• Carregando...

Acrescido de 47 emendas, o anteprojeto de lei da revisão do Plano Diretor de Curitiba foi entregue nesta terça-feira (24) ao prefeito Gustavo Fruet. Conduzido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o trabalho de revisão durou mais de um ano. O documento será encaminhado à Câmara Municipal até o dia 11 de março. Uma vez aprovada a lei, o plano ficará em vigência por 10 anos.

O texto propõe instrumentos e políticas voltados para a busca de uma cidade mais harmônica, compacta e qualificada, que exija menos deslocamentos dos cidadãos e ofereça novas alternativas de convívio urbano. O Plano revisado induz o crescimento da cidade pelo eixo Leste-Oeste e incentiva a ciclomobilidade e a integração entre os diversos tipos de transporte.

A proposta final é resultado de uma discussão com ampla participação popular. Foram 19 audiências públicas com 3.364 participantes; 63 reuniões e oficinas do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba); 12 oficinas e palestras com diversos segmentos da sociedade; e o III Seminário Curitiba do Amanhã, que teve 292 participantes. No total, 6.305 pessoas tiveram participação ativa e direta nas discussões, que resultaram na apresentação de 1.640 propostas para a revisão.

Já o Projeto Urbanista Mirim, desenvolvido em parceria entre o Ippuc e a Secretaria Municipal da Educação, resultou em 12.884 contribuições à visão de futuro da cidade. As opiniões, ideias e sugestões foram colhidas por meio de entrevistas realizadas por alunos das escolas públicas municipais com seus familiares, colegas e também com os servidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]