Brasil uma criança não pode ajudar os pais no trabalho, entretanto existem pessoas que querem permitir que as crianças sejam utilizadas para satisfazer as necessidades sexuais de adultos! Que tragédia humana!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio

    ± 13 dias

    Por 'isonomia', posso imaginar que é absolutamente natural minha propensão a capar malditos pedófilos e assemelhados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 13 dias

    O recente relato da ministra Damares Alves sobre o tema é de embrulhar o estômago. É difícil acreditar que existam pessoas que defendam essa aberração.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 13 dias

    Quando jovem eu tambèm acreditaria que seria apenas uma teoria conspiratoria, a associação da esquerda a essa aberração. Mas depois do que vi nas universidades públicas tudo é possivel.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    K.

    ± 13 dias

    Está explicado o problema de alguns padres - é orientação sexual, não muda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Oliveira

    ± 13 dias

    A Gazeta foi longe demais com isso e passou da linha do que é liberdade de expressão, associando um movimento ao crime de pedofilia. Vá falar de pedofilia na Opus Dei, no Arautos do Evangelho, na igreja evangélica! Covis da direita brasileira, de onde saem diariamente as notícias de abuso sexual de crianças, de assédio! PASSADORES DE PANO!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Oliveira

    ± 13 dias

    A Gazeta foi longe demais com isso e passou da linha do que é liberdade de expressão, associando um movimento ao crime de pedofilia. Vá falar de pedofilia na Opus Dei, no Arautos do Evangelho, na igreja evangélica! Covis da direita brasileira, de onde saem diariamente as notícias de abuso sexual de crianças, de assédio! PASSADORES DE PANO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • D

      Daniel M

      ± 13 dias

      Vcs não promovem, cometem mesmo, os maiores escândalos de pedofilia estão na igreja infelizmente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos Leite

      ± 13 dias

      Eu não disse que perdou nada. Eu disse que a filosofia cristã é pelo perdão, ou eu estou enganado? E desde quando ser pelo perdão é ser hipócrita?! Em Mateus 18: 21 - 22 Jesus disse perdoai 70 x 7. Nem acho que se tenha que perdoar pedófilo coisa nenhuma. Só não deturpe o que eu disse. Os progressistas promovem esse lixo, nós não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Daniel M

      ± 13 dias

      Eu sou cristão também, então se vc perdoa quem comete a pedofilia, vc também pode perdoar que promove. Difícil saber quem é mais hipocrita, a esquerda ou o cristianismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos Leite

      ± 13 dias

      Ser Cristão não é ser perfeito, pelo contrário, é ser essencialmente pecador, pelo reconhecimento da natureza humana e da alma. A diferença é que nós condenamos o pecado e perdoamos os pecadores. Mas nunca faremos promoção, defesa ou apologia à pedofilia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis Sebascon

    ± 13 dias

    Os progressistas são escória e vão destruir a esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    ± 13 dias

    É muito cinismo de progressistas e esquerdistas acolherem as lógicas de Foucault e Beauvoir parcial e pontualmente, conforme a conveniência momentânea. A utopia neo-esquerdista, por tudo que se lê de seus mentores intelectuais, é um cenário de promiscuidade irrestrita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina

    ± 13 dias

    Olho todo o cenário com um medo que, muitas vezes, paralisa. Socorro! Há alguns dias lia um artigo por aqui, acredito que seja da Cristina Graeml, sobre as 'razões' pelas quais os jovens não querem ter filhos. Tenho dois jovens adultos e um de seus argumentos para - casar sim, ter filhos não - é que o movimento incansável, vigoroso e constante para destruir famílias tende a ficar cada vez mais intenso e pode, a exemplo de alguns trechos da matéria, vir sobre nós como um tsunami... :(

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO DEL VALLE

    ± 13 dias

    Este é um artigo importante, que deve ser lido e compartilhado pelo maior número possível de pessoas. É preciso reduzir a calamidade produzida por M Foucault e seus asseclas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 13 dias

    Se bem entendi o artigo o autor propõem que pessoas de esquerda são pedófilas e defendem a pedofilia? É no mínimo rasteiro e pedestre pensar assim. E me surpreendo a GP permitir tal raciocínio em suas linhas. É forçar a capacidade de discernimento dos lúcidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marçal

      ± 13 dias

      A.C.T.: Lado errado? Qual o certo? Melhor, meu caro, é dizer “espero que Deus esteja do meu lado” do que afirmar que ele já esteja. Que sabe ele não esteja como você pensa. Pense nisto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      A.C.T.

      ± 13 dias

      Nem todos são, mas não desconfia que estais apoiando o lado "errado" quando muitos são desse nipe? Isso é só um exemplo das muitas ideias asquerosas dos"progressistas" .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mathias

    ± 13 dias

    Pedófilo bom, é pedófilo MORTO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 13 dias

    Não dá pra entender pq essa corja progressista dá tanta importância pra essas questões sexuais que são de foro íntimo, exceto nos casos em que envolvem crianças, porq aí são crimes, esse pessoal da esquerda não se satisfaz em só fracassar na economia e explodir os índices de violência???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      A.C.T.

      ± 13 dias

      Na verdade o que a gente entende é que a 1ª lei dos comunistas/socialista é "DESTRUIR A FAMÍLIA" , aí fica fácil de manipular as mentes já conturbadas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 13 dias

    cada dia pior essa gentalhadas são uma gente hipocretizadas, da pior laia. JAGUARAS

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 13 dias

    O progresso da imoralidade e degradação humana a passos acelerados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 13 dias

    Se progressistas comunistas são a favor, [e porque é aberração ou crime.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TITO LIVIO SOUSA DANTAS

    ± 13 dias

    Muito bom artigo. Abrindo os olhos para o que está acontecendo. Crianças são sagradas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Lúcia Maranhão Bezerra

    ± 13 dias

    Normalização da pedofilia e outras agressões à infância envolvendo a sexualidade estão em marcha sim. Grande preocupação para todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Leite

    ± 13 dias

    Gostaria de agradecer ao jornalista Gabriel de Arruda Castro pelo excelente e esclarecedor artigo, cujo tema merece ser mais explorado pela Gazeta. A defesa da pedofilia é o que existe de mais degradante no ser humano e, aparentemente, é chancelado por universidades como Harvard e Oxford. Vale lembrar que em 2018 um importante ciclo de palestras na Europa, chamado TED Talks, realizou uma palestra que defendia que os pedófilos deveriam ser acolhidos e compreendidos pelas famílias porque, segundo eles, pedofilia era apenas uma orientação sexual como outra qualquer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 13 dias

    Meu Deus GP! Que coisa horrenda ! Progressismo e Pedofilia? Serio mesmo? Isso esta de tao pessimo gosto, tao baixo como o artigo da Folha desejando a morte do PR. Esse site pelo jeito vai virar a pagina do Qnon aqui no BR, lamentavel!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Adriano

      ± 13 dias

      Leu o texto?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Avlis Sotnas

    ± 13 dias

    péssimo artigo. mistura frequências para tentar enganar incautos associando ideologia política a uma prática nefasta. faz uma lambança no meio do texto. crime é o q o código penal diz q é crime. simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 13 dias

      Não!!! NÃO É SIMPLES ASSIM!!! Explique melhor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Muro

      ± 13 dias

      Sua leitura é superficial

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 13 dias

    Péssimo título. A gazeta tenta induzir que só quem pensa de acordo com sua linha editorial está certo. A pedofilia é talvez o pior dos crimes que existem. Tentar comparar um ato criminoso destes a uma linha de pensamento político mostra a fraqueza intelectual de seus jornalistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 13 dias

      Tadinha da esquerdalha brasileira, né CSG? Venerar assassinos genocidas, pedófilos etc. é tão inocente! Por que denegrir esse povo que só quer ver morto quem pensa diferente?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Clayton

      ± 13 dias

      A argumentação é boa sim e o título está correto. É crime porque tem uma lei. Se derrubarem a lei, deixa de ser crime? Vide o aborto, também um dos piores crimes que existem, mas vem sendo normalizado pelos progressistas. É só começar a trocar as palavras, suavizar as expressões, como já estão fazendo... Legalizar o aborto vira direito de escolha, legalizar a pedofilia vira revogação da idade do consentimento. Já falar de abstinência sexual para os adolescentes é visto como absurdo, danoso, etc...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 13 dias

    Artigo com uso de boa retórica, mas péssima lógica. Convence aqueles que se sentem convencidos por palavras bem escritas, independente da argumentação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 13 dias

      André, eu me convenço com palavras bonitas, se forem boa argumentação, melhor ainda. Tente me convencer com palavras feias de que pedofilia é aceitável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]